COLUNAS AQUAFLUX
As coisas estão no Mundo ...

"Hoje eu vim, minha nega

Sem saber nada da vida

Querendo aprender contigo a forma de se viver

As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender"

Prezados amigos do Aquaflux, a quadra acima é a última... de uma letra magnífica, que pertence a uma música magnífica, de um magnífico compositor, que mesmo sendo negro aos olhos de hoje, talvez fosse advertido por ter tido a autorizada ousadia de nomear esta poesia de COISAS DO MUNDO MINHA NEGA...

Bem o que nos interessa no momento é exatamente a derradeira linha... As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender, e o magnífico é a profundidade e a sabedoria da frase que é claro só poderia ter sido escrita por Paulinho da Viola... o mais doce, sereno e moreno compositor dos nossos dias...

Bem... vou ao foco... e tudo isto me veio a cabeça... no momento em que me deparei com um tópico aqui no Aquaflux que começa num dia de janeiro do corrente ano, se desenrola com o vigor dos pontos de vista dos participantes e termina no dia seguinte !... tal como os amores de Carnaval... intensos e passageiros.

Me deu ganas de participar... meter a minha colher... mas me contive e pensei... vamos aguardar os desdobramentos naturais..., não houve ! tudo se encerrou ali como numa Quarta-feira de Cinzas... realmente uma pena... e hoje confesso que me arrependi em não ter participado e provocado!

Passado todo esse tempo, onde somente um comentário curto mas interessante aparece envolvendo aquele tópico... eu gostaria de colocar agora uma ideia... distraído que estava nos "Lava-Jatos... Empreiteiras... e Financiamentos" nossos de cada dia...

Olhando pelo retrovisor da vida, "aos dias que vão distantes(1)" aceitei serenamente toda a sabedoria de Raul Seixas na sua inesquecível música "Metamorfose ambulante(2)", e não tenho feito outra coisa, ou seja, eu vi... copiei sem culpa ou medo, experimentei, pratiquei, conclui e aprendi e divulguei o que me foi possível naquele momento com as ferramentas que dispunha... Mais adiante num novo momento, mas agora com novas ferramentas... de novo, experimento, pratico, reviso, concluo e aprendo, aceito e finalmente mudo...para um novo aprendizado... e tem sido assim e não pode ser diferente, porque verdades absolutas seguramente não contribuem para a evolução humana.

"A verdade é uma terra sem caminho(2)" , e sendo assim, a possível verdade de hoje, será sempre mais um dos ingredientes ou atalhos de uma possível verdade do amanhã e de um novo tempo, que por sua vez... um dia... também se metamorfoseará...

Não sei por que? me ocorreu agora... "Um Cântico para Leibowitz(3)"

O que fazer então? "eis a questão"?... entendo que... colocar sempre as nossas experiências o nosso conhecimento e confrontá-los serenamente com a opinião dos nossos interlocutores que também possuem o seu próprio conhecimento... Isso deve ser permanente, contínuo, todos os dias de nossas vidas e não de forma fugaz como os "amores de Carnaval" .

Ao longo desse embate de ideias todos nós sairemos maiores e melhores... indefinidamente.

Perceberam agora... "As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender"

e para concluir e meditar...

"Eu prefiro ser

Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião

Formada sobre tudo"

Um grande abraço a essa grande e maravilhosa turma do Aquaflux... e em especial aos administradores que me permitem escrever esses pensamentos... ambulantes... !

Artur Taveira

Ref.:

(1) Por morrer uma Andorinha, Carlos do Carmo, cantor português

(2) A Verdade é uma terra sem caminho, Krisnamurti, educador indiano

(3) Um Cântico para Leibowitz, Walter Michael Miller Jr, escritor americano


Autor: Artur Taveira (17/10/2015)
Esta coluna foi lida 1109 vezes.
Gostou desta coluna e deseja publicar em seu website, blog ou outro meio de divulgação?
Entre em contato com nossa equipe e solicite uma autorização.

O aquarismo não é uma ciência exata, portanto estamos sempre abertos a comentários, adições e alterações, fique à vontade para nos ajudar a divulgar e ampliar o hobby.

Aquaflux Aquarismo e Aquapaisagismo © 2008 / 2015
Desenvolvido pela Adivision Websolutions
Aquariumrank.com - Ranking the Top Aquarium Sites on the Internet