FICHAS DE PEIXES MARINHOS
Acanthurus bahianus

Acanthurus

Acanthurus bahianus

Barbeiro, Sangrador.

Acanthuridae

Brasil (águas quentes).

Os acanthurus apresentam geralmente, corpo alto e afilado no sentido lateral com a região dorsal sempre convexa, ornamentada por longa barbatana; sua mais marcante peculiaridade é a presença de uma lâmina, afiada, posicionada em sentido oblíquo no pedúnculo caudal. Esta lâmina, com a qual o peixe se defende com rápidos golpes laterais, pode ferir seriamente seus agressores. Sempre, esta lâmina é de cor bem contrastante ou mais forte que a cor do peixe.
O Acanthurus é dotado de pequena boca terminal, com quase sempre a aparência de um bico.

Pardo uniforme, cauda violácea debruada de azul e estrias escuras longitudinais na nadadeira caudal.
Peixe bastante fácil de ser encontrado, relativamente barato e bastante resistente, indicado para principiantes por ser uma espécie muito resistente. Não apresenta problemas.

Os Acanthurus, são peixes que gostam de movimento, por isso, necessitam de bastante espaço no aquário. São peixes extremamente territoriais, pelo que recomendamos a manutenção de um único espécime num mesmo aquário.
Adapta-se muito bem com peixes de outras famílias (inclusive pequenos), mas não deve ser colocado junto com invertebrados (spirografes, estrelas, camarões e outros).

8.0 a 9.0

1.023 a 1.025

24 a 28 ºC

Na natureza, alimentam-se principalmente de algas que se incrustam nos corais, e algas filamentosas. Evidentemente, as algas verdes presentes no aquário, não serão suficientes para alimentá-los. Podemos suprir esta falta com espinafre, alface e plantas aquáticas tenras de água doce.
Os Acanthurus aceitam também alimentos de origem animal, como camarão, artêmias, tubiflex, carne de peixe, etc. A aclimatação dessa família não vem a ser tarefa muito difícil, procure sempre exemplares mais jovens, e mantenha sua dieta o mais próximo possível da natural.

São peixes ate resistentes, dificilmente apresentam problemas de adaptação. Gostam de águas limpas, perfeitas e de preferência um pouco mais quentes. Em boas condições, vivem por muito tempo em cativeiro.

Ficha técnica desenvolvida por: Aquaflux Aquarismo
Esta ficha foi visualizada 2779 vezes.

Gostou desta ficha e deseja publicar em seu website, blog ou outro meio de divulgação?
Entre em contato com nossa equipe e solicite uma autorização.

Em nossas fichas só utilizamos fotos com as devidas autorizações ou com licença Creative Commons.

Aquaflux Aquarismo e Aquapaisagismo © 2008 / 2015
Desenvolvido pela Adivision Websolutions
Aquariumrank.com - Ranking the Top Aquarium Sites on the Internet