FICHAS DE PEIXES MARINHOS
Holacanthus ciliaris

Ciliaris

Holacanthus ciliaris

Queen Angelfish

Pomacanthidae

Brasil à Flórida, Golfo do México e Bahamas

Alem de ser uma família grande, ainda apresenta, talvez, os mais lindos peixes do mundo, não só por suas belas e brilhantes cores e as mais varias das formas, mas também por serem graciosos em seus movimentos. Alguns espécies são maiores e apresentam longas nadadeiras, outras são pequenas como os “Donzelas”. Os jovens, são de coloração diferente dos adultos, e para aumentar a confusão, há hibridações entre diferentes espécies. Os anjos, tem como arma, um espinho ou espículo nos opérculos. Não podem ficar juntos com outros da mesma espécie, pois brigariam ate a morte. São em geral maiores que os Borboletas (Chaetodontidae) exceto, os do gênero Centropyge. Foram separados da família Chaetodontidae, porque possuem os ferrões ou espículos que os Borboletas não tem. Possuem boca e dentes pequenos, alimentam-se bem ate com certa voracidade.

Possui uma “coroa” na testa que se destaca por ser azul, enquanto o peixe é amarelo. Cauda amarelo brilhante. Nadadeiras dorsal e anal compridas, são debruadas de azul, ultrapassando a cauda. Produz híbridos com o H. Bermudensis, saindo o produto, com características de ambos, o que pode realmente, levar a confusões.

São muito territoriais, brigando pelo seu terreno ate a morte. Dificilmente aceitam outro da mesma espécie no aquário a não ser que a diferença de tamanho seja grande. Adaptam-se bem ao cativeiro, desde que lhe sejam fornecidas as condições para tal, principalmente de alimentação.

8 a 9

1.023 a 1.025

24 a 28 ºC

Na natureza, alimentam-se de corais (pólipos), esponjas, anêmonas, algas, crustáceos e vermes. No aquário, comem minhocas, artêmias, tenébrios, algas ou outro verde como alface, confrei, etc.

É resistente e meio agressivo, principalmente com os da sua espécie / família. Apresenta certa dificuldade em se alimentar de início.

Ficha técnica desenvolvida por: Aquaflux Aquarismo
Esta ficha foi visualizada 1298 vezes.

Gostou desta ficha e deseja publicar em seu website, blog ou outro meio de divulgação?
Entre em contato com nossa equipe e solicite uma autorização.

Em nossas fichas só utilizamos fotos com as devidas autorizações ou com licença Creative Commons.

Aquaflux Aquarismo e Aquapaisagismo © 2008 / 2018
Desenvolvido pela Adivision Websolutions