Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Guppy dá crias "parciais"?

Sala sobre reprodução de peixes de água doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Guppy dá crias "parciais"?

Mensagempor helenjuliana em Sáb 20/Jan/2018 13:19

Boa tarde. Vi vários tópicos parecidos mas ainda não eaclareceram minha dúvida.
Pela primeira vez comprei guppys. As quatro fêmeas vieram com a parte do ventre perto da nadadeira anal com a mancha preta. Vi que é prenhez, a história dos pontinhos brancos e coloquei uma na criadeira. Ela teve vinte filhotes e parou de criar, mas a barriga dela continuou grande e com a parte preta do ventre, como se não tivesse acabado de criar. Hoje faz cinco dias, r a barriga dela está do mesmo jeito.
Hoje a segunda guppy começou a criar. Faz umas duas horas que não criou mais nenhum (já tem 16 filhotes) mas a barriga também continua como se ainda tivesse filhotes.
Elas criam "parcialmente", assim, criam um pouco e continuam grávidas? Eu sei que podem reproduzir várias vezes com uma única cruza, mas elas podem criar e continuar de prenhez, simultaneamente?
Acho importante esclarecer porque estou na dúvida se devo devolver ela ao aquário ou manter na criadeira. Agradeço já a atenção. Adorei o fórum.
helenjuliana

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 1
Curtiram: 0

Re: Guppy dá crias "parciais"?

Mensagempor helenjuliana em Sex 09/Fev/2018 22:41

Boa noite pessoal.
Vi que minha pergunta teve muitas visualizações e nenhuma resposta, então achei importante esclarecer minha dúvida para todos.
Fiz um diário com inúmeras observações desde o dia que comprei os peixes e, junto com outras informações que vi por aqui, acho que posso dizer o que acontece. Tomei como parâmetro uma guppy que provavelmente teve sua primeira cria, pois seus ovos eram laranjados, em cinco dias ficaram pretos, no dia seguinte apareceram pontinhos brancos, que seriam os olhinhos, e dois dias depois os filhotes nasceram. Ela, como todas as outras que criaram, continuou gordinha, mas menos que antes de dar a cria, e com ovos já pretos, mas hoje, vinte e dois dias depois, ela criou novamente. Todas as demais guppys criaram novamente entre vinte e vinte e dois dias após a primeira cria. Então, ACHO que todos os óvulos são fecundados com um único cruzamento, mesmo antes de nascer a primeira cria, a seguinte já está fecundada (caso contrário, os demais óvulos que eram laranjados não estariam já pretos quando a primeira cria nasceu), por isso ela "criou e continuou prenhe". Minha maior dificuldade no assunto era saber a hora de colocar as fêmeas de volta no aquário principal. Depois de duas horas sem criar mais nenhum peixe, provavelmente ela não criará mais, segundo minhas observações. Coloquei as fêmeas em uma segunda criadeira adaptada no aquário principal, e nenhuma delas criou mais nenhum dentro de 24 horas. Aí as devolvi para o aquário principal. Voltei a colocá-las na criadeira após 19 dias, e entre dois e três dias depois, criaram novamente.
Não comercializo peixes, e priorizei manter saudável a matriz, por isso optei por não deixar nenhuma das fêmeas separadas entre uma cria e outra. Tive a informação de que elas podem passar dias criando, mas acho que salvar os trinta primeiros alevinos que nascem dentro de poucas horas e colocar ela de volta ao aquário depois de 24h sem criar mais nenhum foi o mais saudável para a mãe e para os filhotes.
Aliás, estão todos super saudáveis e sem frescuras. Coloquei uma bomba no aquário dos filhotes e dou a eles a mesma ração dos pais, e todos estão se desenvolvendo muito bem e saudáveis.
helenjuliana

Recém Chegado

Mensagempor helenjuliana em Dom 11/Fev/2018 08:36

Outra observação que fiz em várias "mães", e hoje novamente, é como ela sabe que é hora de parar de criar e esperar mais uns 20dias. Quando sai um peixinho ainda não completamente formado e/ou um ovo, ela para de criar (e continua "grávida). Está também relacionado com ela "comer os filhotes", pelo menos enquanto cria).
Os filhotes nascem bem espertinhos, sabem que têm que fugir da mãe. Quando ela percebe um parado, ela dá um "empurrãozinho", geralmente eles fogem rapidinho (ela não o persegue). Se ele continua parado ela ainda dá outro empurrãozinho. Aí sim, se na segunda vez ele não fugir, ela come. Ou seja, acho que o fato de ela comer está relacionado à viabilidade da ninhada e saneamento do habitat. Quando ela começa a perseguir os filhotes com maior voracidade é porque parou de criar. Fiz a mesma observação em cinco guppys diferentes, por isso acho que é padrão.
helenjuliana

Recém Chegado

Mensagempor bvilhena em Ter 27/Mar/2018 14:40

Heey, boa tarde

Minha primeira participação aqui no forum...
Minha duvida é em relação a criadeira. Como vc faz?
Eu montei um outro aquário na ideia de fazer só de maternidade, mas tenho medo que isso prejudique ou adoeça os peixes por ser um novo aquario com outra agua, outro PH, etc.

Essa semana comprei um casal de guppies e coloquei nesse aquario, estão bens. Agora minha idéia é passa-los para o aquario principal, e colocar as femeas prenhas na maternidade.

Se puder me dar umas dicas, agradeço! :marreta:
bvilhena

Recém Chegado

Curtiu: 4 vezes

Mensagempor helenjuliana em Qui 29/Mar/2018 01:22

Então, tenho um aquário separado para a maternidade, mas a água tiro do aquário principal para colocar nele, e faço trocas parciais as vezes. Compro água de galão, já vem com o ph indicado na embalagem, sempre maior que 7, nunca chega a 8. Também coloco uma colher de sopa de sal grosso pra cada 100 litros de água, mas diluo bem antes de colocar no aquário.
Corto garrafa de 2l de Coca-Cola, faço uns furos nas laterais e no fundo com garfo quente, e prendo com um gancho improvisado de arame na borda do aquário. Sempre funciona muito bem, mas como já tenho muitos filhotes e várias fêmeas prenhe ao mesmo tempo, fica difícil ver quando está criando. Por isso agora coloco a criadeira em um terceiro aquário onde fica só a que vai criar. Como já sei ver melhor quando vai criar, separo já no dia anterior ao que vai dar cria nesse terceiro aquário, pequeno, daqueles de colocar beta, com tampa (elas pulam muito alto), e assim que termina de criar a deixo separada já no aquário principal por mais 24h antes de colocar com os outros peixes.
helenjuliana

Recém Chegado

Voltar para Reprodução