Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Seixo ou Areia ?

Sala destinada aos assuntos relacionados ao laguismo

Moderador: Equipe de Moderação

Seixo ou Areia ?

Mensagempor clair em Qua 05/Mar/2014 22:19

Boa noite .
Sou novo por aqui. Sempre tive vontade de ter um lago ,agora resolvi monta-lo.
Bom a logo vai ter 4x2 . Ja comprei a manta epdm , a bomba atman 9000 litros e filtro uv atman 36w. Tem um amigo meu dando uma ajuda ele quem vai montar o filtro biologico.
Mas a minha duvida é sobre o que por no fundo do lado , seixo ou areia ?
Pesquisando e falando com algums vendedores me falaram que teria q ser areia de quartzo.
Agora estou em duvida , pois se realmente tem que ser essa areia de quartzo ou pode ser areia comum ou seixo .
Por favor me ajudem .
Obrigado.
Editado pela última vez por Matheus Lopes em Qua 05/Mar/2014 22:35, em um total de 1 vez.
Razão: Não há necessidade de escrever a mensagem em CAIXA ALTA
clair

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 0

Re: DUVIDA SEIXO OU AREIA ?

Mensagempor Mauricinho Sasso em Qua 05/Mar/2014 22:28

Olá,

Vai muito do gosto de cada um, o que você acha mais bonito, etc.
Não tem essa de ser isso ou aquilo. Boa escolha.

Abraço

Obs.: evite postar tudo em caixa alta, é contra as regras, pois parece que está gritando (no ambiente virtual).
Abraço,
Maurício

Meu aquário, 375 litros: discos e bótias palhaços: http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=18292&start=90
Mauricinho Sasso

Usuário AquaFlux

Tópicos: 29
Curtiu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Seixo ou Areia ?

Mensagempor Thiago Henrique em Qui 06/Mar/2014 11:47

Li em artigos que o seixo e ruim para lagos pois as sobras da raçao do peixe cai entre eles e assim a agua fica suja mais rápido mas se voçe tiver com um ou mais cascudos acho que nao teria problema. A areia pode ajudar na limpeza do lago na sifonagem mas se voçe tiver um filtro bom que puxe a sujeira do fundo do lago poderia resolver esse problema. Nao sei responder se pode ou nao ser areia comum ou uma areia especifica para lago. Já ouvi falar em lagos com areia de construção mas a riscos a saúde do peixe.
" Um dia sem rir é um dia desperdiçado "
- Charles Chaplin.
Thiago Henrique

Usuário AquaFlux

Tópicos: 26
Curtiu: 8 vezes
Curtiram: 10 vezes

Mensagempor rafaelf em Seg 10/Mar/2014 13:54

boas,a areia é que nao ira precisar fazer sinfonagen no fundo,as pedras sim,periodicamente tem que fazer sinfongen pois algumas sujeira fica entre as pedras e a bomba nao consegue puxa las,no meu caso eu faço sonfonagen 1 vez por mes; as pedras da um tom bem natural no meu topico lago/piscina voce pode ver como ficou o meu lago com as pedras no fundo.eu partcularmente prefiro pedras pelas beleza que fica o lago.
conheçam meu tanque de carpa!
viewtopic.php?f=114&t=22928&start=100
rafaelf

Usuário AquaFlux

Tópicos: 9
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 16 vezes

Mensagempor Santiago Prata em Ter 11/Mar/2014 15:46

Boa tarde Clair.

Bom é verdade que a escolha entre seixos ou areia é um pouco estética, mais também deverá levar em consideração a funcionalidade e a necessidade de manutenção durante o tempo. Eu prefiro muito mais a areia e uso em praticamente todos os meus projetos (http://www.flickr.com/photos/lagosecia/) e a areia é sim a mais indicada, vou explicar melhor o porque.

Seixos

Com o tempo tomam um aspecto bem natural, pois acumulam algas e ficam esverdeados, contudo justamente por isso deixam de refletir parte da luz solar que entra no lago e diminuindo o contraste entre as paredes e o fundo, assim ver alguns tipos de peixes é mais difícil, além de diminuir a sensação de cristalinidade da água. (diminui apenas a sensação de cristalinidade)

Veja um exemplo http://www.flickr.com/photos/lagosecia/9553153287/

Outro ponto é que os seixos são inertes e não propiciam a proliferação de bactérias, sendo assim toda a sujeira que decantar no fundo do lago irá se acumular com mais facilidade por não ter bactérias para decompor. Não se enganem, sempre decanta uma parte da sujeira no fundo do lago, não importa o quão boa é a sua bomba e a circulação do lago.

Pedras brutas de qualquer tipo quando colocadas lado a lado, sempre deixam vãos livres entre uma pedra e outras, no fundo do lago isso faz com que sujam espaços vazios que tem dificuldade na circulação da água propiciando o acumulo de sujeira no fundo do lago, isso faz com que se tenha que aspirador o fundo do lago regularmente (a periodicidade dessa aspiração depende de cada caso). Sifonagem não é o termo correto, a menos que seu lago fique mais alto que o chão, pois por sifonagem se presume um equipamento com as mesmas características do sifão usado em pias de cozinha... mais para funcionar a saída tem que estar mais baixa que o nível da entrada de água, ou seja a gente aspira o fundo do lago. Além disso dar trabalhar é ruim para a manutenção do ecossistema do lago, pois você retira nutrientes em potencial que deveriam ser decompostos e voltar para o equilíbrio do sistema. Um lago assim como um aquário precisa ter o minimo de manutenção possível para que as propriedades possam se equilibrar naturalmente, quanto mais se mexe maior é a necessidade de se mexer novamente... gerando um circulo vicioso prejudicial a manutenção da qualidade de vida dos peixes.

Areia

Bom toda areia é de quartzo (Veja - composição da areia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Areia - Quartzo mineral - http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo) então dizer que este é o tipo ideal para se colocar no lago é chover no molhado.

Você pode usar qualquer areia para colocar no fundo do seu lago, com duas exceções, que ela não venha do mar e que não seja fina. Não vir do mar é óbvio, a areia fina é muito leve e levante com a natação dos peixes, demorando a decantar, isso faz com que ela entre nas bombas e filtros degradando os conjuntos por ser muito abrasiva.

Recomendamos sempre areia de média a grossa e esteticamente quanto mais clara melhor. Quanto mais clara é melhor, pois, deixando o fundo claro se aumenta o contraste entre o fundo e as paredes, fazendo com que se enxerguem melhor os peixes e ainda aumentando a sensação de cristalinidade da água.

A areia é um lugar propicio para criação de alguns tipos de bactérias (principalmente as anaeróbicas) impostantes no processo de decomposição dos detritos do algo.

Outro ponto positivo é que como a areia tem o grão bem pequeno ela fica muito mais compactada no fundo, quase que eliminando totalmente os espaços vagos entre os grãos e assim evitar o acumulo de sujeira no fundo do lago, acabando com a necessidade de aspirações frequentes, além de dar menos trabalho ajuda no equilíbrio do lago

Um exemplo de lago com areia de material de construção
http://www.flickr.com/photos/lagosecia/9553165743/

Um exemplo de lago com areia ensacada de filtro de piscina
http://www.flickr.com/photos/lagosecia/9553147917/

Um ultimo detalha... areia sempre vem suja, principalmente a de material de construção, não se engane pelos nomes que dão... como "lavadinha", sempre lave a areia antes de colocar no lago.

Quanto a preocupação com doenças, não só pela areia, mais sempre que se monta um lago ou aquário tem que se esperar um tempo de aproximadamente 30 dias depois do térmico com bombas e filtros ligados para depois colocar os peixes, este tempo é o suficiente para que possíveis parasitas que ainda possam estar na areia morram, visto que não terão hospedeiros...
Dicas e produtos para lagos ornamentais.
Santiago Prata

Usuário AquaFlux

Curtiram: 4 vezes

Mensagempor gastro em Sex 23/Set/2016 11:17

Mais que maravilha Santiago, obrigado pelos esclarecimentos
gastro

Usuário AquaFlux

Tópicos: 10

Mensagempor Rossana em Ter 27/Set/2016 11:20

Olá santiago, muito obrigada pelos esclarecimentos!
No meu lago tenho pedras grandes, mas como você disse, tenho que aspirar por baixo delas uma vez por semana, sem falar em esfregar para tirar o excesso de algas que se forma, já que não gosto do efeito verde.

Tenho muita vontade de colocar areia no meu lago mas sempre tive medo de que a areia ficasse verde e também de não ter como limpar os detritos dela, já que aspirar me parece o melhor caminho para entupir o sistema de filtragem. Você teria algum vídeo mostrando como faz a limpeza/aspiração de um lago com areia?

Abraço!
Já me disseram mil vezes pra desistir. Mas meu lago é meu melhor vício!
Rossana

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagempor Flávio Cecilio em Dom 11/Fev/2018 11:35

Olá amigos aquaristas...

Como posso usar os seixos no meu tanque com 350cm X 150cm X 80cm sem que fiquem verdes?
Quanto a areia... se eu usar ela, não preciso aspirar?

PS: tenho filtro caseiro com UV + Perlon + Carvão + Midias Miracle Baby (30 litros) tenho 15 carpas (09 de 20 a 50cm) e 05 cascudos.
Flávio Cecilio

Recém Chegado

Voltar para Laguismo