Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

limpeza de lagos

Sala destinada aos assuntos relacionados ao laguismo

Moderador: Equipe de Moderação

limpeza de lagos

Mensagempor Herminia em Qua 11/Jan/2017 06:49

Olá! Não sou da "turma" do laguismo, tenho um aquário plantado mas meu pai tem um laguinho pequeno e este fim de semana fui ajudá-lo na limpeza. Antes ele tinha uma pessoa que fazia a manutenção e dava todo o suporte mas o cara sumiu, ele teve uma enorme mortandade de peixes e eu passei a ajudá-lo.Fizemos a limpeza como o cara que cuidava fazia, tirando todos os peixes para uma caixa, esvaziando o lago e esfregando o fundo. Achei este método extremamente trabalhoso e traumático para os peixes. No meu aquário faço sifonagem do fundo e troca parcial da água. É claro que também é trabalhoso e traumático mas não se compara. O mais traumático e trabalhoso é tirar os peixes. Ficamos umas 4 horas fazendo isso, principalmente porque ele tem molinésias e elas se reproduzem muito então o lago tinha milhares de filhotinhos super pequenininhos. Como vocês fazem a limpeza? É assim mesmo ou existe um método melhor? Muito obrigada!
Herminia

Usuário AquaFlux

Tópicos: 13
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: limpeza de lagos

Mensagempor gustavopenteado em Qua 11/Jan/2017 11:24

Mas não tem nenhum sistema de filtragem?
Tem água corrente?

Acho que adaptar uma sifonagem para o lago seria o ideal?!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
gustavopenteado

Doador Aquaflux 2016

Tópicos: 19
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 75 vezes

Mensagempor Herminia em Qua 11/Jan/2017 12:34

Oi Gustavo, obrigada pelo retorno. Tem um filtro mas é claramente insuficiente. Já estou quase convencendo-o a trocar. A sifonagem eu tentei mas não deu certo. O lago é muito raso, na altura do chão, fica sem gravidade. Como você faz no seu lago? Acha que com um bom filtro não é necessário esvaziar?

Herminia

Usuário AquaFlux

limpeza de lagos

Mensagempor Herminia em Qua 11/Jan/2017 12:36

Esqueci de responder sobre a água corrente. Tem uma cachoeirinha aonde o filtro está acoplado mas só fica ligada 8h por dia.

Herminia

Usuário AquaFlux

Mensagempor Gabriel Freitas em Qui 12/Jan/2017 15:29

Oi!

Lagos se faz igual aquários. O jeito que vocês fizeram destrói toda a biota do lago que não os peixes e basicamente "reseta" o lago a cada vez que é feita, sendo que amônia, nitrito, variações de pH... vão acontecer tudo de novo. :P

O segredo é ter um filtro bem dimensionado e ligado 24/7. Pra você ter uma ideia, no meu lago de 3~4kL o filtro em volume tem quase 150l e é tocado por uma bomba de 15kl/h!
Trocas parciais você pode fazer com uma bomba jogando a água para fora ou redirecionando a saída do filtro para fora. Para tratar a água a ser reposta, eu uso uma caixa d'água de 300l. Mas se o filtro for bem dimensionado, você poderá fazer poucas trocas por ano.

Abrçs
.
Gabriel Freitas

Usuário AquaFlux

Tópicos: 26
Curtiu: 0
Curtiram: 29 vezes
Colunas no Portal Aquaflux: 1
Fichas no Portal Aquaflux: 4

Mensagempor Herminia em Qui 12/Jan/2017 19:58

Oba Gabriel, era a resposta que eu queria ouvir!!!! Muito obrigada pelo retorno. Bom, estamos falando de dimensões muito diferentes. O lago do meu pai tem 300l, pouco mais que meu aquário (200l) e o seu tem entre 3.000 e 4.000l. É isso? Entendi certo? Com certeza, esta dimensão proporciona muito maior autossuficiência para o lago, né? Mas é um alívio saber que o princípio é o mesmo do aquário. Fico mais segura para tentar convencê-lo. Na verdade, ele confia mais no cara que fazia a manutenção para ele do que em mim e tem sempre o argumento de que eu estudei sobre aquários mas não lagos. Mesmo sabendo que as dimensões são muito diferentes e com isso toda a dinâmica é diferente, fiquei curiosa. Você faz trocas parciais? Você faz sifonagem do fundo? Ou o filtro resolve tudo? Mais uma vez, obrigada pelo retorno.
Herminia

Usuário AquaFlux

Mensagempor Gabriel Freitas em Sáb 14/Jan/2017 08:19

Olá!

Sim, meu lago tem algo dentro desse volume (como tem formato e profundidade irregulares, é difícil calcular com precisão). Quanto maior o lago (ou aquário) mais tranquilo é de manter, se for montado adequadamente, é claro.

Um lago é essencialmente igual a um aquário. Apresenta as mesmas dificuldades, os mesmos princípios.... Se você entende a fundo a base do aquarismo, praticamente basta aumentar a escala e se faz um lago!

Eu não faço sifonagem no sentido estrito. Não tem como sifonar se eu estou puxando água para cima do ponto inicial xP

Em aquários se faz sifonagem para retirar sedimento acumulado entremeados ao substrato e para retirar sujeira acumulada em "pontos mortos" de circulação de água. Essa sujeira e sedimentos podem ser essencialmente duas coisas:
- Resto orgânico, isto é resto de comida, animais mortos, restos vegetais, fezes...
- Restos inorgânicos, ou seja, poeira, terra, areia, sais...
Normalmente, o que mais acumula disparado é o primeiro.
Em aquários nós, proporcionalmente, superpopulamos muito mais do que em lagos. Além disso o input de comida tende também a ser maior também. Os restos orgânicos acumulados aparecem dai, dessa matéria que surge mais rápida do que pode ser processada.
Em aquários biótopos bem montados é bem legal de ver isso. As pessoas tem de ficar jogando montes de folhas secas no fundo constantemente, pois, como o sistema é bem montado, as folhas (que são para todos os efeitos restos orgânicos) vão sendo processadas até ficar a areia no fundo.
Com toda essa estória quero dizer que, se o tanque for bem pensado, sifonagens não são necessárias, visto que os restos nunca se acumulam. Como em lagos é mais custoso em termos de esforço fazer sifonagem, é interessante que se pense em monta-lo de jeito que ela não se faça necessária!

Como o lago de seu pai é bem pequeno, você pode aproximar a manutenção e montagem bastante daquela de um aquário.

Abraço

No caso, foi o que eu fiz. Utilizei um filtro bem dimensionado. Tenho uma bomba boa para o filtro e outra igual (de 15.000l/h) só para circulação. Além disso, meu lago tem um fundo concavo e com uma fina camada de substrato apenas. Assim, pouco ou nenhum sedimento fica acumulado em pontos mortos o que possivelmente se acumularia iria bem para o meio, onde a bomba de circulação e do filtro pegaria e onde seria fácil retirar com ajuda de uma redinha ou uma bombinha com mangueira.

As trocas, como disse, faço poucas ao ano. Cerca de 4, mais ou menos. Quando faço, ou uso a bomba de circulação acoplada numa mangueira para jogar água para fora ou uso a função de retro-lavagem que meu filtro tem, o que também joga água para fora.
.
Gabriel Freitas

Usuário AquaFlux

Tópicos: 26
Curtiu: 0
Curtiram: 29 vezes
Colunas no Portal Aquaflux: 1
Fichas no Portal Aquaflux: 4

Mensagempor Herminia em Sáb 14/Jan/2017 16:51

Muitíssimo obrigada Gabriel pelas explicações e pela disponibilidade! Vou seguir seus conselhos.

Abraços
Herminia

Usuário AquaFlux

Mensagempor gustavolpe em Seg 16/Jan/2017 10:30

A grande diferença de um lago pra um aquário, é basicamente o meio e a exposição ao ambiente. Um aquário está no interior, muitas vezes tampado, protegido de chuva, frio, poeira, folhas, pássaros e tudo o que o ambiente traz pra dentro do lago. A experiência que estou tendo no meu, mostra que a filtragem mecânica é vital pra saúde, pois a exposição ao ambiente leva muita coisa, principalmente a poeira e as folhas. No meu aquário eu troco perlon de 15 em 15 dias e o perlon está apenas sujo... no lago eu troco semanalmente e o perlon e a espuma estão um lixo completo, pretos, cheio de lodo, gosmas, folhas.... no mais, tenho muito trabalho no outono, onde o lago chega a ficar com cor de chá, de tanta folhinha dentro, mas nunca deu boom de amônia e nem de algas.

Em época de chuvas, nem tenho feito TPA. Aqui em Porto Alegre tem chovido praticamente todos os dias, o que enche o lago e faz ele transbordar pelo ladrão. As trocas, quando o fundo não está sujo com folhas, faço sem sifonagem (que é uma mão de obra), apenas colocando água e deixando transbordar o excesso pelo ladrão.

Laguismo é um aquarismo mais roots, segue os mesmos princípios básicos (parâmetros da água, filtragem, circulação, manutenção), mas nossa relação com os peixes é muito diferente, os peixes acabam agindo de forma mais natural e nosso apego com layout sempre lindo e limpinho é diferente, menor. Logo no começo eu catava cada folha que caía dentro, arrumava cada tronco movido por alguma coisa, tentava manter tudo lindinho e arrumadinho. Quase enlouquecia e a manutenção era diária. Hoje aprendi a curtir o laguinho sem tanto apego formal e meu nível de curtição aumentou demais, menos trampo e mais prazer. Os peixes também preferiram a minha menor interferência, estão muito mais mansos e ativos e quando tenho que catar alguma folha, tenho que cuidar pra não catar peixes, pois nem fogem mais quando chego.
gustavolpe

Usuário AquaFlux

Tópicos: 38
Curtiu: 236 vezes
Curtiram: 528 vezes

Mensagempor Herminia em Seg 16/Jan/2017 14:32

Gustavo, muito obrigada pela explicação. Queria bem ter um laguinho... Por hora vou curtindo o do meu pai. Este fim de semana vimos juntos as fotos do seu laguinho e, claro, também lemos juntos as suas explicações e do Gabriel. Vamos resolver a questão da filtragem e provavelmente ele fará uma obra para ampliar um pouquinho e resolver alguns problemas estruturais. Acho que vai ficar lindo e a ajuda de vocês foi muito importante.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Herminia

Usuário AquaFlux

Voltar para Laguismo