Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Doença misteriosa Acarás

Sala sobre doenças e tratamento de peixes de água doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Doença misteriosa Acarás

Mensagempor SEUSAGARA em Seg 12/Mar/2018 16:17

Olá pessoal!

É meu primeiro post aqui, e juro que revirei o fórum e a internet em busca de informações, conversei com funcionários de lojas, olhei o guia de doenças da Sera, a lista da Labcon, da Seachem e nada......

Em meados de novembro um dos meus Acará apresentou algumas bolinhas brancas bem na base de uma das nadadeiras, de princípio achei que fosse por brigas com os demais, mas elas inchavam e desinchavam, até que um dia ficaram avermelhadas e depois voltaram a ficar brancas, neste tempo eu saí pesquisando, mas não achava um tratamento específico pois não conseguia identificar a doença. Até que duas semanas depois resolvi tirar ele do aquário para fazer um "tratamento genérico" com o "trio labcon", e eis para minha desagradável surpresa que justo no momento em que decidi fazer isso o nado dele apresentou desequilíbrio, foi terrível me culpei muito....

Infelizmente não tive sucesso, foram 22 dias de luta no tratamento, ele ficava de barriga para cima, liberou muitas fezes compridas e brancas, cheguei ao ponto de alimentá-lo com seringa na boca com a comida móida junto com vitaminas. Vendo a medicação labcon não ter resultados, eu consegui o Metroplex da Seachem, infelizmente chegou muito tarde, e no dia da segunda dose ele amanheceu morto.... Foi guerreiro, 22 dias de luta no aquário hospital.

O episódio deixou-me traumatizado, e nunca desconbri o que resultou naquilo, não achei fotos ou informações que de fato me fizessem ter certeza do que o matou...
E agora, pouco mais de três meses após o fatídico episódio, outro de meus acarás está com o MESMO sintoma em uma das nadadeiras.
Ele já está em tratamento há mais de uma semana no aquário hospital, iniciei com Metroplex, mas sem perceber melhoras após a terceira dose, mudei para o Kanaplex, mas tenho dúvidas que esteja fazendo efeito. Sério não quero perder este peixe, me frusta não saber o que está acontecendo!

Meu aquário:
- Montado há um ano e meio;
- Amônia e Nitritos zerados;
- 200 litros;
- Plantado low tech;
- Bomba de 1000l/h;
- Duas fluorecentes;
- Temperatura média entre 27 a 28 graus;
- PH entre 6,6 a 6,8;
- Termostato 300w;
- 3 acarás;
- 1 labeo bicolor;
- 1 Flying Fox
- 10 mato grosso;
- 8 neons;
- 2 mocinhas;
- 2 ottos;

Segue uma pasta compartilhada no meu drive, com diversas fotos e um video breve.
https://drive.google.com/open?id=1al_Rh8hogEr3d1V97_70ka2OD5bSI3yQ

O acará prateado, foi o que perdi, e o amarelo é o que estou na luta no momento.

Agradeço desde já a ajuda! Desculpem pelas fotos, mas é difícil de ver mesmo.
SEUSAGARA

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 1
Curtiram: 1

Re: Doença misteriosa Acarás

Mensagempor Milton Martins em Ter 13/Mar/2018 10:47

Eai SEUSAGARA, bom dia!
Pelo seus relatos dá pra suspeitar muito de parasita pela cor das fezes brancas e compridas e os cistos, porém ainda tem muita informação em aberto...

Apenas os Bandeiras apresentam os sintomas?
Já tentou elevar a temperatura da água pra uns 31ºC durante o tratamento?
Qual ração oferece? Oferece alimentos vivos? Se sim, sabe a procedência?
Está tratando o animal em aquário hospital? Quais as dimensões, equipamentos e frequências de TPA? Tá seguindo as normas dadas pelo fabricantes da Seachem?

Já pensou em utilizar e leu sobre filtro UV? Um filtro de 8w-9w seria bom e o ideal para pelo menos ajudar a estagnar as bactérias/fungos/parasitas que ficam em suspensão na água. Bom ressaltar que "filtro" UV não vai matar as bactérias presentes em substrato, plantas ou ornamentos no aquários, apenas aquelas que estão em contato livre com a água, ou seja, em suspensão, em outras palavras, "livres nadantes".

Para tratar já eu recomendo o tratamento com flagyl com associação ao Metroplex, usando metade da dosagem recomendada do Flagyl para fazer o tratamento associado. Eu sei que ambos tem como princípio ativo o Metronidazol, mas o Flagyl agirá de forma mais agressiva no organismo do peixe.
Então, a receita do Flagyl varia, vou deixar aqui uma "receita" que eu recomendo pro seu caso e que eu tive como base a receita de um amigo aqui do fórum, o Daniel Alves:

Depois de utilizar o Metroplex conforme o fabricante, remova o carvão ativado e desligue o filtro UV caso já tenha, em seguida dose o Flagyl em 700 mg/200 litros.

1º dia: TPA de 20% e aplicação do medicamento;
2º dia: TPA de 30% e aplicação do medicamento em quantidade proporcional à que foi descartada na TPA;
3º dia: repetir o procedimento do 2º dia;
4º dia: Caso os sintomas apresentem melhora: TPA de 50% e retornar com o carvão ativado no filtro;
4º dia: Caso os sintomas não apresentem melhora: TPA de 50% e aplicação do medicamento;
Caso apresente melhora: Ao final do cabo de 7 dias, substituir o carvão.

Caso não apresente melhora:
5º dia: TPA de 40% e não aplicar o medicamento
6º dia: Repetir todo o procedimento desde o 1º dia de tratamento.

Outra coisa, tente suplementar a alimentação com GarlicGuard da Seachem ou alguma outra ração que ajude no sistema imune dos peixes, ajuda muito contra parasitas e vermes!

Abraços

Espero muito ter ajudado, poste mais fotos!
Milton Martins

Usuário AquaFlux

Tópicos: 37
Curtiu: 11 vezes
Curtiram: 42 vezes
Fichas no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor SEUSAGARA em Ter 13/Mar/2018 17:59

Milton Netinho, primeiramente muito obrigado pela resposta.

Respondendo os pontos em aberto:

- Apenas os Acarás sofreram deste mal, o prateado em meados de Novembro que veio a óbito, e agora este amarelo.

- Com relação as fezes, o prateado antes de morrer durante o tratamento expeliu muitas fezes brancas e compridas, já o amarelo, soltou algumas no segundo dia de tratamento(Metroplex primeira dose) e desde então suas fezes estão normais.

- Ração eu alterno Tetramin e a Colorbits da Tetra, uma pela manhã e outra pela noite (os alimento duas vezes por dia) e não ofereço alimentos vivos, ele está alimentando-se normalmente;

- O hospital é um aquário pequeno de 15 litros, está com uma bomba de 150l/h e tem um termostato de 25w, apenas com a malha no filtro (sem carvão ou purigen);

- Neste hospital estou fazendo as TPAs a cada 48h sempre que vou colocar a dose do remédio (tanto o Metroplex quando o Kanaplex são ministrados a cada dois dias), o Metroplex eu fiz uma rodada de 3 doses(o tratamento pode ser de no máximo duas semanas), mas como não percebi melhoras e por não saber que doença o assola, por suspeitar de fungo, eu passei para o Kanaplex(hoje seria o término do tratamento, dei a 3a dose no domingo);

- Vou pesquisar mais sobre filtro UV para o aquário principal, recomendas algum modelo?

- Este Acará amarelo é bem estressado, ele está há 12 dias separado, será viável incluir o Flagyl neste momento já que as fezes estão boas?

- Tirei novas fotos dele, desculpe a qualidade, mas fiz uma sequencia bem da nadadeira problemática, umas ruins outras mais nítidas: https://drive.google.com/open?id=1i7lAVPFuuetRhuuBwjJxmrzyTwNPM81w

Muito obrigado desde já!
SEUSAGARA

Recém Chegado

Mensagempor Milton Martins em Ter 13/Mar/2018 19:20

Oi SEUSAGARA, boa tarde!
Então, se perceber melhora do peixe apenas administrando os medicamentos que iniciou o tratamento, continue assim e não faça a adição do flagyl.

Outra coisa importante é elevar a temperatura da água do aquário para entre 30°-32°C, isso aumenta o metabolismo do peixe e ajuda na recuperação e tratamento da maioria das doenças.

O filtro UV: Eu gosto muito dos da SunSun, Hopar e Boyu. Lojas de aquarismo e laguismo sempre vendem os filtros UV's dessas marcas citadas. Particularmente eu gosto muito dos da Hopar e Sunsun pelo preço acessível, os da Boyu são excelentes mas não acho que vale o valor pago.

Uma dica que eu te dou é diversificar ainda mais a ração. Recomendo oferecer aos bandeiras Tropical D-Allio Plus Granulat e Tropical Supervit Granulat para fortalecer o sistema imune. Essas rações são muito boas para o sistema digestivo, reforço e fortalecimento do organismo do animal como um todo. Caso tenha parente no exterior (EUA, preferência) tente encomendar rações da marca API e Hikari para os seus peixes, são muito boas. Acessando o site da petco.com (selecionando shop by pet > fish > fish food) dá pra ver a diversidade de rações excelentes por lá.

Abraços e fico a disposição para ajudar. :D
Milton Martins

Usuário AquaFlux

Mensagempor SEUSAGARA em Ter 13/Mar/2018 19:47

Muito obrigado pelas dicas!

Mas me intriga não saber o que de fato ele tem, acho que em algumas fotos ficou nítido o inchaço branco que inicia no "ombro" da nadadeira, e avança nela. Eu não achei nada semelhante, literalmente estou medicando "às cegas". :sweat:
SEUSAGARA

Recém Chegado

Mensagempor Milton Martins em Ter 13/Mar/2018 22:26

Oi SEUSAGARA!
Então, é muito complicado mesmo tratar sem saber o nome da doença, a gente fica cheio de dúvidas na cabeça e isso é super normal.

O que a gente faz nesses casos onde a doença é misteriosa é tratar os sintomas. A gente procura tratar a sintomatologia pra alcançar a cura do animal, isso acontece em tudo, tanto na medicina humana quanto na veterinária (principalmente). A cura sintomática, na maioria das vezes, leva à cura do animal quando a gente não sabe muito bem qual patologia que acomete o bichinho, e se espante, isso é MUITO normal na medicina veterinária em todos os tipos de animais, desde cães até peixes.

Eu estou torcendo muito para que seu bandeira fique bem! Vai nos atualizando quanto a doença e a evolução do quadro, é super importante isso no hobby hoje em dia, temos muitas doenças "desconhecidas" sem estudo e sem tratamento descritos.

Espero ter te ajudado.

Abraços :D
Milton Martins

Usuário AquaFlux

Mensagempor Alex Krug em Qua 14/Mar/2018 09:57

Seusagara,

Parabéns pelo empenho em buscar uma cura para os seus bandeiras. :clap: