Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Luce e Cam: Escamas caindo...

Moderador: Equipe de Moderação

Luce e Cam: Escamas caindo...

Mensagempor Cynthia em Seg 13/Nov/2017 13:58

Oi, gente. Eu participo do fórum desde março e tenho um tópico sobre um Betta, o Stig. Desta vez venho apresentar meus kinguios que estão passando por alguns problemas. Eles eram da minha vó que infelizmente veio a falecer em julho, sendo assim, tive que me mudar pois morava com ela e juntamente trouxe eles. Eles viviam em um aquário de 20 litros, infelizmente na época eu não tinha como melhorar a situação deles, mas hoje estão em um de 120 litros.

O problema aqui são as escamas de um deles em particular, a Luce que é a que possui 3 caudas. Ela sempre perdeu escamas, desde quando estava no aquário menor que tinha pedrinhas de rio e uma bomba fraquinha, mas agora está absurdo. Chegou no ponto em que uma parte dela está literalmente no couro, é um imenso buraco que não tem uma escama pra contar história. O Cam que é o que possui duas caudas também perdeu algumas, mas nada comparado a ela. Estou preocupada porque isso deve ser um imenso buraco pra qualquer tipo de doença se instalar, mas já tentei de tudo para que esses peixes não se machuquem mais.

Tentei tirar algumas fotos para mostrar a situação:

Luce:
Imagem

Cam com algumas faltando:
Imagem

O outro lado dele perfeito:
Imagem

Já peço desculpas por ter manipulados os peixes, mas não conseguia fotografar e nem aparecia nas filmagens as escamas em falta. Tomei cuidado para não raspar e nem tirar a proteção deles. Outro detalhe é que não sei quem é macho e fêmea, apenas dei nome pra eles porque precisavam de um, caso alguém consiga diferenciar eu ficaria muito feliz.

Aquário: 120 litros.
Fauna: 2 Kinguios que estão juntos desde fevereiro de 2017.
Temperatura: 23ºC à 24ºC. Não possui termostato.
PH: 6,8 à 7,2. Costuma subir quando faço as tpas.
Substrato: Basalto.
Bomba: Sarlo Better 1000C com a função de oxigenar.
Filtro Maxxi HF 1000 com:
- Muito Perlon;
- Carvão ativo da JAD;
- Cerâmica Sera (60% da quantidade que vem na caixa).

Utilizo anticloro quando não possuo água descansada, a amônia estava em 0,25 ppm antes da tpa de hoje, tirei 1/3 de água do aquário, e a comida que dou à eles é a Goldy Gran da Sera. Tem artêmia a cada duas semana, mas quando posso dou em intervalos menores.

Já tentei atribuir essa falta de escama as corridas que os dois às vezes fazem pelo aquário e se raspam no chão, já pensei que ela poderia ficar presa na parte que a bomba suga a água, inclusive passei a deixar essa parte virada para o vidro para não ter perigo de encostar, mas as vezes chego em casa e a bomba simplesmente foi girando e tá pra baixo, e também pensei na qualidade da água... Eu verifico a amônia todas as semanas, e apesar dela ainda não ter zerado nunca deixo ultrapassar esse limite. Eu não sei mais o que fazer para esses peixes melhorarem. ;(

Irei aproveitar para atualizar o tópico do Stig enquanto aguardo a resposta de vocês. Obrigada desde já por toda ajuda que vocês me deram ao longo deste ano, pessoal.
Cynthia

Usuário AquaFlux

Tópicos: 3
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Luce e Cam: Escamas caindo...

Mensagempor SJorge em Seg 13/Nov/2017 20:58

Acho essa filtragem um pouco fraca para kinguios. Você só tem eles no aquário? Enfeites, troncos, pedras, o que tem mais dentro?
SJorge

Usuário AquaFlux

Curtiu: 1
Curtiram: 1

Mensagempor rigapowv em Seg 13/Nov/2017 23:50

Boa noite Cynthia.
Tem como você postar uma foto do aquário? Da posição da bomba Sarlo Better 1000C?
rigapowv

Usuário AquaFlux

Tópicos: 1
Curtiu: 26 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagempor Cynthia em Qui 16/Nov/2017 14:13

Boa tarde!

Peço desculpas pela demora, e infelizmente mudaram muitas coisas no aquários nesses últimos dois dias. Após as fotos e a postagem, meu tio interpretou que eu estava mostrando meus peixes "saudáveis" e que estava entusiasmada com a situação, ele não tem ideia do perrengue que está ocorrendo no momento, então, ele me presentou com dois Orandas médios. São menores que os peixes acima, mas sério... Após o comentário do Jorge eu entrei em desespero. Li outros tópicos aqui do fórum e vi a recomendação de 1.5 kg de cerâmica por Kinguio enquanto eu uso um simples filtro com metade de uma caixa da Sera. Eu tô desesperada porque não quero devolver os peixes e deixá-lo triste, sem falar que a Cobasi nem os aceitaria, Santo Deus...

Respondendo as perguntas:

Jorge, agora são os dois Kinguios laranjas da foto mais 2 Orandas que parecem ser uns meses mais novos pelo tamanho. Fora isso tenho 3 plantas que não sei o nome, mas são de folhas duras para que eles não comam e pedras redondas de Rio. São bem grandes as pedras, colocarei uma foto assim que estiver em casa.

Riga, posso postar assim que sair do trabalho, mas adianto que a bomba está no topo do aquário com o bico que pode alterar o ângulo, precisei fazer isso porque no fundo ela faz um barulho horrível, e na superfície diminui e assim eu consigo dormir.

Queria tirar algumas dúvidas com vocês, eu sei que esse aquário será inviável para 4 peixes, mas como eu não posso comprar um maior por questão de espaço e nem colocar um sump porque não tem espaço no móvel, acham que um Canister resolveria a situação pelo menos até o ano que vem? Eu procurei a respeito e vi que o investimento é alto, não só pelo preço do canister como também por rechear ele com cerâmica e outras mídias. Vocês me recomendariam algum modelo de Canister? Conhecem alguma marca que venda cerâmica por kg que não tenha preço absurdo?

Eu tô desesperada por causa esses peixes novos, socorro. ;(
Cynthia

Usuário AquaFlux

Mensagempor rigapowv em Seg 20/Nov/2017 01:11

Boa noite Cynthia.
Como você já está com os novos kinguios em casa aqui vai a minha opinião.
Você diz que o pH está sempre ácido antes da T. P. A., isso deve acontecer ou por excesso de matéria orgânica, ou por excesso de CO². você utiliza aquele respiro de ar na bomba Sarlo Better? Usando o respiro de ar o CO² já diminuiria.
Nas T. P. A. você utiliza um sifão para retirar os detritos do substrato?

Sifão: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -as323-_JM

Para manter os novos kinguios você terá de fazer T. P. A. constantes uns 30% semanais com sifonagem do fundo do aquário a cada 15 dias. Até o aquário estabilizar.

Você poderia tentar esse filtro já que tem uma bomba submersa trabalhando livre no seu aquário:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bm-155-_JM

Claro que um canister ficaria muito bom, mas são bem mais caros...
Logo alguém do fórum vai postar comentário sobre algum modelo eu só conheço os mais caros.
rigapowv

Usuário AquaFlux

Mensagempor Cynthia em Ter 21/Nov/2017 14:35

Boa tarde, Riga!

Eu deixo ela oxigenando bem forte durante todo o dia, só preciso tirar o canudo com o ar para conseguir dormir a noite, se não o barulho fica insuportável. Eu faço TPA e sifonagem no fundo uma vez por semana, sempre tiro uns 20 litros de água. Quando eu faço as trocas verifico o PH antes e ele costuma estar em 6,8 ~ 6,9. Até o momento não ficou menos que isso, mas vou aumentar ainda mais a vazão da bomba pra ver se ajuda a parar com isso.

Eu realmente estou disposta a comprar um Canister, só queria que me informassem o mais indicado para esse aquário e um que também funcionasse legal quando trocasse para um de 200 litros ou mais.

Muito obrigada pela resposta, hoje a noite ou amanhã irei limpar o aquário e informo como está a situação por lá.
Cynthia

Usuário AquaFlux

Mensagempor rigapowv em Ter 21/Nov/2017 17:50

Boa tarde Cynthia.
Bom, ninguém consegue dormir com barulho de respiro de bomba submersa...

Acho que o mínimo seria esse da Altman:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... e-450l-_JM
Sem as mídias biológicas.

Tem um cara no Yahoo respostas que veio com essa proposta um dia desses:
https://br.answers.yahoo.com/question/i ... 410AA8el1P

Ele é fabricante de canisters, você podia tentar trocar uma idéia com ele...
rigapowv

Usuário AquaFlux

Voltar para Doenças e Tratamentos