Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Aquário + Sump (1020 Litros)

Sala destinada exclusivamente aos jumbos e primitivos

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Aquário + Sump (1020 Litros)

Mensagempor patrickcortes em Seg 08/Out/2018 12:43

Muito top seu aquario amigo, parabens!!
Low tech 100lts
viewtopic.php?f=34&t=45975

Jumbo 500lts sistema
viewtopic.php?f=34&t=46183
patrickcortes

Usuário AquaFlux

Tópicos: 93
Curtiu: 1
Curtiram: 5 vezes

Mensagempor Ewi Vilela em Seg 08/Out/2018 19:03

Maciel, tudo bem?

Você poderia me esclarecer um ponto sobre aquarismo jumbo?

Tenho um aquário grande (um pouco menor que o teu), mas não sei como deixar a água com mais oxigênio. Como oxigenar a água de uma aquário grande? Qual método mais simples?

Informações: O aquário tem sump, as bombas hipoteticamente circulam entre 8 vezes a litragem do mesmo. Mas dentro do aquário coloquei só uma bomba de 1600 l/h rodando com uma mangueira que solta algumas bolhinhas de ar no aquário. essa bomba na verdade é de recalque, eu ´que acabei utilizando para esse fim, mas não está sendo suficiente. Tive que ficar sem meu peixe era só um que ficava nele, mas era muito grande. Será que ele estava consumindo mais oxigênio do que os equipamentos do aquário estava disponibilizando?
O peixe estava ficando na superfície, ph estava normal 6.8. A amônia tinha um pouco entre 0,25 e 0,50. Mas o peixe era bem robusto, mas mesmo assim preferi me desfazer, estava indo muito na superfície pegar ar.
Será que tem alguma coisa que eu deixei passar .
Ah, o peixe estava com 70cm. E segundo a descrição sobre a espécie era um peixe de ambiente lótico. Será que é isso?
Apesar de já ter algum tempo no aquarismo, eu não consegui descobrir o que havia de errado com esse peixe.
Se puder me dar alguma dica. Para que eu não erre da próxima vez.

Att,
Esdras Faria.
Ewi Vilela

Usuário AquaFlux

Tópicos: 10
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor patrickcortes em Ter 09/Out/2018 08:52

Sei que a pergunta foi direcionada ao Maciel mas vou expor minha opinião, tenho aquario jumbo tambem, está até na descrição o link, é bem menor que o do Maciel, ele tem 150x50x50, tenho bastante peixe e miro a lotação como o Maciel, mas meus peixes ainda estão filhotes, eu não tenho nenhum oxigenador do aquario, e nada fazendo bolhas dentro dele, mas sua oxigenação está perfeita, não sei se quando os peixes crescerem vai precisar de mais, hoje se encontra com 2 caidas para o sump e 2 retornos para o aquario fazendo uma circulação na superficie com 2 joelhos, mas tambem tenho uma bomba de circulação de 2500 l/h que se encontra na altura media do aquario. Alguns aquaristas dizem que apenas a caida para o sump já faz a oxigenação do aquario inteiro, mas confesso que fiquei com medo de faltar oxigenio para os peixes.
Low tech 100lts

Jumbo 500lts sistema
patrickcortes

Usuário AquaFlux

Mensagempor Maciel Luz em Ter 09/Out/2018 10:09

Pessoal, obrigado pelos elogios.

Esdras Faria, vamos lá...
A oxigenação é feita somente pela circulação da água. As bolhas não ajudam muito nesse sentido, elas favorecem mais a expulsão de CO2 do que a solubilização de O2.
Você não disse qual é o tamanho do seu aquário, mas se for para jumbos, 1600 l/h é bastante fraca, ainda mais se houver muitos obstáculos, como troncos e plantas.
Só pra você ter ideia, no passado eu usava duas wavemakers duplas de 12000 l/h cada uma, além de duas bombas de recalque de 6000 l/h cada uma. Hoje eu troquei as wavemakers por outras mais fortes.
A vantagem é que não preciso sifonar o substrato e a oxigenação fica excelente. Você só deve tomar o cuidado para não incomodar os peixes.
Indico duas bombas de circulação, uma de cada lado.
Considerando que o seu aquário tenha pelo menos 1,5 m de frente e a sua fauna seja pouca e jovem, duas wavemakers de 3000 l/h será suficiente para dar uma turbinada na oxigenação. Mas eu ainda optaria por duas de 5000 l/h. Prefira wavemakers simples ao invés das duplas, pois estas são mais fracas.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só chamar...

Sucesso!

Maciel
Meu sistema - aquário + sump: 1020 litros
viewtopic.php?f=145&t=41756
Maciel Luz

Usuário AquaFlux

Tópicos: 2
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 30 vezes

Mensagempor Maciel Luz em Ter 09/Out/2018 10:22

Esdras,
só para lhe esclarecer, não acho que a oxigenação do seu aquário estivesse fraca, tudo que eu escrevi é para dar uma turbinada.

Qual era o peixe que estava com 70 cm? Dependendo do peixe, por exemplo aruanã, o habito natural pode ser ficar na superfície mesmo, nada tem haver com a falta de oxigenação.
Maciel Luz

Usuário AquaFlux

Mensagempor Ewi Vilela em Ter 09/Out/2018 15:11

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.

Patrick, infelizmente, meu peixe estava grande demais para o aquário, deve ser por isso que você ainda não teve problemas, porque mencionou que seus peixes são pequenos. Quando crescem costumam dar mais trabalho. Obrigado pela atenção cara, valeu mesmo.

Maciel, meu aquário é de 600 litros (200x50x60) não tinha troncos nem nada só areia no fundo e um peixe (bagre americano) que ficava o tempo todo nadando parado em frente a esta bomba que eu mencionei que soltava bolhas de ar. Como o peixe havia crescido muito passei a utilizar 3 bombas de recalque da sarlo de 2000 l/h cada totalizando 6000l/h no sump (200 litros), mas só tinha aproximadamente 40 litros de mídia (miracle baby e ista), a maioria miracle, deve ser por isso que tinha um pouco de amônia, tinha pouca mídia por um peixe tão grande e que comia muito.

Quanto às bombas, dentro do aquário somente essa de 1600l/h que na verdade era uma bomba de retorno que aproveitei para esse fim, como havia mencionado.

Ah, sobre o bagre já havia até postado um pequeno vídeo dele aqui no flux ano passado quando estava menor, mas depois ele cresceu muito. Tinha ele há aproximadamente três anos e realmente ele não estava bem nesses tempos, nunca ficou na superfície, foi a primeira vez.
Olha, tenho muitos aquários (menores), mas ficar sem o bagre foi uma sensação muito ruim, por isso perguntei a você por ter experiência com aquário mais complexo com várias espécies. Os meus só tem um peixe cada, com exceção de um aquário que tenho com 4 peixes médios/pequenos de cardume.

O aquário grande agora ficou desativado, desliguei tudo por pensar que havia algo errado no substrato ou coisa assim, ele está vazio no momento. Mas estava pensado em passar algum peixe médio que eu tenho num dos meus aquários para lá futuramente. Só não quero que ocorra o mesmo que aconteceu com o bagre. Vou colocar só um peixe como tenho costume de fazer, mas que não cresça muito que nem o bagre, quando o comprei o vendedor me disse que era um peixe que chegava no máximo a um palmo e meio de tamanho... Em meses ele tinha atingido 30cm e em aproximadamente 3 anos chegou aos 70 cm. Eu relutei em ficar com o bicho e acabou dando errado.

Vou pesquisar para comprar essa tal de wavemakers na internet, porque na minha cidade não tem nada. Quero que o outro peixe que eu colocar lá tenha uma vida melhor da que eu pude proporcionar para esse bagre.

Ah vi no seu vídeo peixes oscar, acho eles o máximo, tenho um oscar tigre (desses simples) no meu quarto, num aqua de 200 litros e é um barato.

Obrigado pela força e desculpe o incômodo.
Ewi Vilela

Usuário AquaFlux

Tópicos: 10
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor patrickcortes em Ter 09/Out/2018 18:16

Valeu, então,eu até aproveito para pedir ajuda de vocês para perguntar se preciso inserir outra bomba de circulação logo no meu aquario, eu não vejo nenhum peixe sofrendo com oxigenio, mas quero inserir uns tucunares mes que vem, e uma arraia, que estou esperando os outros peixes crescerem um pouco para não serem devorados pois a arraia em 18cm de diametro e os outros peixes o maior é a aruana de 15cm, e menores tem poly de 9, pacu de 7, red spotted de 7..
Low tech 100lts

Jumbo 500lts sistema
patrickcortes

Usuário AquaFlux

Mensagempor Maciel Luz em Qua 10/Out/2018 13:49

Esdras,
acho que o oscar ficará muito bem nesse aquário de 600 l.
Você pensar em outros companheiros pra ele.
Mas é importante pensar bem antes de colocá-los no aquário.
O maior problema dos bagres, ao meu ver, é que eles são muito rígidos.
Nesse caso, um peixe de 70 cm não consegue fazer uma curva em linha reta no seu aquário de 50 cm de largura.
As wavemakers auxiliarão bastante na oxigenação e limpeza do substrato.

Patrick,
sua fauna exigirá muita oxigenação, principalmente os tucunarés e arraia.
Por outro lado, os tucunarés não gostam de muita correnteza, assim você terá que posicionar bem as wavemakers para não incomodá-los. Sou a favor de sempre usar 2 wavemakers, pois assim a sujeira não fica acumulado em somente uma extremidade do aquário.

Abraço galera!
Maciel Luz

Usuário AquaFlux

Anterior

Voltar para Jumbos e Primitivos