Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Ajuda ao Beto

Sala exclusiva aos assuntos relacionados aos Bettas e outros Anabantídeos

Moderador: Equipe de Moderação

Ajuda ao Beto

Mensagempor linzinha em Seg 08/Jan/2018 17:59

Olá pessoal do fórum,

sou iniciante nesse ramo de aquarismo e em criação de peixe. Já aviso aos navegantes que o relato é longo pois tratam-se de 4 bettas!

No dia 02 de dezembro eu e minha mãe achamos tão bonito que adquirimos 4 vasos de 2 litros com planta e cascalho azul de quartzo, e que vinha com um peixe betta dentro numa loja de paisagismo. Um ficou comigo (o Beto), outro com ela, um damos de presente pra uma tia e outro para uma prima. Veio com um pacotinho de ração cada um, o mini betta da Alcon, que eles eram maluquinhos no começo (uns flocos bem pequenos, nem chega a ser uma bolinha).

A moça da loja havia nos orientado a fazer troca da água toda a cada semana e dar 3 bolinhas por dia. Uma semana depois o da minha tia morreu porque não estava mais comendo. Nem descobri a razão porque não moramos perto.

Como o Beto era super faminto, achei 3 floquinhos muito pouco no início. Fiz o teste dos 2 minutos, e a contagem inicial era de 20 bolinhas (muito para os parâmetros hoje, eu sei). Mantive esse número por alguns dias até perceber que a quantidade ingerida foi diminuindo até começar a dar apenas umas 10 bolinhas. Fui dar uma pesquisada na net e nos fóruns e descobri o negócio da TPA, e avisei sobre isso e menor qtde de ração para a minha mãe e minha prima.

O betta da minha mãe era todo ativo, nadava pra cá e pra lá e não tinha medo quando nos aproximávamos ou colocávamos as mãos no vidro. O Beto sempre foi assustado e ficava só na parte de cima do vaso, nunca desceu até o fundo, mas parecia saudável e tinha uma cauda super bonita.

Precisamos viajar no Natal e eu e minha mãe deixamos os bettas com um vizinho meu dia 23/12. O da minha mãe ficou no meu vaso, já que nadava mais, e o Beto transferi ele pra uma betteira de 1,3l já que seria por curto espaço de tempo. Eu orientei o vizinho a dar a ração mas não o orientei de tira-las e nem pedi pra limpar porque não achei que ia dar nenhum problema.... Quando voltamos dps de 3 dias, no dia 26/12, o da minha mãe já estava bem doente, com caudas roídas, perda de cor, nadando meio de lado e respiração ofegante. Água imunda, rações e cocô boiando. Eu não tinha nenhum remédio, só troquei a água e troquei eles de lugar, o Beto de volta pro vaso (lavei ele todo), e o da minha mãe na betteira. O Beto aparentava estar bem. Resultado: o da minha mãe morreu no dia seguinte. Por incrível que pareça, o vaso que tinha 2l estava mais sujo que o de 1,3l, e acho que o vizinho deu a mesma qtde pros dois. Vai entender.

Enfim, compramos outro pra minha mãe dia 27/12. Ele está super bem, ativo, comendo a ração nova Tetra BettaMin Pellets, no vaso de 2l, trocando metade da água 1x por semana e colocando anti-cloro, e só! Ela odeia frescura, ainda mais pra um peixe desse tamanho rs

O da minha prima, Beterraba, está bem tb, comendo ainda aquela primeira ração, ela faz TPA de 50% 1x por semana tb porque eu aconselhei, sem grandes frescuras, porque a menina tem 13 anos e seria muita informação pra ela que já tem um cachorro.

Agora, no dia 02/01 noto que o Beto comeu bem menos do que o usual, uns 5 floquinhos. Notei que o vaso já estava meio sujinho no fundo mas ainda com água clara, então resolvi trocar a água só no dia seguinte que ainda estava dentro do prazo de 1 semana. Ah, sempre usei o Protect Plus pro cloro. O PH da torneira fiz o teste de PH e está em torno de 7,5, acredito que pra mais, mas a água da Cobasi é alcalina tb, e no geral sei que eles toleram bem. Comprei um termômetro, a temperatura é ambiente, geralmente em torno de 23 a 24 graus por estes dias de verão, pois moro em São Paulo. Sei que não é a ideal, mas ele estava vivendo bem e não me preocupei de início.

Bum! Não deu outra, acho que de uma noite pra outra deu pico de amônia, sei lá, estava com início de cauda rasgando, e ele não comeu. Dia 03 iniciei o tratamento com Ictio (não tinha bolinhas brancas) e Aqualife. Dia 05, fiz TPA de 50% e reforcei os remédios, e dei um banho de sal grosso nele. A princípio, ele deu uma melhorada, nadava mais ativamente, e começou a nadar pro fundo do vaso, um comportamento que ele nunca teve desde que chegou mesmo quando estava saudável. Mas continuava sem comer. Tentei com larvinha de maçã e nada. Dei uma outra ração da Nutral, ele comeu uma bolinha quando estava começando a melhorar e dps mais nada.

Ontem, fui na Cobasi e comprei o Labcon Bacter, um aquário maior de 11 litros (de água fica 10l com o cascalho), um aquecedor de 10w (não encontrei termostato pra essa litragem), a mesma ração BettaMin da Tetra e uma elodea. Deixei o filtro mais pra frente, caso ele melhore. Fiquei na dúvida de comprar o Labcon Acid e o teste de amônia que era caro bem caro, pois os picos de amônia só deram qdo houve descuidos, e agora estava fazendo TPA a cada 2 dias.

Só nessa brincadeira foram 100 reais... sei que todos vão dizer sempre as mesmas coisa de comprar aquário maior, mas não tenho condições de comprar e nem comportar um aquário maior aqui no apto só pra um betta.

Montei o aquário (não deixei ciclando pra essa litragem pelo que vi, o cara da loja tb não achou necessário, tinha mais pressa de transferir ele pra um lugar maior e dar aquecimento). Coloquei 9 litros de água nova com anticloro, e 50% da água velha (1 litro), completando assim 10l. Aclimatei e misturei as águas antes de jogar o Beto no aqua. Como havia percebido uma melhora, menos na alimentação, pinguei apenas 2 gotas de Aqualife como preventivo, e não coloquei o Ictio dessa vez. Liguei o aquecedor e fui medindo com o termômetro. Uma hora me distraí e qdo fui ver a água já estava bem morna mas o termômetro marcava estranhamente somente 24 graus. Fiquei com medo e desliguei o aquecedor o tirei pra fora da água.
Fui testar o termômetro pra ver se tava com defeito. Coloquei ele na água quente e dps na água gelada, mas dps disso ele pifou. Uma porcaria. Agora estou com medo de usar o aquecedor, não encontrei na net termostato de 10w....=(
Só nisso, o Beto teve aumento e queda de temperatura num período de algumas horas... pqp.

Hoje, dia 08, ele estava vivo ainda, não comeu novamente e está mais apático que ontem, está começando a desbotar a cor perto do rabo. Fiquei na dúvida de dar outro banho de sal (porque vi que era pra fazer 3x em uma semana) porque ele está bastante debilitado e isso poderia mata-lo. Pra tratar a cauda, coloquei o bacter dessa vez, e não coloquei Ictio porque fiquei com medo que fosse muito remédio de uma vez, e ver se ele melhora.

Pra essa litragem, eu vi que a TPA deve ser feita a cada 5 dias ou uma semana. O que acham? Estou pensando em trocar apenas 20% amanhã.

Agora no final da tarde de hoje, ele começou a se coçar nas paredes do aqua e no cascalho, fica mais tempo parado, meio que na vertical de cabeça pra baixo, quando nada pra cima ou pra baixo dá uns disparos. Tô achando que devia ter continuado o tratamento com o Ictio, mas não sei se devo colocar agora já que o aqua está com o Bacter. O que mais me preocupa é que ele já não come nada há 6 dias, sei que é guerreiro, mas tô achando que tvz ele não passe de amanhã.

Não sei o que faço com a temperatura de hoje pra amanhã e nem com o PH. Tenho noção, mas não tem como mexer neles agora. A amônia deve estar baixa agora porque é só ele, tem muito mais água e ele não tem defecado.

:(

Me afeiçoo muito fácil aos bichinhos, e estou com dúvidas sobre como proceder. Postei algumas fotos dele antes e depois de ficar doente.

https://imgur.com/QdRaZMu
https://imgur.com/Mc9rQYB
https://imgur.com/yX9I8eE
https://imgur.com/dFpEEO3
https://imgur.com/1JdRZBL
https://imgur.com/qNqQ6ya
https://imgur.com/m0czn0T

Me desculpem o post longo, que foi pra não faltar nenhum detalhe :lol: e agradeço a paciência de todos que leram até aqui. :tmi:

Obrigada! :angel:
linzinha

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 0
Curtiram: 1

Re: Ajuda ao Beto

Mensagempor Gleibson em Sex 19/Jan/2018 23:39

Lizinha,

Sinto lhe informar que esse caso está muito grave, as escamas eriçadas demonstram que as bactérias já estão no interior do betta.
A mancha cinza da ultima foto, me parece ser um ataque de bactérias columnaris,

Você pode tentar um tratamento com algum bactericida

Uma coisa que pouca gente sabe é que nadadeiras roídas se tornam mortais se as bactérias atingirem o corpo do peixe. Diferente do que muita gente pensa bettas são sensíveis a amônia e má qualidade da água.
Gleibson

Clube dos Bettas

Tópicos: 45
Curtiu: 1
Curtiram: 135 vezes
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Voltar para Bettas e demais Anabantídeos