Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Betta Resgatado - Morangotango

Sala exclusiva aos assuntos relacionados aos Bettas e outros Anabantídeos

Moderador: Equipe de Moderação

Betta Resgatado - Morangotango

Mensagempor Morango Tango em Qui 12/Jul/2018 14:04

Olá a todas e todos, aproveito esse tópico pra me apresentar. Mantenho bettas há um tempo e foi justamente por conta deles que me aprofundei no aquarismo e acabei montando um aquário comunitário - onde consegui manter tranquilamente um betta macho com neons e kuhlis. Infelizmente o betta que estava no comunitário surgiu com um arranhão perto do olho e dois dias depois já apresentava sinais de hidropsia. Tentei tratar com Alcon Bacter, mas ele não resistiu ;(

Já tive sucesso no tratamento de alguns bettas que resgatei em condições ruins(caudas roídas, apáticos, manchas no corpo), mas nunca consegui salvar um betta com hidropsia. Entao decidi me redimir e fui atrás de algum betta que estivesse mais abatidinho no canto de alguma loja. Sempre tem alguns que ficam mais fragilizados com as condições precárias dos potes em que são expostos e acabam ficando mais abatidos, sendo os últimos a serem comprados - se é que chegam a ser comercializados...

Imagem

Encontrei então esse peixe que parecia ser o mais sofridinho das lojas em que passei. Ele estava parado no fundo do pote. Chegando em casa ele já estava mais agitado e está agora em aquário hospital esperando pra ser transferido para um cubo de 25 litros já ciclado só pra ele. Algumas horas depois ele está mais calmo. Boa parte do tempo parado, porém na superfície e não no fundo. Reparando mais nele, percebi as cores de sua cauda estão mais vivas do que na loja, embora seu corpo ainda esteja meio desbotado. Fiquei na dúvida se suas barbatanas estão roídas ou se são mesmo assim... Apliquei o Labcon Bacter no aquário hospital em que ele está e pretendo seguir o tratamento por mais 2 ou 3 dias até transferí-lo pro aquário dele. As barbatanas estão mesmo roídas? Prossigo com o tratamento ou o transfiro pro outro aquário?
Editado pela última vez por Morango Tango em Dom 22/Jul/2018 17:43, em um total de 1 vez.
Morango Tango

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Betta Resgatado - Está doente ou saudável?

Mensagempor Rodrigo Schuck em Qui 12/Jul/2018 16:21

Analisando a foto pelo celular as nadadeiras parecem normais. Coloca um espelho do lado e veja se ele fica agressivo e abre bem as nadadeiras.

Usar folhas de castanhola ajuda na recuperação do betta. Da um procurada sobre.

Edit: bem bonito esse betta
.:Montando 200L:.
Rodrigo Schuck

Usuário AquaFlux

Tópicos: 15
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor Morango Tango em Qui 12/Jul/2018 17:18

Coloca um espelho do lado e veja se ele fica agressivo e abre bem as nadadeiras.

Então Rodrigo, ele de vez em quando dá umas voltas pelo aquário e se arma, talvez exista algum reflexo no vidro do aquário hospital. Pelo que pude perceber as extremidades das barbatanas não têm sinais de apodrecimento, só acho estranho uns "rasgos" na cauda e a nadadeira ventral parece ser mais fina que o normal. Sei que não deve se tratar de um cauda de véu, mas ainda vejo algo estranho nas nadadeiras.

Usar folhas de castanhola ajuda na recuperação do betta. Da um procurada sobre.

Tenho algumas separadas e já tratadas aqui. Pensei em começar a usar no aquário permanente e deixar o hospital vazio. Ele continua no hospital no tratamento com Bacter. Sigo observando.
Morango Tango

Recém Chegado

Mensagempor luciabonito em Qui 12/Jul/2018 21:10

Olá! Tudo bem??

Pelo relato e foto, os sintomas desse peixe não me parecem sugestivos para justificar o tratamento com Alcon Bacter. Ele está com apetite? Uma das coisas que pode ter acontecido com esse peixe para ter a nadadeira caudal com esse tamanho seria que ele já tivesse passado por tratamento de podridão da nadadeira, ou danos por briga com outros peixes, e ela já estivesse em fase de regeneração / cicatrização. Mas não podemos ter certeza, pois não temos o histórico dos pais, avós e tals para saber se essa cauda também pode ser algo genético. Caudas duplas eu já vi, mas essa cauda tripla é a primeira vez!

Nessa época do ano os peixes ficam mais abatidos por conta da temperatura, uma vez que são mantidos em beteiras sem qualquer tipo de aquecimento e demais requisitos para o peixe. Isso junto com o tamanho da beteira que o impede de se exercitar adequadamente e prejudica a musculatura explicaria muito o comportamento apático dele.

Fico feliz que tenha resgatado o betta e esteja preparado para cuidar bem dele, tenho certeza que esse mocinho será muito feliz com você! :$ No entanto eu costumo seguir o seguinte manejo para quarentena de um peixe betta:

- Água tratada e condicionada para as necessidades do Betta (sem cloro, sem cloramina, ph compatível com a faixa de pH dos bettas, temperatura entre 24º - 29º C)
Recipiente de 4l ou superior
- Sal para uso em aquário nos primeiros 3 dias, atualmente uso os sais da Tropical (importante ser para uso em aquário pois o sal normal e o sal grosso comum contém iodo) - Proporção 1 colher rasa de chá para cada 25L, é bem pouco!
O sal ajuda a fazer uma profilaxia básica de microorganismos, acelera o metabolismo do peixe e promove cicatrização de alguma ferida que possa estar presente.
- Chá de folhas de Terminalia catappa (a famosa amendoeira-da-praia ou também conhecida como castanhola). Proporção é menos de 5% da quantidade total de água do aquário, o bastante para deixar a água levemente amarelada.
- Observação do peixe, atentando para apetite, fezes, escamas, respiração, manchas no corpo, qualidade do nado, resposta à estímulos (como a agressividade esperada ao se ver no espelho), etc..
- Trocas totais de água dia sim e dia não.

Nesse período de quarentena, se houver qualquer outra manifestação que seja característico de alguma doença, ai sim tratar com os remédios apropriados. Pois se já taco o remédio de uma vez e o peixe não está doente, eu contribuo para a formação de super bactérias que futuramente podem se tornar imunes a esse tipo de tratamento. E isso é um problema grave, ainda mais no ramo do aquarismo que já é tão negligenciado no quesito de doenças e oferta de remédios eficazes e seguros.
A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza.
- Albert Einstein

[PARTICIPE] Aquarismo com redução de danos ambientais
luciabonito

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 8 vezes

Mensagempor Morango Tango em Qui 12/Jul/2018 22:00

Nesse período de quarentena, se houver qualquer outra manifestação que seja característico de alguma doença, ai sim tratar com os remédios apropriados.

Massa, @luciabonito! Agora que já apliquei a primeira dose do Bacter, o que será que faço? Faço uma troca de água total imediatamente ou será que apenas suspendo a medicação e sigo com TPAs?
Morango Tango

Recém Chegado

Mensagempor Morango Tango em Qui 12/Jul/2018 22:06

Mais algumas imagens(me desculpem pela qualidade baixa):

Imagem

Imagem

Imagem
Morango Tango

Recém Chegado

Mensagempor Morango Tango em Sex 13/Jul/2018 15:35

Hoje de manhã, 24h depois da primeira aplicação do Alcon Bacter, fiz uma troca total de água e agora ele está em água limpa, sem qualquer medicação e segue em observação. Pode até ser impressão minha, mas hoje já percebi mudanças na coloração - quando chegou havia um região mais pigmentada na cabeça dele que agora parece se estender até metade do corpo, deixando ele com aspecto menos "pálido". Também percebi alguma diferença nas nadadeiras, que parecem um pouquinho mais abertas que ontem. Talvez pelo pouco de espaço a mais ele já esteja conseguindo nadar e se exercitar, expandindo melhor as nadadeiras. Está sendo alimentado com Betta Min Pellets. Posteriormente posto fotos do cubo em que ele irá morar! :)

Imagem
Morango Tango

Recém Chegado

Mensagempor GustavoChiarini em Qua 18/Jul/2018 15:42

Parabéns pela atitude! Continue atualizando!
GustavoChiarini

Recém Chegado

Curtiu: 20 vezes
Curtiram: 5 vezes

Re: Betta Resgatado - Morangotango

Mensagempor Morango Tango em Dom 22/Jul/2018 17:07

Oi gente, voltando pra atualizar vocês da situação do Morangotango :lol:

Hoje faz 10 dias que ele está em observação e progrediu muito, parece outro peixe! Como havia dito, não prossegui com o tratamento e apenas a água limpa sempre e alimentação melhor fez maravilhas! No primeiro dia ao mudá-lo pro hospital já tinha percebido as extremidades brancas nas nadadeiras(principalmente nas pélvicas) e olhem só como se revelaram agora:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como ele está indo muito bem e não apresenta nenhum sinal de doenças farei a mudança pro seu aquário definitivo em 5 dias. Em breve posto fotos do aquário e da mudança. ;)
Morango Tango

Recém Chegado

Re: Betta Resgatado - Morangotango

Mensagempor GustavoChiarini em Ter 24/Jul/2018 12:05

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
GustavoChiarini

Recém Chegado

Curtiu: 20 vezes
Curtiram: 5 vezes