Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Iluminação para aquário marinho.

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo marinho

Moderador: Equipe de Moderação

Iluminação para aquário marinho.

Mensagempor futuroeng em Ter 05/Dez/2017 15:50

Fala pessoal tudo bem?
Meu nome é Alberto e sou novo no hobby e ainda estou adquirindo os equipamentos
necessários para montagem do meu nano marinho (a ansiedade é grande, mas decidi comprar aos pouco e montar só quando tiver tudo em mãos).
Contudo, percebo que uma das dúvidas mais frequentes de cada usuário do forum está relacionado a iluminação.

Baseado nisso, decidi que esse será meu tema do trabalho de conclusão
de curso e gostaria da ajuda de vocês, para saber quais características a luminária
ideal deve ter (potência, funcionalidades, tamanho, customizações, etc)

Desde já obrigado.

Sent from my iPhone using Tapatalk
futuroeng

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 1
Curtiram: 0

Re: Iluminação para aquário marinho.

Mensagempor Raimundo Santana em Seg 11/Dez/2017 18:54

Não acho que o fórum seja adequado para pesquisa no seu TCC.
Não sei qual a área que você ta estudando, mas basicamente um projeto de iluminação detalhado envolverá estudos sobre:
- clorofila
- zooxantelas (no caso de corais)
- espectro de radiação mais utilizado na fotossíntese
- penetração da luz na água
- comparação entre tipos de lâmpadas (LED, halógena, FLC, incandescente)
- fotoperíodo

O que disse acima refere-se mais para estudo, não necessariamente você precisa saber para tocar seu aquário.
Agora com relação às características de uma luminária pra você usar no seu aquário:
- considerando iluminação de LED, tenha 1W por litro como referência. Mas isso não é regra, depende muito do seu setup e de quais corais irá manter
- existem luminárias com efeito amanhecer e entardecer, e com acionamento e desligamento automático, mas não é obrigatório ter isso
- existem luminárias que simulam tempestades, nuvens, mas é mais pra diversão mesmo
- LEDs verdes não ajudam quase nada na fotossíntese, mas possuem um impacto visual muito grande pois seu olho é bem sensível à luz verde. Dependendo da configuração de LEDs de uma luminária, um LED verde pode ajudar a quebrar o azulão no aquário.
- luminária tem de todo jeito, caras, baratas, você mesmo pode montar uma. As boas luminárias com funcionalidades legais e uma mistura de cores bem feitas (que não deixa um efeito de discoteca) são bem caras. Se você optar por fazer a sua, não fuja muito dos LEDs brancos e azuis.
Raimundo Santana

Usuário AquaFlux

Tópicos: 39
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 126 vezes

Mensagempor futuroeng em Ter 12/Dez/2017 11:34

Raimundo Santana escreveu:Não acho que o fórum seja adequado para pesquisa no seu TCC.
Não sei qual a área que você ta estudando, mas basicamente um projeto de iluminação detalhado envolverá estudos sobre:
- clorofila
- zooxantelas (no caso de corais)
- espectro de radiação mais utilizado na fotossíntese
- penetração da luz na água
- comparação entre tipos de lâmpadas (LED, halógena, FLC, incandescente)
- fotoperíodo

O que disse acima refere-se mais para estudo, não necessariamente você precisa saber para tocar seu aquário.
Agora com relação às características de uma luminária pra você usar no seu aquário:
- considerando iluminação de LED, tenha 1W por litro como referência. Mas isso não é regra, depende muito do seu setup e de quais corais irá manter
- existem luminárias com efeito amanhecer e entardecer, e com acionamento e desligamento automático, mas não é obrigatório ter isso
- existem luminárias que simulam tempestades, nuvens, mas é mais pra diversão mesmo
- LEDs verdes não ajudam quase nada na fotossíntese, mas possuem um impacto visual muito grande pois seu olho é bem sensível à luz verde. Dependendo da configuração de LEDs de uma luminária, um LED verde pode ajudar a quebrar o azulão no aquário.
- luminária tem de todo jeito, caras, baratas, você mesmo pode montar uma. As boas luminárias com funcionalidades legais e uma mistura de cores bem feitas (que não deixa um efeito de discoteca) são bem caras. Se você optar por fazer a sua, não fuja muito dos LEDs brancos e azuis.

Obrigado pelo feedback Raimundo,

Eu sou estudante de Engenharia da Computação. Ainda estou amadurecendo a ideia,
como vejo que sempre existe o questionamento em relação a iluminação mais adequada,
resolvei começar por aqui.

Mas seu feedback já me ajuda dar um norte por onde começar a pesquisar.

Muito Obrigado mesmo!
futuroeng

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 1
Curtiram: 0

Mensagempor Rafael Kato em Sáb 16/Dez/2017 21:18

A iluminação muda normalmente em 3 fatores. PAR, PUR e comprimento de ondas e esses que você deve medir/quantificar.

Arredondamento de w/L ou lumens/L não dão embasamento cientifico para definir um espectro/PAR/PUR ideias para cara tipo de corais, assim como essa proporção pode mudar de led para led, HQI para HQI e T5 para T5.

Sugiro alguns artigos para a leitura, provavelmente vai de tar um bom caminho caso queira escrever seu TCC com essa base.

http://www.advancedaquarist.com/2012/10/aafeature

http://www.advancedaquarist.com/2008/3/aafeature1

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4479885/

http://www.advancedaquarist.com/magazine

Abraços

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
The Golden Reef 39L viewtopic.php?f=19&t=22931
Rafael Kato

Moderador Aquaflux / Clube dos Marinhos

Tópicos: 43
Curtiu: 0
Curtiram: 205 vezes