Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Projeto 200 Litros

Sala destinada à aquários marinhos

Moderador: Equipe de Moderação

Projeto 200 Litros

Mensagempor Barone em Qui 29/Jun/2017 11:00

Fala pessoal beleza?

Estou a muito tempo no aquarismo dulcícola com jumbos e plantados ja passei por diversas fazes enfim, estou aqui para pedir conselhos sobre meu projeto de 200 litros marinho (100x40x50) que vou me aventurar e como todos dizem...mete a cara e vai!

Pois bem, como não estou com todo dinheiro em mãos para fazer tudo de uma vez vou fazer aos pouco conforme vou recebendo meu dim (estagiário nesse país ta difícil :D ).

Gosto de por a mão na massa, meio estilo FVM de viver, vou separar por partes e conforme coloco aqui a minha linha do tempo e mostrando para vocês o aquário sair do papel.

Fauna, penso em um Yellow Tang, dois palhaços black, um Goby yellow watchman, uma donzela, camarão bailarino e a equipe de limpeza turb e paguros. Fauna muito carregada? O que mudariam para o tamanho do aquario?

Corais moles em um primeiro momento e mais para frente com experiencia alguma coisa de LPS.

1º - Móvel - Sem segredo, um móvel de metalom mais para frente vou revesti-lo de madeira, compensado, mdf, enfim...

2º - Display - Estou fazendo alguns orçamentos dos vidros, estou pensando em 10mm sem travas (se for viável queria um display mais "clean" sem travas), e as dimensões gostaria de sugestões, penso em algo em torno de 200 litros + sump que já possuo um aquário de 60x30x40 que montarei nele. Ao todo 270 litros brutos, minha duvida seria se essas dimensões estão legais ou mudariam algo? Aumentar ou diminuir? Fico pensando na TPA e o gasto que terei com ele mensalmente.

Estou pensando em 2 botas de descida pelas laterais e uma de subida pelo centro, esta certo? Olhei overflow e bean animal também mas gosto do tradicional acho que todos tem suas qualidades mas preciso de ajuda sobre esse fato.

3º - Sump - Como já dito um aquário de 72 litros que já tenho 60x30x40 e vou desmontar para montar um sump nele com somente 1 divisória nada com muito segredo ou 2 divisórias? Espaço para o skimmer se sobrar algo para o refúgio e a caixa de reposição vou fazer por boia mesmo nesse primeiro momento para economizar.

4º - Equipamentos - Bomba de Recalque imagino que uma de 2000lt/h, controladora coel ltz11, densimetro, aquecedor de 300w e coolers.

5º Skimmer - Nesse primeiro momento já posso por para ciclar sem skimmer no escuro? Providencio o skimmer no mês seguinte após a ciclagem? Para dar um respiro financeiramente ou preciso usar ele logo de começo, estou pensando se confecciono um estilo Basso ou compro os seguintes modelos: NY Cone 300 ou um Aviv 200 aceito sujestões!

6º - Iluminação - Enquanto rola a ciclagem vou confeccionar a luminária gostaria de ajuda para os Led's, quantos comprar de cada cor? Leds de 1w? 3w? 10W? E a quantidade total de Watts? Penso em ter corais moles e anêmonas nesse primeiro estágio se for viável mais para frente alguma coisa de LPS mas só depois de ter uma boa experiencia e o aquário bem estável.

Como ja possuo um pouco de substrato irei usar a tradicional aragonita e possuo 10kg de pedras sansibar vou pegar mais 15kg conforme o tempo, sal marinho e se esqueci de algo por favor me lembrem :tmi:

Aceito todo tipo de criticas construtivas por favor! ;)

E mais uma vez agradeço a todos desde já!
Barone

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 1

Re: Projeto 200 Litros

Mensagempor Barone em Seg 03/Jul/2017 10:51

Alguém?
Barone

Recém Chegado

Mensagempor Raimundo Santana em Seg 03/Jul/2017 14:49

Vou dar umas sugestões:
1) Não use densímetro. Você consegue achar refratômetro na faixa de 100-150 reais. Vale Muito a pena.
2) Pode começar sem skimmer pra ciclar sem problemas.
3) É mais fácil criar muito LPS do que anêmona. Anêmona não consome cálcio como os LPS, mas precisam de uma boa qualidade de água. Sugiro começar com softs, e depois que estabilizar colocar LPS/anêmona.
4) Eu prefiro LEDs de 3W porque aí você consegue misturar bem as cores. Por estética, também é bom usar aquelas lentes que espalham a luz, assim não fica um efeito discoteca no reef. É interessante ter uns LEDs azuis e violeta para ver a fluorescência de alguns corais, principalmente os verdes. Eu uso 1/3 branco, 1/3 azul, 1/3 actínicas. Mas acho que é mais questão de gosto.
5) Não se esqueça do filtro deionizador. Não sei como é o TDS da água da sua casa.
Raimundo Santana

Usuário AquaFlux

Tópicos: 36
Curtiu: 8 vezes
Curtiram: 95 vezes

Mensagempor Barone em Ter 04/Jul/2017 14:14

Raimundo obrigado pelos esclarecimentos, minha duvida agora é para fazer a furação do aquário muitas vidraçarias da minha região se negaram a fazer o serviço.
Barone

Recém Chegado

Voltar para Aquarismo Marinho em Geral