Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Contaminando outros aquários com algas

Sala de dúvidas sobre algas, tipos mais comuns e maneira de combatê-las

Moderador: Equipe de Moderação

Contaminando outros aquários com algas

Mensagempor alexandrek em Qui 16/Fev/2017 19:15

Gostaria da opinião dos colegas. Meu aquário de 96l e composto de algumas plantas low tech. Estou trabalhando em um projeto de um aqua de 330l que provavelmente criarei discos. Como Flora terei apenas musgos, Microsorum e talvez samambaia (que já tenho as 3 no de 96l). Aí se inicia o problema. A pouco tempo tive um surto de petecas no de 96l que consegui erradicar com Excel. Porém as algas voltaram. O que gostaria de saber é se existe uma formas de tratar essas plantas para que eu não contamine o novo aquario com as petecas. Estou com medo até de aproveitar a biologia (o de 96l mantém sempre a amonia e nitrito zerado) para acelerar a ciclagem.
alexandrek

Usuário AquaFlux

Tópicos: 4
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: Contaminando outros aquários com algas

Mensagempor Oculto em Sex 17/Fev/2017 11:45

Para aproveitar a biologia fica difícil pois provavelmente onde vai bactéria vai esporo de alga junto.

O certo é "esterilizar" tudo que for de um aquário para o outro (redes, plantas, pedras, etc) com solução de água sanitária 1:19 imersão por 10 minutos ou permanganato de potássio (1 comprimido para cada litro) também "banho" de 10 minutos.

Sempre é bom fazer quarentena de plantas (15-40 dias em uma garrafa pet cortada) para eliminar contaminações antes de introduzir no aquário.
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 291
Curtiu: 143 vezes
Curtiram: 958 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Re: Contaminando outros aquários com algas

Mensagempor alexandrek em Sex 17/Fev/2017 13:17

Vlw Oculto. Sera que as plantas aguentam bem o cloro? Permanganato me parece mais tranquilo. Mas será que as petecas morrem tbm? Essa alga e uma praga.
alexandrek

Usuário AquaFlux

Tópicos: 4
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 3 vezes

Voltar para Algas