Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Algas - dúvida como controlar

Sala de dúvidas sobre algas, tipos mais comuns e maneira de combatê-las

Moderador: Equipe de Moderação

Algas - dúvida como controlar

Mensagempor gucafg em Qui 05/Jul/2018 14:55

Buenas povo,
Tenho um aquário de uns 40L, com pH sempre controlado em torno do 7 e temperatura em torno de 20-30 (complicado manter 100% estável nesse clima do RS). Parece engembrado pois sou fã do DIY e eu que fiz tudo desde a colagem dos vidros.
Tenho neons, platis (ganhei eles. Sei que preferem mais a acidez mas não tenho o que fazer com eles, então sobrevivem muito bem no pH neutro), tetras, um agulinha e dois camarões red rili (o terceiro está encomendado pois são duas fêmeas). Como não tenho peixe de fundo, encomendei uma cobrinha kuhli já que é a espécia que achei que deixa em paz os camarões e vive bem em 40L.
Gosto muito de planta natural, então tenho cabombas, valisnéria, musgo de java, alface d'agua e outras duas que achei numa loja e a moça me deu por estarem feias.

Meu problema é que mesmo com os camarões e os platis, parece que surgem algas demais no aquário. Nas fotos não aparenta tanto pois eu decidi fazer esse post logo depois de fazer sifonagem e limpar o aquário. Tem um canto sem nada poque tinha duas plantas artificiais que eu tirei pois estavam feias demais. Mas pela foto do filtro da pra ter uma ideia das algas.

Como não uso substrato fértil e nem vou usar, usei por duas semanas mês passado dois produtos fertilizantes pra tentar dar uma animada nas plantas semi-mortas que a moça me deu (e usei em frações reduzidas às indicadas nos fracos, já que é tudo low-tech). Não sei se foi isso que pode ter causado um boom de algas. Também retirei o carvão ativado pra dar uma ajudada nelas.

Não quero usar produtos anti-algas pois meus camarões sobrevivem basicamente dela e de vegetais que de vez em quando eu ponho no aquário. Qual seria a melhor solução pra dar uma estabilizada nas algas? Ampulária? Mais camarões? Voltar a usar carvão-ativado, tem alguma relação com isso será? Fazer TPA maiores e mais seguidas?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
gucafg

Recém Chegado

Tópicos: 5
Curtiu: 1
Curtiram: 0

Re: Algas - dúvida como controlar

Mensagempor Paulo Lougue em Qui 05/Jul/2018 16:26

Gucafg, seja bem vindo ao fórum. Coloque mais sobre seu aquário, tipo de iluminação, frequência de TPA's, qual filtro e vazão etc para podermos te ajudar melhor. Curiosidade minha, aquele "tronco" com furo no meio e várias raízes é natural e que madeira seria?

Abraço!
"Prepare-se para o pior, espere o melhor e aceite o que vier."
Paulo Lougue

Usuário AquaFlux

Tópicos: 74
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 65 vezes

Mensagempor gucafg em Qui 05/Jul/2018 18:15

A iluminação eu vou batar três fitas led por cima, mas ainda estou montando o material. Como eu disse eu gosto do DIY :D . Mas por enquanto tem uma lâmpada led de uns 12 watts no canto do aquário. TPA eu faço uma vez por semana uns 10L ou mais. Já sifonagem faço mais vezes na semana. Não sigo nenhum padrão.

O filtro é um aquatech FE25 (220 volts), tem que dar pro gasto pra esse aquário, já tinha e não vi porque pegar outro.

O aquário agora deve ter uns 3 ou 4 meses a recém. Esse tronco do furo e das raízes não é natural, é de resina, mas é bem perfeitinho. Também, é 100 e tantos reais um enfeite desse tamanho, tem que ser perfeito mesmo (https://www.petz.com.br/produto/decorac ... raiz-80204)
gucafg

Recém Chegado

Mensagempor Artur Diniz em Qui 05/Jul/2018 20:30

Que tipo de alga está tendo ai? Cada tipo de alga tem causas diferentes e tratamentos diferentes...

Provavelmente o boom de algas foi por conta dos fertilizantes mesmo. Qual o regime de iluminação do aquário atual (tipo de lampada, lúmens/potencia, horas)?
Artur Diniz

Usuário AquaFlux

Tópicos: 12
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 20 vezes

Mensagempor Paulo Lougue em Sex 06/Jul/2018 08:47

Acho uma led de 12 watts muito forte, mas como tu vai trocar, beleza. O tempo de iluminação também influencia, no meu tenho 10 horas. Como disse o Artur pode ter sido outro fator a fertilização. Tu tens cerâmica no filtro? Gosto de caramujos redramshorn, são bons algueiros.
"Prepare-se para o pior, espere o melhor e aceite o que vier."
Paulo Lougue

Usuário AquaFlux

Tópicos: 74
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 65 vezes

Mensagempor Oculto em Sex 06/Jul/2018 10:39

Olha, aquários novos tendem a ter algas.. seria uma sucessão ecológica mesmo, como algas marrons primeiro.

Com lâmpadas led se usa os lummens (Lm) para medir a iluminação.

Imagem

Se tem 40 litros a TPA deveria ser por volta de 13-14 litros.

Quando (e si) aparecerem mais algas tire uma foto para vermos qual é.

Se forem marrons (as mais comuns no inicio) caramujos e ottos adoram.
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 309
Curtiu: 156 vezes
Curtiram: 1139 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor gucafg em Sex 06/Jul/2018 15:46

Valeu pela resposta!
Essa lâmpada é de 1200 lúmens e 6500 kelvin. Se considerar uns 35-40 litros bruto da pra considerar uma iluminação moderada/fraca. Foi o que eu queria quando comprei, já havia visto essa tabelinha, mas a minha dizia 30 lúmens fraco.

É acho que deve ser um boom de algas de início. Ainda não havia tido isso. Tem que ver o que eu tirei de alga dos 'canos' do filtro, acho que isso tava até atrapalhando o fluxo no filtro. Foi MUITA alga. Vou botar mais um camarão e ver se arranjo uns caramujos também.

Na próxima eu raspo umas e tiro foto. Agora acabei limpando, inclusive troquei uns 60% da água porque estava demais. Vamos ver se volta a um nível mais equilibrado. Vou trocar aquela esponja do filtro original por mídias de vidro da oceantech também, eu acho. A esponja também estava repleta de alga (chegava a formar uma camada) e creio que também deve atrapalhar no fluxo. Isso que eu já raspava as algas no filtro de tempos em tempo, mas agora foi demais.
gucafg

Recém Chegado

Mensagempor Artur Diniz em Sex 06/Jul/2018 20:59

Posta foto da alga no local onde ela estiver antes de raspar, é melhor que postar a "caca" depois que ela foi raspada já pra identificar que tipo é.

Toda mídia atrapalha o fluxo de água pelo filtro. A esponja que tu diz é aquela preta pra filtragem biológica? Se tá acumulando muita sujeira nela é sinal que a filtragem mecânica não tá sendo suficiente. Coloca mais material pra segurar esses detritos antes que ajuda. O próprio acumulo de matéria orgânica propicia o crescimento de algas.
Artur Diniz

Usuário AquaFlux

Tópicos: 12
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 20 vezes

Mensagempor gucafg em Sex 13/Jul/2018 13:08

Agradeço as respostas!!
Coloquei duas curbiculas que encomendei, e recomendo fortemente pra quem tem problema de algas!! Elas tem feito um baita trabalho!!
Imagem
gucafg

Recém Chegado

Mensagempor Daniel Alves em Sex 13/Jul/2018 13:24

Quem bom que as ampulárias resolveram.

Vá nos atualizando.

Abraço.
Imagem