Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Pico Reef Ipitanga - 9l

Destinada a montagem e manutenção de aquários com menos de 100 litros

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Pico Reef Ipitanga - 9l

Mensagempor Arthur Fernandes em Ter 04/Jul/2017 16:55

To acompanhando, estou montando o meu ele é de 30l não deixa de ser um Pico Reef, não deixe de mandar fotos estou doido pra ver como esta seu aquário...
abraços
Da uma passada ai.
Helmanz House 1.0
viewtopic.php?t=42479
Arthur Fernandes

Usuário AquaFlux

Tópicos: 5
Curtiu: 1145 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagempor Oculto em Qua 05/Jul/2017 12:28

Belo avatar Arthur. :rock:
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 301
Curtiu: 153 vezes
Curtiram: 1066 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor rudvalandrade em Dom 16/Jul/2017 22:49

Fala galera!!

As coisas estão caminhando bem. O único problema ainda são as algas verdes que cobrem as pedras. Mas, acho que a inclusão dos corais vai combater esse problema. Por falar em corais, essa semana colocarei os primeiros: Xênia Pom Pom, Mush Blue e Ricordea. Estão bem pequenos ainda. Por isso colocarei os três de vez. Assim que incluir postarei as imagens.

Por falar em coral mole, o que vocês indicam de suplemento para eles?

PS: nos últimos dias joguei camarão, deixei salinidade subir, fiz algumas loucuras pra ver como o Reef iria se comportar. Correu tudo bem, sinal de boa estabilidade.
rudvalandrade

Usuário AquaFlux

Tópicos: 33
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagempor Oculto em Seg 17/Jul/2017 12:29

Estou torcendo pelo sucesso aí.

Quando der posta fotos.
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Mensagempor Raimundo Santana em Sex 21/Jul/2017 09:35

Rudval eu não doso nada pros corais, mas eu alimento 2 palhaços que acabam gerando nutrientes pro reef.
Se você não vai ter peixes, talvez seja adequado suplementar com alguma coisa, mas sempre com moderação pra evitar problemas.
Raimundo Santana

Usuário AquaFlux

Tópicos: 37
Curtiu: 8 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagempor rudvalandrade em Sex 28/Jul/2017 00:09

Boa noite galera,

Vamos às atualizações:

- Senti falta da luz azul. Meus leds eram todos brancos. Dentro da minha realidade de espaço disponível, resolvi apostar na fita de led. Barato, fácil de montar e eficaz. Deu certo. Hoje em dia não precisa mais de solda, etc. As peças são de encaixe e tem durabilidade boa. No caso do pico reef, recomendo como complemento. É SENSACIONAL VER OS CORAIS COM A LUZ AZUL. Perco horas olhando.

- Segui o conselho de vocês e dei uma diminuída monstra na quantidade de rochas.

- Troquei os paguros por outros menores. Paguros são um problema em pico reef. Bagunçam tudo e passam por cima dos corais... Dei prioridade às neritinas e paguros bem menores (que, inclusive, moram em conchas de neritinas).

- Meu pequeno sistema aquático tá evoluindo: vermes, poliquetas, copepodes, ofiúros minúsculos... vejo de tudo por aqui.

- Penso seriamente na possibilidade de incluir algum peixe. Gobby, Blenio Red Dragonet, até um palhaço (saddleblack, clark, black ou skunk). O que vocês acham?

Agora, o principal: inseri os primeiros corais pouco a pouco. NÃO ESQUEÇAM: MINIMIZE O QUANTO PUDER O FLUXO DE ÁGUA PARA OS CORAIS SE FIXAREM BEM NAS ROCHAS. Vou deixar assim uns 10 dias.

A lista:

Anêmona BBT anã - foi a primeira. Deixei procurar seu lugar. Ela andou, andou, andou... andou mais, estabilizou num buraco da rocha. Por lá ficou. Até ter convicção do seu posicionamento, não vou colocar nenhum coral por perto dela. Até já alimentei com camarão esses dias.

GSP - fantástico no nano reef. Coloquei numa rocha em posição estratégica para espalhar. Se rolar de botar o Ocelaris, sei que ele vai ficar em cima do GSP.

Cloves Papaya - O Cloves Papaya é lindo e bem resistente.

Ricordea,
Mush - no mush veio um coral incrustado que eu não sei ainda qual é.
Scolymia (longa história)

Zoanthus - Esse terá papel fundamental no layout. Recuei as rochas e deixei um corredor na frente do aquário pra fazer um carpete dele e de palithoa.

Outros estou estudando a possibilidade: hammer, frog, xenia pom pom, blue tonga... Vocês tem alguma sugestão?

A amônia continua zerada. O nitrito varia entre 0 e 0,50. As TPA`s são semanais. Troco 1 litro. A reposição é diária porque estou em casa sempre. Mas, vez em quando deixo dois ou três dias sem fazer. Temperatura entre 25 e 27.

Seguem as fotos. E até breve!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
rudvalandrade

Usuário AquaFlux

Mensagempor Oculto em Sex 28/Jul/2017 12:51

Pô Andrade, assim você me quebra....

Justamente o que mais acho legal no aquarismo marinho é a "fauna surpresa" como poliquetas (falo das filtradoras), ofiúros, microcrustáceos, etc que aparecem.
Oculto

Mensagempor rudvalandrade em Sex 28/Jul/2017 16:21

As poliquetas são sensacionais!!!!!!!
rudvalandrade

Usuário AquaFlux

Mensagempor Rafael Kato em Sex 28/Jul/2017 18:42

Peixes em 9L vai ficar bem apertado em. Eu colocaria talvez somente um camarão.

Scolymia dependendo do tamanho pode ficar grande, mais ou menos uns 15cm.

De resto se bem planejado não vai te trazer muitos problemas.

Abraços

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
The Golden Reef 39L viewtopic.php?f=19&t=22931
Rafael Kato

Moderador Aquaflux / Clube dos Marinhos

Tópicos: 43
Curtiram: 204 vezes

Mensagempor rudvalandrade em Sáb 29/Jul/2017 00:49

Oculto,

hoje reparei que dentre os bichos maneiros, vieram também planárias. Problema sério. Como o objetivo maior desse reef é aprender, vamos lá. Não esperei e fiz logo o tratamento com Ascaridil agora às 19h. Um brother do RJ sugeriu usar um comprimido de 150mg (uso adulto) para cada 100L. Porém, só encontrei na farmácia o de 80mg (uso infantil). Fiz então de maneira proporcional. A dose a ser aplicada é única e após 12 horas deve ser feita uma TPA de 20%. Outro amigo sugeriu repetir a aplicação em uma semana como forma de erradicação.

O USO: Dissolvi e apliquei um pouco menos do que o indicado (medo de principiante). NA HORA as planárias sentem. A anêmona BBT anã encolheu e mudou de cor. Fiquei no pânico. Mas, voltou logo ao normal. Os outros corais nem se abalaram. Essa planária é um bicho do cão. Vi 3 no vidro e quando apliquei o Ascaridil saíram muitas (muitas mesmo) do substrato. Isso de um dia pro outro!!!! Não pode vacilar. Viu, trata logo! Pior que essa semana tive planária tb no meu aquário de caridinas. Nesse caso tratei com Panacur (3 dias seguidos). Semana escrota!

Vou aguardar os próximos dias para ver no que dá. Amanhã precisarei viajar e só retorno segunda.Deus vai tomar conta. kkkkkkkk

SOBRE A FAUNA:

Desconsiderei ter qualquer Palhaço ou Gobby. O blênio não, esse vou colocar. Ainda mais agora que um colega relatou que o Blênio Vermelho (4cm no máximo) dele não deixa passar uma planária. Inclusive, foi a solução do aquário. Estou pesquisando um pouco mais. Mas, se não for esse, com certeza será outro tipo de blênio.

Por enquanto é isso.
rudvalandrade

Usuário AquaFlux

AnteriorPróximo

Voltar para Nano e Picos Reefs