Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Ajuda para montagem

Destinada a montagem e manutenção de aquários com menos de 100 litros

Moderador: Equipe de Moderação

Ajuda para montagem

Mensagempor Gustavo Reiss em Qui 11/Out/2018 01:17

Amigos,

Boa Noite!

Essa é minha primeira postagem no fórum :)

Terminei a montagem do meu aquário no domingo, é um aquário de 35 litros na configuração 20x50x35.
Um aquário estreito, mais ele é comprido e alto (para o padrão que montei rsrs), acredito ser suficiente para um iniciante.

A 2 dias ele está com água, para o teste de vazamento e pressão, amanhã, provavelmente irei esvaziar, terminar a limpeza e já gostaria de começar a montagem.

Minhas dúvidas começam ai, pois mesmo tendo lido muito a respeito, ainda preciso de ajuda para evitar comprar produtos errados.

Um ponto importante, é que não quero usar bomba externa, justamente pela estética, e quero monta-lo com plantas vivas, tanto pelo benefícios das plantas como pela estética.

Para essa configuração, vocês me recomendam o uso de plantas?
como deve ser a composição do fundo? somente cascalho com a terra própria para as plantas?

posso forrar todo o fundo com a terra e por cima colocar cascalho?

E minha maior dúvida, qual método de filtragem devo usar?
Vi aquários com filtragem biológica, aquelas com plaquinha no fundo, mais como pretendo ter plantas, acredito que esse método seja inviável, e também não tenho espaço para um sump.

A bomba interna, aquela que tem o filtro acoplado da conta do recado?

Esse tamanho de aquário vai precisar de um areador?

Obrigado a todos que puderem me ajudar.
Gustavo Reiss

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda para montagem

Mensagempor IsacSamuel em Qui 11/Out/2018 15:47

Boa tarde Gustavo, vou tentar lhe ajudar nas suas dúvidas:

Um ponto importante, é que não quero usar bomba externa, justamente pela estética, e quero monta-lo com plantas vivas, tanto pelo benefícios das plantas como pela estética.

Baseado em tudo que percebi no seu post, mesmo não querendo usar bomba externa, não sei se seria a esse tipo de filtragem que se refere, mas eu recomendaria o uso de um filtro Hang On, simples, barato e vai dar conta da sua filtragem/aeração, tem também vários videos na internet mostrando como turbinar esses filtros usando outras mídias ao invés dos refis, o que recomendo bastante, segue a foto de um modelo que acredito que daria conta do seu aquário (Atman HF400), mas poderia ser qualquer um similar de boa qualidade:

Imagem

Para essa configuração, vocês me recomendam o uso de plantas?

Aí que está, pelas informações que você passou, só a litragem e as dimensões, podes usar plantas a vontade, agora quais você vai usar vai depender de como vai montar a iluminação e o substrato, como você está iniciando, recomendo utilizar plantas low tech, que exigem menor demanda de nutrientes e luz.

como deve ser a composição do fundo? somente cascalho com a terra própria para as plantas?

Essa terra própria para as plantas deve ser de uso especifico em aquários, aí tem substratos próprios para plantas mais exigentes que podem precisar ou não de cascalho/camada inerte por cima.

posso forrar todo o fundo com a terra e por cima colocar cascalho?

Como citei anteriormente, essa terra precisa ser de uso especifico para aquário.

E minha maior dúvida, qual método de filtragem devo usar?
Vi aquários com filtragem biológica, aquelas com plaquinha no fundo, mais como pretendo ter plantas, acredito que esse método seja inviável, e também não tenho espaço para um sump.

Como mencionei acima, recomendo um Hang On, pela praticidade e custo beneficio

A bomba interna, aquela que tem o filtro acoplado da conta do recado?

Eu particularmente acho bastante limitada e eu optaria pelo hang On até para não ocupar espaço dentro do aqua e ganhar mais espaço para os peixes.

Esse tamanho de aquário vai precisar de um areador?

Com o filtro, geralmente não é necessário, pois ele já promove a circulação necessária para as trocas gasosas.

Agora minhas questões para lhe ajudarmos melhor:

Quais peixes pretende manter?

Já leste sobre o ciclo do nitrogênio e ciclagem do aquário? É um passo bastante importante que não pode ser esquecido.

Espero ter ajudado, um abraço e esperamos ver fotos da montagem :D
IsacSamuel

Recém Chegado

Curtiu: 1
Curtiram: 4 vezes

Mensagempor Gustavo Reiss em Sex 12/Out/2018 18:54

Bom noite Isac!!!

Muito obrigado pelas informações, elas já me ajudaram bastante, e ja me deram um norte muito bom de como continuar.

Em relação ao filtro hang on, não gostaria de utiliza-lo, pois vai ficar exposto, e quero o aquário sem nada aparente.

Pensando nisso, procurei bastante a respeito do filtro SUMP. Sei que o aquário é pequeno, mais projetei um sistema pequeno, ocupando 7cm do aquário, sendo um SUMP lateral. Vi bastante em relação ao custo de manutenção, praticidade e eficiência e acho que pode dar certo.
A área do aquário vai diminuir em pouco, mais esteticamente falando, acredito que vai ficar bem melhor.

O que você acha a respeito? segue abaixo o projeto que fiz em isopor, e fotos do aquário até o momento.

Se o esquema estiver errado, por favor me avise, pois ainda não cortei os vidros, e qualquer ajuste necessário, eu faço antes de mandar cortar.

Imagem

Imagem

Esquema do SUMP

Imagem

Sobre o retorno, vou faze-lo abaixo no nível da água, justamente para diminuir a perda de CO2, está correto?
Gustavo Reiss

Recém Chegado

Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagempor IsacSamuel em Dom 14/Out/2018 16:51

Eu achei o esquema do sump bastante bom, só em minha opinião pessoal, não acho muito eficiente o custo beneficio do sump para aquários inferiores a 100 litros, pois o que realmente me preocupa e esse espaço que você acaba perdendo e é uma alteração praticamente permanente no aquário. Caso queira seguir adiante com a ideia, continue postando que queremos acompanhar e apoiar, mas deixe-me dar uma última sugestão:

Imagem

Imagem

Imagem

Você poderia encher as caixas de midias da forma que preferir, não vai precisar colar nada no aquário e vai funcionar de forma similar.
IsacSamuel

Recém Chegado

Curtiu: 1
Curtiram: 4 vezes

Voltar para Nano e Picos Reefs