Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Sal grosso em aquário de água doce para Molinésias

Sala exclusiva aos assuntos relacionados aos Guppys e outros Poecilídeos

Moderador: Equipe de Moderação

Sal grosso em aquário de água doce para Molinésias

Mensagempor Ronaldo Salustino em Qui 11/Jan/2018 13:40

Boa tarde, tenho um aquário de 92 litros brutos com cerca de 13 molinésias, 1 está prenha na criadeira, li que esses tipos de peixes precisam de água salobra para viverem melhor. Li na internet que preciso adicionar 1 colher de sal grosso para cada 4 litros de água no aquário de milinésias. Mas tenho algumas dúvidas: Fiquei sabendo que sal grosso danifica o silicone do aquário, isso seria verdade? Se não, de quanto em quanto tempo preciso adicionar essa quantidade mencionada de sal grosso no aquário? E, dos 92 litros brutos, tenho cerca de 13 kg de cascalho de basalto, 5 amazonenses, tocas, o filtro hang on, termômetro etc, daria pra se dizer que possuo mais ou menos quantos litros reais para adicionar corretamente o sal grosso? Grato.
Ronaldo Salustino

Clube dos Bettas

Tópicos: 140
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Sal grosso em aquário de água doce para Molinésias

Mensagempor Carlos Monteiro em Qui 11/Jan/2018 18:59

Molinésias não "precisam" (o que demanda obrigatoriedade) de água salobra. Esses peixes habitam zonas costeiras, estuários e também locais de água doce. Se você quiser manter as coisas mais simples, não precisa adicionar sal na água :)

Mantenha apenas a água alcalina e dura. Reitero que, se quiser, a adição de sal não trará problemas, há até possíveis benefícios (como dificultar parasitoses), mas é uma variável a mais para se controlar, exigindo o uso de um refratômetro bem calibrado, se quiser controlar bem essa variável. Muitos aquaristas não se preocupam com essas medições e com sucesso. Enfim... :?:

Meus primeiros peixes no aquarismo foram exatamente as molinésias, guppies e platies, e nunca me preocupei com sal na água e nunca tive qualquer problema com isso.

Desconheço isso de sal grosso danificar o silicone do aquário, pelo menos não nas dosagens que deixam a água salobra ou até mesmo "marinha". Se assim fosse, aquários marinhos teriam graves problemas com descolamento dos vidros.

Quanto à sua litragem real, aí não dá pra dizer assim só de "olhar" que tem X de substrato e outras coisas. Dá para ter uma boa aproximação, em geral se reduz 10%-15% da litragem nominal do aquário: comprimento x largura x altura em centímetros e divide por 1000. Há até algumas fórmulas mais "da Nasa" para calcular a litragem real, mas esse dado é obtido na primeira vez que monta o aquário, com tudo dentro.
Carlos Monteiro

Usuário AquaFlux

Tópicos: 20
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 31 vezes

Mensagempor Ronaldo Salustino em Sex 12/Jan/2018 12:04

Obrigado Carlos pelas suas dicas, pelo menos é um ponto a menos para se preocupar, valeu.
Ronaldo Salustino

Clube dos Bettas

Tópicos: 140
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes

Mensagempor Oculto em Sex 12/Jan/2018 12:47

Olha que eu saiba e medida que usam é uma colher de sopa para cada 25-30 litros (volume bruto do aquário) e em caso de amazônicos ou com corydora e outros "peixes de couro" uma colher a cada 80 litros (mas no geral não é recomendado para esses casos :up: ).

Maior concentração que isso seria para tratamento de doenças, onde o peixe fica pouco tempo nessa água.

A cada 5-6 meses com trocas de 30% se repunha o sal (novamente uma colher a cada 25-30 litros).

Por exemplo um aquário de 60 litros (2 colheres de sopa, com +-20 gramas de sal em cada) com troca semanal de 30% do volume.

Água com 40 g de sal
Água com 26 g de sal
Água com 17 g de sal
Água com 11 g de sal
Água com 7,75 g de sal
Água com 3,42 gramas de sal
Água com 2,28 gramas de sal
Água com 1,51 gramas de sal
Água com 1 g de sal
Água com 0,6 g de sal
Água com 0,4 g de sal
Água com 0,3 g de sal
Água com 0,2 g de sal
Água com 0,1 g de sal
Água com 0,06 g de sal
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 311
Curtiu: 157 vezes
Curtiram: 1142 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Voltar para Guppys e demais Poecilídeos