Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Instalação e Configuração do Drop Checker

Sala sobre montagem e manutenção de aquários plantados.

Moderador: Equipe de Moderação

Instalação e Configuração do Drop Checker

Mensagempor FelipeSantos em Ter 28/Out/2014 17:29

Boa tarde galera,
Vou abrir este tópico para os iniciantes assim como eu, poder tirar as dúvidas sobre o uso do drop checker (vulgo: liquidozinho que muda de cor, do azul, verde ou amarelo de acordo com o nível de CO2 dissolvido) para controlar o CO2.
Antes de qualquer coisa vou falar uma coisa simples, que parece óbvio, mas que me fez ficar confuso quando fui usar, mas que logo o pessoal aqui do forum tirou a dúvida. Sobre a legenda:

- Onde está escrito CO2 - em azul não quer dizer para você diminuir a quantidade do CO2, mas sim que o nível de CO2 no ecossistema está baixo, logo aumente a quantidade de bolhas!
- Onde está escrito CO2 + em amarelo não quer dizer para você aumentar a quantidade do CO2, mas sim que o nível de CO2 no ecossistema está alto, logo diminua a quantidade de bolhas!

Parece que isso é algo que todos deveriam saber, pois não há explicação sobre isso na embalagem da Ista que comprei, mas... Acho que devo ser um pouco lento, pois não me pareceu nada óbvio.

- Outro detalhe que não sei até hoje - instalei o Drop Checker ontem - é a quantidade de líquido que deve ser posto, existe diferença na quantidade do líquido a ser posto dentro do aparelho para dizer o KH ou o PH que deseja que o aquario fique?
Observei que não importa a quantidade, só não pode transbordar.
- Precisa colocar água do aquário dentro do drop checker ou apenas o líquido reagente que acompanha o produto?
Para algumas marcas sim, no meu caso foi só o líquido mesmo que já tem um KH padrão definido
- De quanto em quanto tempo devemos esvaziar e recondicionar o líquido de dentro?

Abraço a todos e espero que este tópico seja útil para outros iniciantes como eu.
FelipeSantos

Usuário AquaFlux

Tópicos: 7
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Re: Instalação e Configuração do Drop Checker

Mensagempor Fabio Burgarelli em Ter 04/Nov/2014 16:48

Obrigado Felipe !!!!! Já mandei para o manual do Iniciante !

viewtopic.php?f=8&t=1880
Imagem Leia aqui: Dúvidas Frequentes!

Imagem Leia aqui: Killifishes Anuais

ATENÇÃO: Evite tirar dúvidas via MP, compartilhe com todos; faça as perguntas nos tópicos.
Fabio Burgarelli

Vip Aquaflux

Tópicos: 159
Curtiu: 32 vezes
Curtiram: 125 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 5
Colunas no Portal Aquaflux: 12
Fichas no Portal Aquaflux: 22

Mensagempor FelipeSantos em Ter 04/Nov/2014 17:13

Blz Fábio! Esperar agora alguém mais experiente no uso do Drop Checker para ver se tem que renovar o líquido de dentro com alguma periodicidade!
FelipeSantos

Usuário AquaFlux

Mensagempor Natanael em Qua 05/Nov/2014 21:20

eu tenho drop checker caseiro e renovo 1 vez por mês ;)
Natanael

Clube do FVM

Tópicos: 16
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 138 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor FelipeSantos em Seg 10/Nov/2014 10:22

Como é que faz um Drop Checker caseiro? Qual produto você coloca dentro dele para fazer a medição?
FelipeSantos

Usuário AquaFlux

Mensagempor Natanael em Seg 10/Nov/2014 10:45

Felipe, tenho nos meus itens FVM da assinatura, mas posso lhe dizer assim:

Para fazer o drop checker pegue uma mangueira (pode ser as "traquéias" de ar das bombas Sarlo) ou um canudo e corte cerca de 3cm, com um ferro quente faça um furo na parte de baixo de um pote de testes da alcon e encaixe a mangueira, deixando um meio centimetro mais ou menos para fora. Cole essa mangueira/canudo com cola quente ou cola de cano para fixar bem e vedar.

Cole uma ventosa na lateral para fixar dentro do aquario (pela metade da coluna d'água) e pronto!

Segue uma foto de como está no meu aquario:

Imagem
é aquele potinho do lado direito perto do termomêtro ;)

COMO FAZER A SOLUÇÃO

1º Pegue 1L de água destilada e divida-a em 2 recipientes (500ml em cada um)

2º Coloque 3 gramas de bicarbonato de sódio no PRIMEIRO recipiente, mecher o recipiente até dissolver. (sem balança, eu usei uma colher de chá bem rasa, pela metade)

3º Retire 10ml do SEGUNDO recipiente e jogue fora

4º Pegua 10ml do PRIMEIRO recipiente e jogue nos 490ml que restaram do SEGUNDO recipiente. A água destilada do PRIMEIRO recipiente não servirá mais. (pode jogar fora) ;)

5º Coloque no Drop Checker umas 6 gotas de teste de ph (qualquer um com azul de bromotimol), e complete com a agua do SEGUNDO recipiente. Agite levemente para misturar, tampe o frasco e coloque ele no aquário a uns 10cm ou 15cm de profundidade.

Esse SEGUNDO recipiente você guarda e então, todo mês você troca a solução do drop checker repetindo o processo 5º.

Leitura do Drop Checker:
Cor da Solução Azul = Baixa concentração de CO2 na água!
Cor da Solução Verde = Concentração de CO2 na água Ideal!
Cor da Solução Amarelo = Alta concentração de CO2 na água, perigo para os peixes!

:nerd:
Natanael

Clube do FVM

Tópicos: 16
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 138 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor Gabriel S em Seg 17/Jul/2017 15:39

Revivendo o tópico para uma boa causa; está muito difícil achar água destilada hoje em dia (pelo menos aonde moro); só encontro desmineralizada. Será que tem algum problema usar? Abs
Gabriel S

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagempor Vagner_rcs em Sex 21/Jul/2017 04:23

Gabriel S, não tem problema pode usar, agua destilada voce acha em casas onde vendem baterias para carro...ou farmacia...
Vagner_rcs

Usuário AquaFlux

Tópicos: 10
Curtiu: 20 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagempor Oculto em Sex 21/Jul/2017 13:05

... ou alguns postos de gasolina ou onde vendam material médico ou para laboratório.

Tente ligar para vários lugares ao invés de ir... poupa tempo e pode ser que até lhe indiquem o local para ir direto.
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 302
Curtiu: 154 vezes
Curtiram: 1094 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Voltar para Montagem e Manutenção de Plantados