Boa tarde galera,
Vou abrir este tópico para os iniciantes assim como eu, poder tirar as dúvidas sobre o uso do drop checker (vulgo: liquidozinho que muda de cor, do azul, verde ou amarelo de acordo com o nível de CO2 dissolvido) para controlar o CO2.
Antes de qualquer coisa vou falar uma coisa simples, que parece óbvio, mas que me fez ficar confuso quando fui usar, mas que logo o pessoal aqui do forum tirou a dúvida. Sobre a legenda:
- Onde está escrito CO2 - em azul não quer dizer para você diminuir a quantidade do CO2, mas sim que o nível de CO2 no ecossistema está baixo, logo aumente a quantidade de bolhas!
- Onde está escrito CO2 + em amarelo não quer dizer para você aumentar a quantidade do CO2, mas sim que o nível de CO2 no ecossistema está alto, logo diminua a quantidade de bolhas!
Parece que isso é algo que todos deveriam saber, pois não há explicação sobre isso na embalagem da Ista que comprei, mas... Acho que devo ser um pouco lento, pois não me pareceu nada óbvio.
- Outro detalhe que não sei até hoje - instalei o Drop Checker ontem - é a quantidade de líquido que deve ser posto, existe diferença na quantidade do líquido a ser posto dentro do aparelho para dizer o KH ou o PH que deseja que o aquario fique?
Observei que não importa a quantidade, só não pode transbordar.
- Precisa colocar água do aquário dentro do drop checker ou apenas o líquido reagente que acompanha o produto?
Para algumas marcas sim, no meu caso foi só o líquido mesmo que já tem um KH padrão definido
- De quanto em quanto tempo devemos esvaziar e recondicionar o líquido de dentro?
Abraço a todos e espero que este tópico seja útil para outros iniciantes como eu.