Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Vasilhame de gás para uso em CO2, será?

Sala sobre montagem e manutenção de aquários plantados.

Moderador: Equipe de Moderação

Vasilhame de gás para uso em CO2, será?

Mensagempor Fabio Bonissoni em Sex 09/Fev/2018 17:59

Boa tarde,

Ganhei um vasilhame de gás comprimido para uso em refrigeração, está vazio. Até aí ok, queria saber se alguém conhece esse vasilhame, e se dá pra recarregar com co2 com esse tipo de válvula..ImagemImagemImagem

Enviado de meu ASUS_X008D usando Tapatalk
Fabio Bonissoni

Usuário AquaFlux

Tópicos: 28
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 27 vezes

Re: Vasilhame de gás para uso em CO2, será?

Mensagempor Fabio Yoshida em Sáb 10/Fev/2018 11:11

Oi Fábio;

Com este tipo de cilindro NÃO é possível carregar com CO2! NÃO FAÇA ISSO!

Motivos:
- Feito em aço de espessura (relativamente) fina;
- O CO2 quando em estado líquido (que é como ele fica sob grande pressão) é corrosivo;
- Pelo seu avatar, vc tem criança pequena em casa e com gás em alta pressão não se brinca, é extremamente perigoso

Não sei se já teve oportunidade de pegar um extintor de CO2 na mão. Verá que é muito pesado. Esse peso deve-se ao fato do cilindro ser feito com uma chapa grossa de aço, depois uma camada grossa de material de reforço e depois uma ampola com revestimento interno para acondicionar o CO2.

Há os cilindros de alumínio que são mais leves pois sua construção é diferente.

Desse cilindro de reposição de gás de ar condicionado, já vi posts em fórum de pessoas que fizeram dele um recepiente de CO2 caseiro com válvulas de regulagem e solenóide.

Cilindros de CO2 necessitam de um investimento inicial maior, porém, é um equipamento que tem uma vida útil muito grande se bem cuidado. E de todos os equipamentos do aquário, acho que é o mais crítico em periculosidade depois da caixa de vidro.

Fabio Yoshida

Usuário AquaFlux

Tópicos: 3
Curtiu: 0
Curtiram: 17 vezes

Re: Vasilhame de gás para uso em CO2, será?

Mensagempor Fabio Bonissoni em Ter 13/Fev/2018 08:35

Fabio Yoshida escreveu:Oi Fábio;

Com este tipo de cilindro NÃO é possível carregar com CO2! NÃO FAÇA ISSO!

Motivos:
- Feito em aço de espessura (relativamente) fina;
- O CO2 quando em estado líquido (que é como ele fica sob grande pressão) é corrosivo;
- Pelo seu avatar, vc tem criança pequena em casa e com gás em alta pressão não se brinca, é extremamente perigoso

Não sei se já teve oportunidade de pegar um extintor de CO2 na mão. Verá que é muito pesado. Esse peso deve-se ao fato do cilindro ser feito com uma chapa grossa de aço, depois uma camada grossa de material de reforço e depois uma ampola com revestimento interno para acondicionar o CO2.

Há os cilindros de alumínio que são mais leves pois sua construção é diferente.

Desse cilindro de reposição de gás de ar condicionado, já vi posts em fórum de pessoas que fizeram dele um recepiente de CO2 caseiro com válvulas de regulagem e solenóide.

Cilindros de CO2 necessitam de um investimento inicial maior, porém, é um equipamento que tem uma vida útil muito grande se bem cuidado. E de todos os equipamentos do aquário, acho que é o mais crítico em periculosidade depois da caixa de vidro.

Muitoooo obrigado.. tirou todas minhas duvidas

Enviado de meu ASUS_X008D usando Tapatalk
Fabio Bonissoni

Usuário AquaFlux

Tópicos: 28
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 27 vezes

Voltar para Montagem e Manutenção de Plantados