Experiências com cultivo emerso

Sala sobre as plantas aquáticas, cuidados, identificações, dicas etc.

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Experiências com cultivo emerso

Mensagempor AlexandrePeixoto em Qui 02/Jul/2009 16:35

Olá!!!

Gostaria de tirar uma dúvida, pois estou com um novo projeto e enquanto não remonto meu aquário estou pensando em ir cultivando algumas das plantas desse projeto na forma emersa.

-Queria saber se a água que eu usar para molhar o substrato nos "vasinhos" pode ser direto da torneira ou precisa ser tratada, desclorificada...etc!!!

Leandro Aislan :
Aproveita e começa a cultivar umas anúbias nanas ai, que ja vai ter um comprador aqui!!!heheh :D

Obrigado!!!
AlexandrePeixoto
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagempor Magro Costa em Qui 02/Jul/2009 18:05

Alexandre, respondo eu essa. Não precisa não, pode ser água direto da torneira mesmo.
Eu usava umas gotinhas de fertilizante liquido nela, pra dar uma força.
Abraços.
Imagem
FOTOS
O conhecimento, não vêm atrelado à arrogância, pode-se ter um, sem necessariamente demonstrar o outro.

ATENÇÃO: Não tiro dúvidas via MP, compartilhe com todos; faça as perguntas nos tópicos.
Magro Costa
Moderador
Moderador

Tópicos: 637

Mensagempor Julio Dias em Sex 29/Jan/2010 08:55

Opa turma,

Deixa eu aproveitar para tirar uma dúvida. Minhas microsoruns estão cheias de novas mudas nas folhas e eu gostaria de cultivá-las emersas para quando tiverem maiores replantar no aquário. É possível o cultivo emerso de microsoruns?

Abraços
Imagem

Juliobaja
Julio Dias
Moderador
Moderador

Tópicos: 34

Mensagempor Matheus Lopes em Sex 29/Jan/2010 12:49

Sim, a Microsorum suporta emersão... Pelo que me lembro é bom amarrá-las num pedaço de xaxim, mas como o xaxim está em extinção creio que um bom substituto seja a fibra de côco.

Abraços
Imagem
Matheus Lopes
Colaborador AquaFlux
Colaborador AquaFlux

Tópicos: 50

Mensagempor Fabio Burgarelli em Sex 29/Jan/2010 13:52

Eu tenho elas emersas na casa dos meus sogros numa bacia com uma remeca de água e elas amarrasme troncos...E vão que vão !!! Se puder fazer uma "salsicha" com substrato fértil (tecido, meia calça...) e amarrar nela ela vai melhor aida !!!

Abrax
Burga
Vamos melhorar nossa comunicação no fórum ?? Clique !

Imagem
Imagem

What ever works man all what matters want
Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Tópicos: 91

Mensagempor Oculto em Sex 29/Jan/2010 17:50

Como foi a tentativa com as anúbias nanas? :rock:

Eu aqui uso um garrafa pet cortada e uso o próprio gargalo como "tampo" (ou fecho o corte com plástico para manter umidade e evitar mosquitos).
Oculto
Amigo AquaFlux
Amigo AquaFlux

Tópicos: 3

Mensagempor Julio Dias em Sáb 30/Jan/2010 13:08

Boas Matheus e Burga, obrigado pelas dicas. Vou reciclar umas meias velhas por aqui já que fibra de côco tá mais complicado de conseguir porque meu Velho não está podendo ir ao sitio. Já vou combinar com ele de quando for trazer minhas "encomendas". heheheh Tem uns 20 pés de Côco por lá com uma água bem docinha.

Ps: Eita sogrão gente fina esse teu Burga, deixa até tu fazer bagunça na casa dele. hauahuahuha

Abraços
Imagem

Juliobaja
Julio Dias
Moderador
Moderador

Tópicos: 34

Mensagempor hamamura em Ter 09/Fev/2010 09:25

Olá pessoal

Estou começando a minha pequena produção , preciso de mais dicas de vocês, e também se puderem postar as fotos recentes ficarei agradecido.
Estou no Mato Grosso e já peguei varias plantas aqui nos rios ( Echinodorus, Eichornia Azurea, Ninphoides e outros)
Tenho um tanque de 7.000lt , mas estão todas submersas e tenho varias plantas: hidrofila corymbosa, hidrofila polysperma, valisneria, echinodorus(nativas daqui do MT), bacopa, bananinha, hemianthus, aguapé, eichornia azurea, rabo de raposa, cabomba, elódea, lemnaminor, alface dagua, etc.

Poderiam de dar dicas se as hidrofilhas corymbosa e echinodorus tenellus aceitam emersão? e notei que elas(corymbosa) estão com folhas enrugadas, e quanto aos fertilizantes? quais são as melhores que existem no mercado?
Se alguem puder me auxiliar, poderia postar aqui ou mandar email, heliohamamura@hotmail.com, abraços a todos
hamamura
Recém Chegado
Recém Chegado

Tópicos: 2

Mensagempor Fabio Burgarelli em Ter 09/Fev/2010 11:50

Fala Hammamura...Olha, Amano e Hygrophila aceitam a emersão.....Não são difíceis....

Não tem necessidade de fertilizar, por que elas retirarão toda a nutrição do Substrato já que o caule estará fora da água.

Ah depois poste no tópico de apresentação para o povo te dar aquela recepção !!! :D

Abrax
Burga
Vamos melhorar nossa comunicação no fórum ?? Clique !

Imagem
Imagem

What ever works man all what matters want
Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Tópicos: 91

Mensagempor lucaslourenco em Sex 05/Mar/2010 10:45

Magroo td bem?

Esta lobelia é a small form? Me interessa!!

Abs
Lucas
lucaslourenco
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 26

AnteriorPróximo

Voltar para Plantas Aquáticas