Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Ajuda sobre Iluminação. Aquarista Iniciante.

Sala sobre o uso de iluminação em aquários plantados.

Moderador: Equipe de Moderação

Ajuda sobre Iluminação. Aquarista Iniciante.

Mensagempor co2000 em Seg 17/Jul/2017 15:05

Tenho um aqua de ~28l. Hoje ele não possui plantas vivas mas penso em colocar. Ele é iluminado por mais ou menos 45 ~ 50 cm de fita LED(sem rgb). Minha dúvida: quantos centímetro de fita LED (sem rgb) são necessários para colocar plantas de diversos padrões de iluminação? Quem puder colocar a metragem para cada "classe" de plantas (Baixa, média ou alta iluminação) eu agradeceria! Há um meio para comparar ou não? Não encontrei nenhum fórum que falasse sobre as fitas LED em si. Devo avisar que já comprei bocais E27 para lâmpadas fluorescentes compactas para fazer a troca do tipo de iluminação, mas queria saber se há como utilizar LEDs neste caso. Abraços a todos os aquaristas de plantão! :)
co2000

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda sobre Iluminação. Aquarista Iniciante.

Mensagempor Carlos Rossi em Seg 17/Jul/2017 16:02

Não se mede por metragem, e sim pela quantidade de lúmens por litro. Você precisará saber a potencia dos leds em watt e quantos lúmens produzidos e somar.

Geralmente, se considera até 30 l/l fraca, de 30 a 70 l/l moderada e de 70 a 100 l/l forte.

Supondo que numa fita tem 10 leds de 1w cada, e cada um produz 100 lúmens, o total seria de 1000, então caso quisesse ter plantas exigentes no seu aqua(28 litros), você precisaria de 2 ou 3 fitas dessa, por exemplo.
Carlos Rossi

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 52 vezes
Curtiram: 156 vezes

Voltar para Iluminação