Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

O aquário amaldiçoado

Espaço destinado a exibição de fotos do seu aquário e seus habitantes!

Moderador: Equipe de Moderação

Re: A Dinastia Lanpenn

Mensagempor Felipe Lange em Ter 16/Mai/2017 14:26

Ocorreu algo misterioso no aquário nesse domingo (14)... após ter trocado a água, os camarões nadavam com empolgação, como ocorre de praxe e de repente... começou a morrer camarões em massa. E em massa mesmo. Depois de acordado do cochilo, corpos caídos aos montes. Peguei grande parte deles. Poderia ter sido contaminação por algum elemento químico (pouco provável), mas o balde cujo enchi (eu lavei com sabão neutro e esponja) foi bem enxaguado e este também foi enchido com água do aquário, assim eliminando os (pouquíssimos) prováveis elementos. Será que a água do filtro foi alterada pela SABESP e eu não me dei conta? Um teste que detecte elementos nocivos seria bom para mim... se a dinastia toda cair, eu vou colocar mais (outros) animais ali. Só não sei quais. E claro, eu havia trocado com um rapaz malawas por red rilis. Perdi-os também. É a segunda vez que eu perco todos os camarões de uma nova espécie. Parece que só os malawas vingam naquele ambiente. Poderia ser uma possível sobra de hipoclorito de sódio usado para tratar por 5 minutos a Lomariopsis lineata (que veio junto com os red rilies, no entanto eu lavei muito bem em água corrente e teria acontecido no mesmo dia, não dias depois. Antes de morrerem, a respiração e movimentação de cada camarão foi diminuindo...

Se todos os camarões morrerem, penso em pegar peixes de um pesqueiro (os lebistes, eu conheço de um pesqueiro em São José do Rio Pardo no qual tem deles aos montes, o gasto é só com gasolina mesmo) ou de um córrego próximo daqui. Se fosse no córrego aqui próximo, seria complicado porque o acesso está cada vez pior e para defesa contra possíveis animais selvagens eu teria de usar pelo menos botas e calça comprida.

Se fosse contaminação por algum elemento químico, provavelmente morreriam os caramujos e ostracoides e absolutamente todos os organismos. Sim, alguns camarões sobreviveram. Uma nova colônia pode surgir.

Vamos aos registros então...

Camarão agonizando... prestes a morrer. Morreu tempos depois.
Imagem

Morreu também.
Imagem

Também morreram.
Imagem

Saldo da morte em massa (imagens talvez fortes para algumas pessoas)
Imagem
¹

Uma sobrevivente detectada. Uma fêmea azulada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

¹ atenção administração do fórum, alterem o código-fonte do spoiler porque está errado, começa com "[spoiler]" e não "[spoiler=]"
Felipe Lange

Usuário AquaFlux

Tópicos: 221
Mococa, região nordeste do estado de São Paulo.
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: A Dinastia Lanpenn (morte em massa, página 30)

Mensagempor Jakerson em Ter 16/Mai/2017 16:50

Não fez teste de nada?! amônia, nitrito/nitrato cloro?!
Provavelmente foi cloro que veio a mais na água da tal sabesp ou alguma outra coisa, mas só é possível saber fazendo os testes na água, é bom sempre usar um teste de cloro na água da tpa e se possível manter carvão ativado no filtro e trocar a cada 30 dias(pois pode salvar nesses casos).
Jakerson

Usuário AquaFlux

Tópicos: 16
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 74 vezes

Mensagempor Alexandre Neto em Sex 19/Mai/2017 10:25

Recentemente perdi todos os meus peixes pois mudei de endereço, próximo um reservatório da SABESP e a água chega em casa com uma quantidade absurda de cloro e como nunca tive problema com isso anteriormente nem me atentei a medir a quantidade de cloro.

Agora é torcer para que a sua colônia se restabelecer.

Abraços!
Comunidade Tetra
Nano Office
Mini Estufas

Clube dos Tetras - Participe!

"Sim, pode ter um aquário, porém nunca irá ficar sujo e nunca irei limpar!" - Dona Patroa
Alexandre Neto

Amigo Aquaflux / Clube dos Tetras

Tópicos: 29
Curtiu: 191 vezes
Curtiram: 455 vezes

Mensagempor Rodrigo Schuck em Sex 19/Mai/2017 14:29

Em casa a agua da TPA descansa por 7 dias antes de ir pro aquário, com isso todo o cloro evapora e nem preciso utilizar anti cloro.
.:Montando 200L:.
Rodrigo Schuck

Usuário AquaFlux

Tópicos: 15
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor gustavolpe em Sex 19/Mai/2017 17:57

Sinto muito, cara! Muito ruim quando acontece esse tipo de coisa nos nossos aquários.
gustavolpe

Usuário AquaFlux

Tópicos: 38
Curtiu: 236 vezes
Curtiram: 528 vezes

Mensagempor Emerson Souza Santos em Sex 26/Mai/2017 14:01

Pena pela perda Felipe... boa sorte e continuação com o projeto aí.

Espero que tenha identificado e solucionado o problema.

Abraço
A precipitação é o início do fracasso e a paciência é o primeiro passo para o sucesso!!! ;)

Tanganyika Village Aquarium - 144lts [encerrado]

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts [encerrado]
Emerson Souza Santos

Amigo Aquaflux / Criadores de Killifish

Tópicos: 13
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 277 vezes

Mensagempor Felipe Lange em Dom 28/Mai/2017 12:40

Jakerson, não cheguei a fazer, os meus venceram, eu preciso comprar agora. Estou pensando se eu compro do Aliexpress (seria o da API) ou um Alcon aqui do Brasil... indeciso.

Alexandre, pode ser, mas isso só se eu testasse o nível de cloro. Não sei se irá restabelecer, agora eu tenho provavelmente apenas três camarõezinhos, pois a fêmea azul já morreu.

Gustavolpe, obrigado pelos sentimentos. Esse tipo de coisa pode atingir qualquer pessoa nesse ramo.

Obrigado pelo apoio Emerson Souza Santos. Não sei se eu irei continuar com camarões ou não, estou pensando ainda. Infelizmente ainda não identifiquei o problema.

Fiz a loucura de arrumar alguns filhotes de Poecilia reticulata de um pesqueiro (nove) e, desde o sábado (20), estão comigo, após a aclimatação. Estão comendo náuplios de artêmia. Me surpreende que não tenham morrido pois geralmente sempre morre um ou mais peixes após a aclimatação. Comprei hoje também a ração Poytara Flocos, espero que seja boa, pelo menos vai servir como teste empírico.

Realmente, eu não sei a causa desse desastre. Os camarõezinhos estão ainda sob observação em um recipiente separado, dentro do próprio aquário.
Felipe Lange

Usuário AquaFlux

Mensagempor Felipe Lange em Dom 28/Mai/2017 21:22

Atualização: desconfiei de alguns exemplares dos lebistes, que estavam com o que eu suspeito ou ser íctio ou algum outro tipo de parasita, próximo as nadadeiras. Eu já os separei para um outro aquário meu. O erro foi feito, não aumente o tamanho dele. Agora, de fato, não sei o que pode ser feito.

Os camarões agora estão soltos pelo aquário, até agora eu vi dois.
Felipe Lange

Usuário AquaFlux

Mensagempor Jakerson em Ter 30/Mai/2017 12:01

Felipe, esses seus camarões tem um gene legal pra algumas variações de cores que não se vê por aí, não desiste deles não, se os que sobraram não tiver como formar nenhum casal, adquira mais alguns e continue com eles, sugiro você montar nem que for numa caixa organizadora pequena(é barata) um outro aquário e assim que nascerem camarões com variação de cor, você faz uma seleção pra se reproduzirem entre eles(entre os coloridos, exemplo azul com azul e por aí vai). Se não quiser mais eles eu me interesso neles. :up:
Jakerson

Usuário AquaFlux

Tópicos: 16
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 74 vezes

Mensagempor Felipe Lange em Ter 30/Mai/2017 14:14

Realmente, estou pensando em voltar com os camarões, ou melhor, permanecer com eles. Eu gostaria muito de fazer essa separação, mas precisa de espaço (minha mãe não sei se faria mais concessão, só se eu fizesse uma tomada no meu armazém e liberasse espaço, mas teria muito trabalho...) e muito dinheiro para arrumar equipamento de qualidade (outro grande problema).
Felipe Lange

Usuário AquaFlux

AnteriorPróximo

Voltar para Mostre seu aquário