Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Iniciando no Aquarismo

Esse espaço foi feito pra você conversar a vontade.

Moderador: Equipe de Moderação

Iniciando no Aquarismo

Mensagempor Vinicius Nascimento em Seg 06/Nov/2017 10:50

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no fórum e li algumas matérias, relatos e dicas, mas sou completamente crú nesse mundo de aquárismo, então fui nos topicos basicos para aprender algo, infelizmente estou bem confuso por onde começar.

Links:
viewtopic.php?f=58&t=181&start=0
viewtopic.php?f=8&t=1880

Minhas primeiras perguntas são: O que devo saber para montar meu aquário, cuidar, onde é confiavel eu pedir para fazer (fui no aquário itaquera no feriado fazer orçamento), quais plantas, peixes e troncos usar, equipamentos, enfim, quero aprender tudo para conseguir montar meu projeto da forma que desejo, a principios gostaria de peixes de agua doce.

Estou me mudando para um apartamento e quero fazer um projeto que sempre sonhei em realizar, meu primeiro aquário.
Vi o projeto do colega claudiojunior87 e me identifiquei muito com ele, pois é na mesma forma que planejo montar.

viewtopic.php?f=34&t=44688

Abaixo imagem de um aquário que estou usando como parâmetro.

https://www.google.com.br/search?q=aqua ... GqbRpP4CXM:

Me desculpem se não me expressei bem, mas como mencionei antes, não conheço nada de aquario e quero montar um bem grande para sala do apartamento.

Grande abraço a todos
Vinicius Nascimento

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Iniciando no Aquarismo

Mensagempor SJorge em Ter 14/Nov/2017 10:31

Bom dia Vinícius, vou ver se te consigo ajudar.
O ideal para iniciantes é comprar o aquário maior possível, pois quanto maior mais fácil de manter, ao contrário do que muita gente pensa.

Dimensão do aquário
Se quiser manter peixes maiores que 10cms você terá que ter mais que 300 L de água disponível, se quiser jumbos vai ter que ter mais que 600 L, se quiser ciclídeos africanos pelo menos 450 L e por aí adiante.

Filtragem
Se o aquário for até 100 L eu aconselho filtro hang on, se for entra 120 e 500 L eu aconselho canister ou SUMP. Se for a partir de 500 L só SUMP.

Fauna

A forma mais fácil é manter a fauna de acordo com o ph da água que você vai usar. Falo por mim, ande moro a água é muito dura e o ph anda entre os 7.8 e 8.0, logo ideal para ciclídeos africanos do lago malawi.
Eu também tenho um aquário com peixes amazônicos, mas não consigo colocar o ph de forma a ser ligeiramente acido (6.8), logo os peixes aguentam mas não fazem criação e teêm um ciclo de vida menor do que se tivessem com os parâmetros corretos.

Ciclagem

Essa é a parte que muitas pessoas pulam por falta de informação. Ela é a parte mais importante que devemos ter no início, por isso NÃO COMPRE PEIXES ANTES DA CICLAGEM ESTAR TERMINADA.

Layout do aquário

Vai depender do que você quer manter no seu aquário, pois uns peixes gostam de plantas, outros devoram as plantas. Outros ainda gostam de rochas, outros de troncos e por aí a fora.

Espero ter ajudado.
SJorge

Usuário AquaFlux

Tópicos: 3
Curtiu: 1
Curtiram: 1

Re: Iniciando no Aquarismo

Mensagempor Carlos Monteiro em Sex 17/Nov/2017 11:00

SJorge escreveu:Fauna

A forma mais fácil é manter a fauna de acordo com o ph da água que você vai usar. Falo por mim, ande moro a água é muito dura e o ph anda entre os 7.8 e 8.0, logo ideal para ciclídeos africanos do lago malawi.
Eu também tenho um aquário com peixes amazônicos, mas não consigo colocar o ph de forma a ser ligeiramente acido (6.8), logo os peixes aguentam mas não fazem criação e teêm um ciclo de vida menor do que se tivessem com os parâmetros corretos.

Olha amigo, isso é fácil de resolver. Há várias alternativas. Cito algumas:

1) Basta comprar um deionizador ou fazer um Faça Você Mesmo. Essa é a alternativa mais cara. A água vai sair do deionizador com PH neutro ou até mesmo ácido, então para ficar ligeiramente ácido, basta usar um acidificante simples e barato como o Labcon Acid, embora eu prefira um bom tamponador para este fim. Você NÃO deve usar 100% de água deionizada no aquário, pois a água deve possuir elementos importantes que são perdidos na deionização. Você deve usar uma parte de água deionizada na água da sua rede pública, para diminuir o PH e dureza.

2) Utilize folhas secas de árvores frutíferas, vão abaixar o PH naturalmente, pode demorar bem mais. Pode usar turfa também. Xaxim só se você tiver um antigo aí, pois comercialização de Xaxim é proibida.

3) Utilize CO2 injetado na água. Cilindros de Co2 são caros, mas valem o investimento e duram barbaridade. Ou use garrafadas, mais barato e eficiente também.

Em resumo, Eu não manteria peixes que você mesmo admite que estão com ciclo de vida menor que o normal, logo estão SOBREVIVENDO em seu aquário. Se quiser manter peixes com exigências de água que você não consegue obter da sua rede pública, invista em algo que possa manter a água adequada ou não mantenha peixes que exijam tais condições.
Carlos Monteiro

Usuário AquaFlux

Tópicos: 16
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 16 vezes

Voltar para Bate Papo