Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Pinça básica para fixar plantas

Sala sobre equipamentos feitos em casa pelo próprio aquarista.

Moderador: Equipe de Moderação

Pinça básica para fixar plantas

Mensagempor FilipeJF em Qui 13/Jul/2017 21:46

Alguem tem algum projeto alternativo?

Posso comprar essas pinças comuns de farmacia?
FilipeJF

Usuário AquaFlux

Tópicos: 66
Curtiu: 1
Curtiram: 12 vezes

Re: Pinça básica para fixar plantas

Mensagempor Jackson Silva em Qui 13/Jul/2017 22:30

Uma vez o colega Oculto me deu a dica dessas pinças, mas acho que dá pra usar essas comuns sim:
Jackson Silva

Usuário AquaFlux

Tópicos: 8
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 89 vezes

Mensagempor Fabio Yoshida em Dom 16/Jul/2017 19:30

Olá Filipe;

Não sei qual exatamente é essa "pinça de farmácia" que relatou, mas acho legal dar umas dicas das características desejadas para uma pinça para utilização nas plantas.

Material
A pinça deve ser de material não oxidável com água, ou seja, não enferruja. Normalmente o material mais comum para as pinças é o aço inox, mas já vi pinças plásticas e tungstênio. Procure as de aço inox pois são as de melhor custo e benefício.

Tamanho
O tamanho depende principalmente de quais espécies de plantas você tem. Plantas maiores ou mais robustas, necessitam de pinças igualmente grandes e robustas, já plantas menores e delicadas é possível utilizar pinça mais fina e delicada. Mas pela minha experiência, é desejável que tenha pelo menos 15cm de comprimento total.

Resistência
Essa é uma característica que normalmente as pessoas não levam em consideração. A melhor explicação que posso dar é você pegar a pinça, coloque um objeto ou mesmo seu dedo entre as pontas da pinça e aperte simulando como se estivesse prendendo uma planta. Observe o quanto a pinça cede no meio e a tensão que ela cria na ponta. Eu já vi (e inclusive tenho) uma pinça que aparenta ser muito boa para plantados, porém quando você pega (pinça) uma planta e tenta plantá-la na areia, a pressão da pinça na planta que vc está segurando é tão fraca que ela simplesmente se solta e vc não consegue plantar.

Tensão
Chamo de tensão a "sensibilidade" ou a "resistência" do efeito mola da pinça que você faz para juntar as pontas. Quanto menor essa força aplicada, mais sensível será a pinça, isso é o que você deve buscar, maior sensibilidade.

Peso
Sim, o peso da pinça é importante. É desejável que você tenha a pinça mais leve possível, pois algumas vezes a manutenção de um aquário chega a passar de 2h e passar todo esse tempo lidando com uma ferramenta pesada não é nada fácil.

Equilibrio
Uma pinça com o peso dianteiro e traseiro muito próximos é desejável. Isso também contribuirá no conforto de utilização.

Dicas de pinças baratas:
Se você está começando ou não pode gastar muito dinheiro com as pinças para plantados, há opções mais baratas e acessíveis com ótimo desempenho.

- Pinça de Dissecação
É uma pinça de aço inox de boa qualidade, com mais ou menos 15 cm de ponta rombuda (arredondada). É um instrumento que, como o próprio nome diz, normalmente utilizado em dissecações, mas tem uma boa sensibilidade, um tamanho bom e bom peso. Hoje eu utilizo apenas duas pinças e uma delas é essa.
Você encontra ela em lojas que trabalham com vidrarias e instrumentos para laboratórios além da internet.
Imagem

- Pinça de Máquina de Costura
Aqui você pode encontrar alguns modelos de ponta reta mais fina, reta de ponta rombuda e também com ponta inclinada.
Tem também por volta de 15cm, mas há modelos menores. As que eu vi até hoje são de aço inox, mas como são instrumentos feitos para serem utilizados em ambientes poucos oxidantes, é possível que encontre em outros materiais que enferrugem, por isso sempre verifique.
Também tem boa sensibilidade, bom peso e equlibrio com preço acessível.
Nunca comprei uma dessas, mas imagino que encontre em armarinhos, bazares, lojas de máquinas de costura e, claro, internet.
Curiosidade: A primeira pinça utilizada pelo Rony Suzuki foi de máquina de costura
Imagem

Desculpe se ficou longo, mas achei interessante relatar esses detalhes pois outras pessoas podem utilizar essas informações.

Abraços!

.
Fabio Yoshida

Usuário AquaFlux

Tópicos: 2
Curtiu: 0
Curtiram: 13 vezes

Mensagempor Thiago Carvalho em Ter 18/Jul/2017 17:04

Belo post acima :clap:

Quando montei o meu aquário utilizei uma dessas de costura em inox, ainda a utilizo quando preciso. Acredito que uma daquelas mais longas nesse mesmo formato devem facilitar mais.
Thiago Carvalho

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor AlisonFreire em Qua 26/Jul/2017 10:55

Ótimas dicas, Fabio.. :)
Estou no processo de troca de Aquário e cogitando montar um plantado, mas sem muitos gastos, com certeza essas dicas já vão me ajudar.. ;)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
AlisonFreire

Usuário AquaFlux

Tópicos: 2
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 10 vezes

Voltar para FVM - Faça Você Mesmo