Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Aquario de mdf

Sala sobre equipamentos feitos em casa pelo próprio aquarista.

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Aquario de mdf

Mensagempor Erbioraci em Qua 03/Jan/2018 22:24

Opa!

Voltando pro tanque, ta chegando no final

Imagem
Tirei a forma

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Ficou bem firme

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui comecei montar outra lateral, prendi uma luva com rosca 3/4 e fiz um emaranhado de arame, puxei nas argolas

Imagem
Fiz esta forma para nivelar junto a altura da moldura, se eu fizer direto na forma teria que cortar a chapa de madeira que encaixaria sobre a luva, então pensei primeiro nivelar a lateral para depois facilitar no encaixe da forma, assim não perderia a madeira para futuras formas de tanque, tentado economizar meu material que tenho.

Imagem

Imagem

Imagem
Vendo a foto da pra ver que a altura da moldura está acima, queria chumba toda parte debaixo e fazer a forma toda encima sem cortar a madeira que tenho

Imagem
Ficando assim

Imagem

Imagem

Depois de duas horas tirei a forma e já fiz outra forma
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Amanhã retiro a forma para terminar a parte final e fundir a coluna da moldura

Imagem
To pensando se faço seguindo a mesma linha de outros tanques ou invento algo novo

Imagem

Imagem
Ta ficando bacana

Imagem
As plantinhas estão ficando sem cor, talvez seja porque a água é muito limpa sem nutrientes, vou testar adicionando npk na água, ou só nitrogenio em pedrinhas, só pra testar, nesse recipiente não tem peixes somente água e plantinhas

Imagem
Aqui as plantas estão bonitas vistosas elas estão fixadas no filtro biológico muito nutrientes

Imagem

Imagem

Imagem
Na terra depois da poda começou crescer inúmeros brotos, ta ficando muito bonito

Imagem
Essa é a raiz do aguapé sempre acho muito bonito porque tem um roxo que brilha muito bacana

Só isso mesmo por hoje

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Tópicos: 4
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 6 vezes

Mensagempor Erbioraci em Qui 04/Jan/2018 21:16

Continuação

Imagem
Retirei as formas

Imagem

Imagem
Coloquei o vidro pra ver como ficaria

Imagem
Fiz outra forma

Imagem

Imagem

Imagem

Amanhã retiro as formas e mando um acabamento

Bom estou chegando no final

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Sex 05/Jan/2018 20:23

Olá !!

Terminei toda parte de cimento

Agora não sei quando.... dependo de alguém pra me ajudar descer o tanquinho, pois é meio pesado e meio grande de segura sozinho.. pode quebrar

Imagem

Imagem

Só isso

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Sáb 06/Jan/2018 22:51

Opa!

Voltando

Bom hoje eu vi que fiz muitas cagadas, isso que dá fazer algo assim com preguiça

Comecei confeccionando a saída de água do tanquinho, fiz um corte na parede do tanque pra encaixar uma peça de pvc tubo de 50mm, eu tenho esse tubo não comprei nada so comprei cimento e areia, na verdade so areia, pois cimento em casa sempre tem. Esse tubo eu tenho um monte porque uso para pescar na praia , é um suporte pra travar a carretilha na areia da praia, vc enfia na areia inclinado e mantêm a carretilha dentro do tubo.

Imagem
Fiz este corte sem pensa direito, tinha desistido de utilizar a abertura que tinha feito junto a forma do concreto, porque ele não funcionaria por causa da moldura do vidro, primeira **palavra censurada** feia.
Meio burrice rs.... olha só como errei feio, eu não contei com espessura da massa que vai entre vidro e moldura, depois não contei com a parte da cantoneira que iria fixar o vidro e depois não contei com a moldura q fixaria o vidro a base. Preguiça é algo complicado .. as vezes agente não tá muito bem

Imagem
Igual o anterior que fiz, não tirei as medidas fui fazendo, preguiça é tenso

Então decidi criar outra abertura
Cortei o cano de 50mm com o pirografo o cano depois lembrei q tenho disco de corte, preguiça dominando hoje

Imagem

Imagem
Esse é o pirografo

Devia ter cortado com a lixadeira com disco de corte, so que queria sentir o cheiro de pvc queimado ..

Imagem
Feito o corte, prendi na morsa para lixar, quando lembrei que eu tinha lixadeira até troquei o disco coloquei o flap

Imagem

Imagem

Imagem
Bem lixado

Imagem

Imagem
Aqui dei uma rebaixada no tubo

Imagem

Imagem
Ficaria dessa forma, pensei em fixar com arame e chumba tudo, mas reparei que não ficaria muito bom porque qualquer batidinha ele quebra mesmo com arame chumbado eu acho q solta.

ai quebrei a cabeça em fazer de outra forma ai voltei pra abertura que já tinha feito hahahaha

Aqui foi quando percebi toda master **palavra censurada**

Imagem

Essa foto mostra por cima, cortei o cano na diagonal para acompanhar e encaixar na cantoneira, se eu faço dessa forma ele sobraria uma abertura pra encaixar o vidro e ainda sobra espaço bem pouquinho.

Como o cano vai ficar dentro do concreto, então esse cano vai ficar muito bem fixo

Imagem
Ainda teria que ajustar alguns detalhes

Imagem
Aqui já decidi que vou manter a saída da água como havia pensado no começo

Esse aqui eu ferrei tudo

Imagem
Fiz o buraco de saída da água muito no canto, NÃo era pra ser assim... meu deus que **palavra censurada** horrível...
Ali é bem onde ficaria a moldura, a moldura lateral ela sobe da base inteira pra cima, mesmo problema da saída da água só que dessa vez embaixo.

Imagem
Aqui pensei em colocar esse "T" pra mandar a boca do cano pra outro lado

Imagem
Esse pensei em usar um cotovelo, só que o problema é o o colarzinho do cotovelo é muito largo, se encaixo ele ficaria muito encostado com a parede e o vidro não entraria lá.

No outro tipo "T" ficaria perfeito sobra espaço pra encaixar o vidro

Imagem
Viram que sobra muito espaço pra encaixar o vidro.

O buraquinho do "T" eu vou fechar ele com rolha ai depois chumbo tudo, quando for fixar o vidro no mesmo processo que fiz o outro tanque, prendo uma tábua no canto para ficar um triângulo e coloco concreto para fixar o vidro e chumbar o "T" tudo junto.

Devia ter prestado mais atenção, culpa da preguiça rs
Só semana que vem vou fixar, daqui pra frente ate lá vou fazer a estrutura que vai segura esse tanque .. só isso

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Dom 07/Jan/2018 23:55

Opa!

Bom estava contando com a ajuda do meu irmão pra tirar o tanquinho da bancada, porque solo não rola. Mas hoje compareceu ajuda e agora posso dar continuidade.

Hoje fiz a estrutura pra segurar o tanque

Imagem
Utilizei essa madeira, não sei o nome só sei que é bem duro, esses retalhos vou buscar na madereira, sai de graça.

Imagem
Cortei tudo na medida

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Fui montando com pregos

Imagem

Imagem

Imagem
Ficou bem firme

Imagem

Imagem
Ficou assim

Imagem

Imagem

Imagem
Amanhã fixo o vidro, vou fazer por partes

Imagem

Deixei o oscar aqui porque ele ficou meio estranho, não consegui identificar oque era, não comia nada, ficou uma semana sem comer, então preparei um recipiente com antibiótico chemitryl usava nas galinhas, como não comia ficou com fungos baixou a resistência. Ai ele melhorou um pouco, adicionei um pouco de vitamina na água, logo depois de umas 2 horas ele começou ficar mais vivo, porque ele tava capotado no fundo. Então tentei alimenta-lo com filé de tilápia, não comeu, depois minhoca também nada... Ai pensei antes de ele ficar doente eu tinha colocado um monte de grilo pra ele.
Tem época do ano que em casa aparece um monte de grilinho, chove ai os bixo aparece a família toda. Peguei um monte deles e coloquei no tanque, ele comeu tudo. Depois ele ficou doente, pensei será que a perninha do grilo entalo na garganta dele ?!? Então peguei ele na mão e abri a boca com uma pinça bem longa dei uma abridinha lá dentro da boca no fundo, ai não tinha nada. Pensei então bora mandar um banho de sal grosso, achei estranho porque o operculo do oscar tava meio inchado, o normal quando ele respira não abre tanto, achei estranho isso, deve ser parasita interno, mandei um banho de 1 minuto e 30 segundos, nem chegou a capotar.

Deu um dia ele melhorou, começou aceitar filé, amanhã vou mandar mais um banho de sal grosso, mas dessa vez por menos tempo 1 minuto, hoje fiz mais uma tpa, faço um dia sim um dia não. Ele está melhorando..

Agora vou mostrar outro tanquinho que estou pensando em fazer vou substituir o tanque do lado esquerdo, arrumei uma caixa de isopor, aqueles que embalam salmão, ainda estou matutando...

Imagem
A primeira ideia seria jogar toda vazão das bombas somente nessa caixa, a saída seria no novo tanque, o tanquinho do meio seria onde ficaria as bombas. Na caixa de isopor vou deixar todas plantas, estou pensando e retirar o tanque menor que é o filtro, vou manter somente com lã e plantas, a parte biológica os espinafre d' agua com argila expandida, vou fazer maior dessa vez, tava até pensando em plantar grama..... to pensando ainda

Imagem
Tava vendo um revestimento sem ser cimento, cansei de mexer com cimento suja tudo

Por enquanto só isso

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Ter 09/Jan/2018 20:46

Minhas salvinias estão ficando mais bonitinhas
Coloquei nitrogênio deu uma melhorada, ficaram mais verdinhas.
Nessas fotos tirei depois da garoa.. ficou massa demais

Imagem

Imagem

Imagem

Crescem muito

Agora o tanque fixei o vidro hoje

Imagem
Preparei uma massa com areia fina para melhor fixação, se caso utilizo areia média ou grossa posso danificar o vidro, pois a areia média tem umas pedras pequenas que podem talvez quebra o vidro.

Passei com a espátula toda volta com essa massa, 2cm de massa pra tirar toda bolha que formar na hora de empurrar o vidro.

Imagem
Na parte da frente transbordou massa fui tirando e logo depois passei esponja molhada

Imagem
Logo em seguida fiz a forma para travar o vidro, seria um reforço igual o tanque anterior

Imagem

Imagem

Imagem
Após uns 10 minutos esperando a massa puxar para assentar massa dentro da forma nas laterais do tanque, fiz o mesmo processo do tanque anterior, cantoneiras.

Imagem

Imagem
Depois de 20 minutos retirei toda forma aiii ficou pronto

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Amanhã quando o cimento curar bem vou dar um acabamento.

To meio indeciso se faço com isopor, to pensando em fazer tudo de cimento, o próximo tanque é bem maior.
Seria o último tanque ainda estou amadurecendo a idéia, se faço com 60cm de altura ou 70 cm , comprimento seria de 150cm e largura 60cm.
Bom é isso ai !!!

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Qua 10/Jan/2018 20:30

Olá

Imagem
Enchi o tanque, só teve um vazamento

Imagem
Por baixo da luva de rosca

Imagem
Consertei com massinha de cimento

Imagem

Imagem
Ficou massa!!

Imagem

Amanhã começo outro tanque

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Qui 11/Jan/2018 19:34

Olá

Imagem

Imagem
Coloquei toda aguapé no tanque novo, passei tudo pra este tanque para começar projetar o outro.

Imagem

Imagem
Estava limpando o tanque encontrei larvas de libélula

Imagem
Haviam várias larvas e muitas dafnias fora um monte de bixinhos minusculos que não sei oque é .

O vazamento do tanque está resolvido.
Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Sáb 13/Jan/2018 21:25

Opa!

Algumas fotos das larvas

Imagem

Imagem

Imagem
Hoje dei uma podada nos aguapés e em suas raizes, então encontrei mais filhote de libelulas

Imagem
Uma foto do oscar, ele melhorou.

Flw's
Erbioraci

Usuário AquaFlux

Mensagempor Erbioraci em Sex 19/Jan/2018 19:23

A libélula nasceu está pra voar

Imagem