Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Dúvida sobre blackwater e testes!

Sala sobre assuntos relacionados aos biótopos.

Moderador: Equipe de Moderação

Dúvida sobre blackwater e testes!

Mensagempor Antonio Lima em Seg 07/Mar/2016 17:53

Boa tarde amigos!

estava aqui pensando e como todo aquarista sempre pensamos nas possibilidades futuras na configuração de novo aquário!

tenho algumas idéias referente aos biotipos amazônicos, e me surgiu uma dúvida sobre a blackwater, pode ser uma dúvida "besta" mais realmente não sei e gostaria que amigos que já possuíram ou saibam, por favor me tirem essa dúvida!

quando temos blackwater, como procedemos com os teste usados nos parâmetros do nosso aqua, tipo, ph, nitrito, KH, Gh e outros, tendo em vista que a cor da agua não será incolor! tem alguma diferença pelo motivo da cor? ou os 5mls geralmente usados nos testes não interferem na medição, pela pouca qtd de água?

essa é minha dúvida :marreta: :tmi:
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral." Abraham Lincoln
Antonio Lima

Usuário AquaFlux

Tópicos: 14
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 9 vezes

Re: Dúvida sobre blackwater e testes!

Mensagempor Wilson Gabriel Camargo em Seg 07/Mar/2016 23:48

Boa pergunta! Estou acompanhando, pois também penso em montar um aqua nesse estilo!
Wilson Gabriel Camargo

Usuário AquaFlux

Tópicos: 28
Curtiu: 1
Curtiram: 11 vezes

Mensagempor Telmo Neto em Ter 08/Mar/2016 01:50

Gurizada.

Tem algumas marcas que vocês encontraram em tiras.
Da uma olhada no link

http://www.drsfostersmith.com/product/prod_display.cfm?c=3578+4345+17338+27865&pcatid=27865

Eu jah utilizei produtos da API são muito bons porém esses testes não usei ainda. Postei o link mais para exemplificar.

Espero ter colaborado.

Enviado de meu Lenovo B8080-F usando Tapatalk
Telmo Neto

Usuário AquaFlux

Tópicos: 3
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 17 vezes

Mensagempor Antonio Lima em Ter 08/Mar/2016 08:42

Olá Telmo,

como já tenho os testes convencionais gostaria de utiliza-los, inclusive meus testes de KH e Gh são da API muito bom por sinal, esse de tiras seria interessante no caso da blackwater, mais como disse gostaria de utilizar os que tenho aqui que são em gotas, mais a dúvida persiste sobre a cor da água nos testes.

[]s e obrigado
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral." Abraham Lincoln
Antonio Lima

Usuário AquaFlux

Mensagempor Emerson Souza Santos em Qua 09/Mar/2016 16:39

Olá Antônio!

Já tive aquários Blackwater's e nunca tive problemas com testes determinados por reagentes em gotas... acredito que a quantidade de água e, a exatidão dos testes não sofram alterações por causa dos taninos presentes na água.

Abraço
A precipitação é o início do fracasso e a paciência é o primeiro passo para o sucesso!!! ;)

Tanganyika Village Aquarium - 144lts [encerrado]

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts [encerrado]
Emerson Souza Santos

Amigo Aquaflux / Criadores de Killifish

Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 283 vezes

Mensagempor Antonio Lima em Qua 09/Mar/2016 17:58

Olá Emerson, essa era minha dúvida, obrigado!!

se o amigo poder me esclarecer outra dúvida ficaria grato! Como posso manter peixes Dicrossus filamentosos (xadrezinho) com ph abaixo de 6 sem prejudicar as bactérias? fico receoso que com o ph muito baixo as bactérias não "trabalhem" e o nitrito e amônia possa prejudicar o aquário. Fico me perguntando como os amigos que tenham peixes com ph muito baixo, as vezes até 4 ou 5 e conseguem tocar o aqua numa boa sem se preocupar com amônia e nitritos! vc teria alguma observação sobre isso? grato
Antonio Lima

Usuário AquaFlux

Mensagempor Emerson Souza Santos em Sex 11/Mar/2016 21:43

Fala Antônio!

Não esqueci da sua dúvida não... Tenho tido pouco tempo pra entrar no fórum mas vamos lá. Essa preocupação é importante mas pouco provável de gerar tamanho problema. Já parou pra pensar a diferença que é a natureza de um ambiente limitado (como nossos aquários)?!

É diferente demais, não é mesmo... pois bem, um Aquario pra atingir níveis tão ácidos assim, tem de ter elementos que não se decompõe com facilidade e uma quantidade nula (ou insignificante) de sais dissolvidos na agua. Outro ponto importante é a quantidade de oxigênio dissolvido... O fluxo de água aumenta o nível de oxigênio e diminui gases de efeito ácido que agem na "quebra de dureza" da agua. Uma água mais próxima de estagnação, tende a ter maior concentração de CO2 e outros ácidos que trabalham de forma molecular e inibem a subida de parâmetros.

Em nossos aquários não é tão diferente quanto na natureza, apesar de sabermos que amonia e nitrito pode não funcionar corretamente em valores de PH tão baixo, a quantidade de amônia e nitrito torna-se insignificante ou aceitável em caso de valores de PH baixo e num nível mínimo de fluxo de água que o oxigênio não interfira no parâmetro, a funcionalidade biológica torna-se "equilibrada" desde que você não tenha elementos que possam desvirtuar o equilíbrio alcançado.

Plantas, folhas em processo de decomposição, substrato com sais em sua composição, e fluxo elevado de água são alguns fatores que podem elevar parâmetros... Mas se o aquário tiver apenas um filtro esponja por exemplo, ou um hang on com biomidias, troncos de potenciais ácidos e taninos, e apenas elementos inertes, a funcionalidade biológica permanece em perfeito funcionamento. Basta estipular todo nível de equilíbrio que não haverá risco ou instabilidade que possa colocar a vida dos seres vivos em riscos. ;)

Espero ter ajudado!
Abraço
A precipitação é o início do fracasso e a paciência é o primeiro passo para o sucesso!!! ;)

Tanganyika Village Aquarium - 144lts [encerrado]

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts [encerrado]
Emerson Souza Santos

Amigo Aquaflux / Criadores de Killifish

Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 283 vezes

Mensagempor Antonio Lima em Sáb 12/Mar/2016 09:12

puxa vida, fico agradecido!

vc escreveu detalhadamente, era tudo que eu precisava, principalmente na filtragem!

muito obrigado! espero um dia ter conhecimento suficiente na aquariofilia para passar adiante aos amigos como vc faz.
Antonio Lima

Usuário AquaFlux

Mensagempor rocavalcante em Seg 22/Jan/2018 14:30

Aproveitando a questão, carvaõ ativado elimina o blackwater (produto)?

Saudações.
ROGÉRIO CAVALCANTE
São Paulo - SP (ZN -Bairro do Tremembé)
"Curtindo discus e orquídeas ao pé da Serra da Cantareira"
rocavalcante

Usuário AquaFlux

Tópicos: 6
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 1

Voltar para Biótopos