Matei! Só não sei como ?

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Matei! Só não sei como ?

Mensagempor cobalto em Sáb 06/Fev/2010 10:59

olá pessoal!
na verdade não sei se matei ou foi só uma fatalidade,se alguém souber a resposta por favor me diga! trata-se da minha linda femea de guppy cuja barriga parecia uma bola de tão gorda, confesso que não sei precisar o tempo de gestação, e me vali da "literatura "para confinala numa maternidade.
"literatura esta que diz que:" quando ela esta bem roliça e com aquele ponto bem preto na barriga já tá na hora de se preparar porque vai nascer. pois bem confinei ela na quinta a tarde num berçario ( daqueles que vão dentro do aqua).
pois é hoje de manhã tava morta. não sei oque a matou :se foi eu ter confinado num berçario, se a temperatura que aqui em santos tá altissima , no aqua tá 31,32G, ou se foi o fato de desde o confinamento ,ela quase não se alimentar fato para o qual não dei muita importancia pois imaginei que ela ficaria ali no muito 2 ou3 dias ,até dar cria.
por curiosidade após a morte fiz uma autópsia com uma gilléte e encontrei diversas ovas (não sei se é esse o termo) dentro dela, que pelo que pude ver levariam ainda ums bons dias para se desenvolverem ,embora ela apresenta-se todos os sinais externos que o parto era pra já.
uma pena pois queria salvar uns filhotes para por num outro aqua que to montando, "homicidio" ou fatalidade se alguém souber por favor responda, não quero perder outra cria!
abraços!
...E AQUELE QUE VEM A MIM, DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA. (JO 6:37)
cobalto
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 3

Re: MATEI! SÓ NÃO SEI COMO?

Mensagempor Adilson Borszcz em Sáb 06/Fev/2010 11:56

Putz.. que pena amigo!

O que "pode" ter matado é a temperatura, pois 2 ou 3 dias sem comida não matam o peixe.

Como está o ph e a amônia ai?

Mas não se preocupe, esses bichos se reproduzem muito, se arrumar outra fêmea logo terá umas crias por ai!

Um abraço!
Imagem
Atenção: Não tiro dúvidas por MP ou MSN evitando assim privar os demais usuários de receberem uma informação importante!.

“Agradeço a Deus por não saber de tudo e aprender a cada dia que passa, deve ser muito chato saber tudo e nunca errar, isso não seria viver...” (Adilson Borszcz)
Adilson Borszcz
Administrador
Administrador

Tópicos: 270

Mensagempor Max Damico em Sáb 06/Fev/2010 13:23

Pô Cobalto, eu não sei não, mas também acho que 31-32C é muito quente, especialmente para uma fêmea grávida. Se as guppys forem iguais às platys, o parto só acontece quando elas encontram condições ideais e se sentem confortáveis e seguras. Talvez essa temperatura não crie esse ambiente. E daí ela morre mesmo. Já perdi uma platy no trabalho de parto e soube que isso não é tão incomum assim.

Ou então o fato de ter sido colocada no berçário, isso pode ter sido um choque para ela. Se bem que não é comum ver relatos de poecilídeos que morreram porque foram colocados em berçários.

Sei lá, mas não se sinta culpado. Se você fez o que achava ser o correto, isso é o que mais importa. Tem tantos fatores que nós desconhecemos que é muito comum não entendermos algumas coisas que acontecem no aquário.

Abraços,

Max
Max Damico
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 18

Mensagempor Fabio Burgarelli em Sáb 06/Fev/2010 13:41

Hmmm....Nos meus tempos de criar Lebistes (juro que não consigo falar...Guppy....hehehe) perdi fêmeas parturientes...As temperaturas altas para os poecelídeos acelera o nascimento...Não gosto de criadeiras, pois como tem a movimentação limitada da água (aqueles furinhos não resolve NADA) pode começar a esquentar e principalmente ter picos de amônia...O que esta parecendo que aconteceu !

Cobalto, quer ter filhotes em segurança....? Pegue um aquário de 5 litros, coloque muita cabomba e muita rabo de raposa alimente a fêmea apenas com alimento vivo e deixe num canto quase sem movimentação de pessoas, não precisa de filtro nem nada, em poucos dias teras muitos filhotes...Alguns serão comidos, mas somente aqueles que não conseguirem se "desempacotar" a tempo...Musgo de Java ou Xmas funcionam melhor ainda pois ficam no fundo....Para quem quer tirar crias e não perder adultos esta é a melhor técnica...

Espero ter ajudado...

Abrax
Burga
Vamos melhorar nossa comunicação no fórum ?? Clique !

Imagem
Imagem

What ever works man all what matters want
Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Tópicos: 90

Mensagempor cobalto em Sáb 06/Fev/2010 17:15

manos obrigado pelas respostas!
adilson:o ph tá 7 cravado!, amônia 0.50, podia ser melhor, mais num ph 7 nâo tá ruim
burga:a dica é boa! mais ai eu teria que montar um aquario! oque seria bom se eu sempre tivesse partos, mais são esporadicos e em geral eu deixo dar cria no aqua mesmo,viram todos comida!
oque vocês acham daquelas parideiras que são como um pequeno aqua, e tem uma divisória de vidro dentro na horizontal só que rampado? parece boa!
tive pensando e o cerne da questão parece ser, qual o momento certo de separar a femea, já que barriguinha cheia, e pontinho preto não são sinais confiaveis!
abaços!
cobalto
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagempor Fabio Burgarelli em Sáb 06/Fev/2010 17:19

Ah cara....se é para separar para pegar filhotes é aquele esquema mesmo, estas criadeiras como eu falei dão pico de amônia, superaquecem...Não gosto !!!

É separar as fêmeas é o problema...por isso que o Aquinha seria o mais tranquilo...

Abrax
Burga

Imagem
Imagem

Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Mensagempor Junior Gorski em Sáb 06/Fev/2010 21:51

Para mim foi um combinado amônia 0,50 temperatura acima de 30 que diminui muito o nível de oxigênio, mesmo não sendo tão tóxica mais a combinação pode ser fatal!
Lembrando que amônia sempre tem que estar em zero ou muito perto dele!
Boa sorte amigo!
Abraços.
Imagem
Atenção: Não tiro dúvidas por MP ou MSN evitando assim privar os demais usuários de receberem uma informação importante!.
Junior Gorski
Moderador
Moderador

Tópicos: 166

Mensagempor Fabio Burgarelli em Dom 07/Fev/2010 11:20

Amônia é sempre 0, mais que isso você esta com deficiência na filtragem....

Imagem
Imagem

Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Mensagempor cobalto em Dom 07/Fev/2010 13:53

É verdade senhores, de fato to com problemas de filtragem , já tinha percebido, pois meu aqua tem 96l brutos e tá sendo tocado por um atman hf-450, tá trabalhando no limite. vou melhorar essa filtragem!
só que aqui em casa a agua já sai da torneira com 0,25 pra +. isso já prejudica muito some-se a isso muitos "inquilinos" no aqua e pronto....,
BURGA: aquele aquinha com divisória diagonal( que parece que é pro filhote escorregar quando nasce) não serve?
cobalto
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Voltar para Dúvidas Freqüentes