Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Projeto 45L iniciado!! Help por favor, marinheiro de primeira viagem!

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Projeto 45L iniciado!! Help por favor, marinheiro de primeira viagem!

Mensagempor Carillo em Dom 16/Abr/2017 19:53

Boa noite amigos,

É com grande alegria que compartilho com vocês a montagem do meu primeiro aquário e por ser marinheiro de primeira viagem a ajuda e opinião de vocês é muito bem vinda.

Sou o autor do tópico : Fluval FX6 seria muito para um aquário de 200 ou 300 Litros? viewtopic.php?f=8&t=43041

E como mencionei no final, como só iria montar o meu aqua de 200 ou 300l no final do ano, sem segurar a ansiedade inicie por um pequeno projeto de 45l.

Comprei um aquário faixa preta leste de 45l, de substrato estou usando 5kl de manado da jbl.
Filtragem estou utilizando Ista Max Care Filter Canister 360L/H que está e promoção no site http://www.aquasn.com.br/p/000910/Ista+ ... digo+I-151
Midia, estou querendo comprar a a X-100 e já comprei purigem.

Ai vão algumas dúvidas,
1 - a mídia x100 é boa ou compensa aquela mídia com combate algas e taz?
2 – no caso do mini canister da ista, compensaria eu utilizar a x-100 tamanho normal ou a mini?
3- comprei a purigen da seache – menor saco que encontrei foi 100ml... lá fala que é para tratar aquário de até 400l, no caso o meu de 45L com essa quantidade de purigem, seria algum problema? (Tive que tirar um pouco de mídia para colocar a purigem).

O aquário será plantando, e para isso preciso preparar a iluminação... o aquário que comprei tem um soquete e-27.... e pensei em comprar a lâmpada do link : https://www.starlamp.com.br/produto/E27 ... 0-13W.html
Vocês acham que ela seria suficiente ou teria que colocar duas?

Já estou ciclando o aquário, o tronco está sendo tratado... está soltando bem pouca tinta, será que a purigen da conta?

Quanto ao PH, está super alcalino, depois vou colocar o tronco, plantar as plantas, e colocar as mídias tratadas no vinagrem para tentar manter o PH ácido.

Vou postar umas fotos do projeto.

Muito obrigado pela atenção e ajuda.
Abraços.
Carillo

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Projeto 45L iniciado!! Help por favor, marinheiro de primeira viagem!

Mensagempor Paulo Barbosa em Qua 19/Abr/2017 11:45

opa, já tem fotos?
Neste momento não se preocupe com ph, espera o aqua ciclar antes de meter vinagre, acidificante ou qq coisa para corrigir. O ph alto ajuda a acelerar a ciclagem, por isso muitas mídias cerâmicas alcalinizam a água qdo novas.
Tbm é importante medir o ph da água q vem da torneira, se ela já vier alcalina vc corrige antes de fazer a TPA.
Mas lembrando q muitas plantas são bem tolerantes ao Ph, mas existem faunas para plantados alcalinos tbm.

Com relação à filtragem química, é importante lembrar que as plantas a fazem... logo, se vc retirar em excesso os nutrientes vai faltar para as plantas; Se for um aquário densamente plantado e pouco povoado nem precisa de filtragem química, é só usar um bom condicionador de água na TPA.

Se sua luminária não tiver capa de acrílico q proteja a lâmpada do contato com à água prefira lâmpadas que não tenha os leds expostos. Pesquise "lampada led grow light", pode ser útil.

:)
Aquário 108 Litros Low-tech
viewtopic.php?f=34&t=37718
Canipote FVM
viewtopic.php?f=40&t=37212
Óscar Red Ruby Albino
viewtopic.php?f=34&t=37215
Africano 192L
viewtopic.php?f=34&t=37216
Paulo Barbosa

Usuário AquaFlux

Tópicos: 19
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 55 vezes

Mensagempor Carillo em Qua 19/Abr/2017 22:06

Paulo, obrigado pelas dicas...seguem as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem

Pessoal, sugiram outras dúvidas, se puderem ajudar agradeço muito....

o aquário está ciclando a 10 dias, ainda não fiz nenhum tpa... deveria fazer? qto 20%? o ph da água da torneira é neutra.
estou ciclando o aquário com a mídia que veio no mini sump, e vou substituir por 300g de mídia x-100 mini, quando eu fizer a troca das mídias a ciclagem de 30 dias começa do 0? :(
Quanto a purigen, devo tira-la?
rs, paguei tão caro.... se deixar essas 100 gr de purigem no aqua de 45l vou ferrar com as plantas?

quanto ao tronco, estou fervendo ele pra caramba..... quando fervo a agua ainda fica levemente marrom, mas se deixo na água fria, ela fica transparente.... será que já posso colocar no aquário?

Cor da água após 12h na água fria:
Imagem

Cor da água fervendo por 45 min:
Imagem

quanto a iluminação, comprei 3 spots led de 10 w rgb, assim vou deixar 1 rosa e 2 brancos.... será que rola? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM
Imagem

Mais um vez agradeço demais a ajuda.
Abraços
Carillo

Recém Chegado

Mensagempor Paulo Barbosa em Qui 20/Abr/2017 11:14

Pra quê trocar as mídias? Se veio com o kit usa elas, guarda o dinheiro para outra coisa. As bactérias não ficam apenas na cerâmica, vão se fixar em rochas q vc adicionar, troncos, areia, vidro. Desde que você não coloque peixes e comida em excesso não terá problemas com falta de bactérias.

Sem TPA... compra um teste de amônia... se der zerado não vai ter o q as bactérias comerem, logo não estará acontecendo ciclagem, apenas água circulando. Daí seria interessante vc adicionar "poluentes" na água, como ração ou sal amoníaco.A TPA geralmente a gente faz no final.

Coloca o tronco no aquário e vê se bóia ou afunda, se afundar já estará encharcado e pronto para entrar no aqua. O purigen tira a cor de chá, se achar q a água está escura é só manter ele, mas geralmente a gente não faz ciclagem com filtragem química, pois os poluentes são necessários nesse período... eu deixaria o tronco, mesmo pintando a água, qdo a ciclagem tiver terminado coloca o purigen q vai ficar clarinho de um dia para o outro.

O purigen é reutilizável, caso vc não o mantenha nesse aqua poderá guardar para usar no seu futuro 200/300 Litros.

Acho q tem até luz sobrando, esses refletores são bem fortes. Conforme a fauna e vegetação pode usar rosa/branco/azul q tbm fica legal. Mas daí é questão de ir testando durante a montagem.

Assim q montar a iluminação já pode inserir as primeiras mudinhas para ajudar a definir o layout.

:)
Aquário 108 Litros Low-tech
viewtopic.php?f=34&t=37718
Canipote FVM
viewtopic.php?f=40&t=37212
Óscar Red Ruby Albino
viewtopic.php?f=34&t=37215
Africano 192L
viewtopic.php?f=34&t=37216
Paulo Barbosa

Usuário AquaFlux

Tópicos: 19
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 55 vezes

Mensagempor Carillo em Qui 20/Abr/2017 23:21

então, já comprei as mídias x100 mini, dois potes de 150g.
pensei em trocar em virtude da qualidades das mesmas.... fiz a substituição da mídia que veio por 300g da x-100 mini e tirei a purigen como você sugeriu. As midias vieram com um potinho com um mix de bactérias para acelerar a ciclagem....

coloquei o tronco na água também, agora devo deixar ciclando mais quantos dias?
estava ciclando com a mídia antiga a quase 10 dias...

abraço
Carillo

Recém Chegado

Mensagempor Carillo em Qui 20/Abr/2017 23:49

quando devo colocar vinagre nas mídias? com quanto dias? como é o procedimento?
Carillo

Recém Chegado

Mensagempor Bruno silva em Sex 21/Abr/2017 03:00

Cara não precisa Trocar as mídias, apenas acrescente as novas junto com as outras ...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bruno silva

Usuário AquaFlux

Tópicos: 13
Curtiu: 152 vezes
Curtiram: 39 vezes

Mensagempor Carillo em Sex 21/Abr/2017 05:46

Não cabe, rs
Carillo

Recém Chegado

Mensagempor Carillo em Sáb 22/Abr/2017 09:01

pessoal, achei um tópico muito interessante no aqui fórum sobre ciclagem.... vou segurar a ansiedade e aguardar os 30 dias de ciclangem....

estou monitorando o PH e a amônia, o PH está altíssimo, penso que deva ser em virtude das mídias serem novas, a amônia esta zerada, talvez porque não há peixe nem nada no aquário, apenas o tronco que adicionei no aquário ontem....

devo monitorar também o nitrito e nitrato é isso?
os teste da labcon são bons?

obrigado.
Carillo

Recém Chegado

Voltar para Dúvidas Frequentes