Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Problemas Ciclagem

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Problemas Ciclagem

Mensagempor LKWilliam em Dom 01/Out/2017 23:23

Edvando faz uns 25 dias já que esta ciclando

Quando criei o tópico, meu nitrito ficava vermelho, nem tem uma escala no teste de tão alto que estava, no dia 27/09 teve uma queda para 2,8ppm e hoje, 4 dias apos já baixou para 0,5ppm porem o teste de amônia não mexe, fica na mesma escala, então deve ser amônia ionizada mesmo.

Na sexta feira fiz uma limpeza em meu filtro trocando perlon e meu cloro ficou quase negativo, igual o que o diegobrunetti fez, o perlon não estava sujo de comida ou restos, só estava tingido de preto por conta do substrato da montagem, então pode ter algo a ver com o teste de cloro

Ontem (Sabado) coloquei alguns neons efetuei uma dosagem preventiva de prime e então o teste do cloro deu negativo, usei uma outra marca de acelerador biológico e até o momento está tudo ok, nitrito esta baixando, unica coisa que me incomoda ainda é a amônia, pois ela sempre fica na mesma cor.
LKWilliam

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagempor Edvando João em Ter 03/Out/2017 21:01

Que legal. Realmente um mistério esse cloro.

Coloca mais plantas pra ajudar na remoção da NH4+. Cabombas e elódeas ajudar bastante. Deixando soltas ou ancoradas..

Abraços.
Nano Plantado Boyu 40L

Nano Reef Rusty 73L

Pico Reef Crazy 3L

I have learned that beauty has to flourish in the light.

A única realidade para mim são as minhas sensações. Eu sou uma sensação minha. Portanto nem da minha própria existência estou certo... – Fernando Pessoa.
Edvando João

Usuário AquaFlux

Tópicos: 18
Curtiu: 520 vezes
Curtiram: 293 vezes

Mensagempor trprado em Ter 03/Out/2017 22:53

O meu problema de cloro esta se resolvendo sozinho agora, fui fazer um teste hoje e esta quase zerado, também as bactérias voltaram a se reestabelecer, o perlon ta preto e as mídias escureceram de novo, um bom indicio delas lá. Mas ainda meu nitrito e amônia estão altos, como não tenho teste para saber se é NH4, vou fazer de qualquer forma um tpa de 50%. Ou depois que joguei umas 200gr de sal grosso para matar as larvas de mosquito ajudou a remover o cloro ou não sei o que mais pode ter removido.
trprado

Usuário AquaFlux

Tópicos: 14
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 31 vezes

Mensagempor LKWilliam em Qua 11/Out/2017 01:27

Apos 11 Dias o meu nitrito continua em 0,5ppm e a amônia não baixa da escala, continua azul, nem sei mais o que fazer, infelizmente apos usar esse substrato Discus Soil da mbreda literalmente ***** com meu aquário, já perdi alguns neons por esse motivo, e para piorar começou a encher de alga filamentosa marrom, parece fios de cabelo por todo aquário.
LKWilliam

Recém Chegado

Mensagempor Luquinha em Qua 11/Out/2017 01:57

Boa noite, pessoal!
Sou novo no fórum e essa é minha primira postagem.
Também estou exatamente com o mesmo problema! Meu Aqua tem 180 litros, usei Mbreda Disco Soil e ele simplesmente não cicla, já tem 20 dias que eu estou tentando, Amonia Azul, Nitrito totalmente vermelho e ainda não medi o cloro, nada que tentei baixou esses niveis, as plantas reagem bem, ainda não coloquei peixes, na verdade nem tem como e o aquario está enchendo de filamentosas verdes e marrons. Também não sei mais o que fazer. Quem puder ajudar... A minha teoria já tendo certeza que isso está acontecendo por causa desse substrato maldito é que a carga organica é muito grande, pois mesmo fazendo as TPAS de 50% a amonia e o nitrito não baixam, então já existem as colonias nos meus filtros, porem não suficientes para consumirem essa quantidade gerada. Como a perda de bacterias é minima em TPAS e aproveitando que meu aqua não tem peixes, o que estou pensando em fazer é uma TPA de 50% a cada 48 horas e logo após cada uma delas usar uma cepa de bactérias, até baixar por processo mecanico de substituição de agua, esses niveis. Posto os resultados aqui.
Luquinha

Recém Chegado

Curtiram: 1

Mensagempor diegobrunetti em Qua 11/Out/2017 10:17

Luquinha escreveu:Boa noite, pessoal!
Sou novo no fórum e essa é minha primira postagem.
Também estou exatamente com o mesmo problema! Meu Aqua tem 180 litros, usei Mbreda Disco Soil e ele simplesmente não cicla, já tem 20 dias que eu estou tentando, Amonia Azul, Nitrito totalmente vermelho e ainda não medi o cloro, nada que tentei baixou esses niveis, as plantas reagem bem, ainda não coloquei peixes, na verdade nem tem como e o aquario está enchendo de filamentosas verdes e marrons. Também não sei mais o que fazer. Quem puder ajudar... A minha teoria já tendo certeza que isso está acontecendo por causa desse substrato maldito é que a carga organica é muito grande, pois mesmo fazendo as TPAS de 50% a amonia e o nitrito não baixam, então já existem as colonias nos meus filtros, porem não suficientes para consumirem essa quantidade gerada. Como a perda de bacterias é minima em TPAS e aproveitando que meu aqua não tem peixes, o que estou pensando em fazer é uma TPA de 50% a cada 48 horas e logo após cada uma delas usar uma cepa de bactérias, até baixar por processo mecanico de substituição de agua, esses niveis. Posto os resultados aqui.

Olá, bom dia! Luquinha, eu fiz um teste com o MBreda Discus Soil em um aquário de 20L. A amônia ficou azul logo nos primeiros minutos. Então, realmente, é o substrato que faz isso. Todavia, em poucos dias o PH cai para 6.2=~, o que torna essa amônia não-tóxica, segundo a tabela do teste. Se o seu teste de cloro der zero, acho que é questão de relaxar e esperar o nitrito zerar. O meu problema e o do LKWillian era o cloro, que matou a colônia de bactérias e estacionou a ciclagem.

Segundo o meu depoimento, depois de uns 40 dias de problemas, eu troquei o perlon, completei a água, sifonei o sump (tinha muito, muito pó do substrato lá...) e do nada o cloro sumiu do aquário, e em menos de 1 semana tanto o nitrito quanto a amônia zeraram. Não estou dizendo que a troca de perlon foi solução. Talvez tenha sido coincidência. Fiquei bem insatisfeito por não ter descoberto a causa e a solução do problema do cloro, mas o fato é que apenas tempo e paciência resolveu o problema, e meu aquário de 400L agora está lindo, os peixes estão ótimos e o substrato cumpriu com o prometido.
diegobrunetti

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 1

Mensagempor Luquinha em Qua 11/Out/2017 23:55

Perfeito Diego!
Entrei em contato com a Mbreda, me responderam hj pela manhã...

Bom dia

O Substrato Discus Soil é um produto a base de matéria vegetal o que acidifica a água naturalmente. Por ser um substrato com bases orgânicas a tendência de amônia é normal até que a colonização de bactérias se formem no meio e consumam esse nutriente.
A formação de bactérias é mais rápida em pH levemente alcalino e quanto mais baixo mais lento e a formação das mesmas, isso é verdadeiro, como também é verdadeiro que a Amônia em pH alcalino é muito mais tóxica e em pH bem ácido é bem pouco tóxica.
Levando essas consideração, verificamos que um substrato ácido de origem orgânica natural é normal haver amônia com baixo teor de toxidade aos peixes bem como leva mais tempo para a maturação da biologia.
O que pode ser feito:
Fazer trocas de água duas vezes por semana e adicionar acelerador de biologia.
Adicionar alcalinizante na água para acelerar a formação de biologia de forma natural. Se tiver peixes não recomendamos pois um pH mais alto a amônia ficará tóxica para peixes.
Recomendações:
Fazer as trocas de água e aguardar o tempo natural de estabilização. Poderá colocar plantas se desejar que ajudam a consumir a amônia.

Um substrato ácido tem a vantagem de atender várias espécies de peixes amazônicos que são acostumados com água com excesso de material orgânico como folhas em decomposição. Essas áreas e regiões onde a água fica com baixa circulação da correnteza tem certa quantidade de amônia e por estar em águas ácidas ela acaba sendo bem pouco prejudicial aos peixes, mas sempre abaixo de 1 ppm.

No início é bom ter um pouco de paciência e aguardar a estabilização do sistema. Após esse período de trocas de agua e até 3 meses de estabilização, o aquário ficará rico em bactérias e estabilizado.

Estamos aqui para ajudar a solucionar seu problema e, caso continue após esse procedimento, você terá total garantia da troca do produto.

Muito obrigado,

Atenciosamente,

MBreda Indústria e Comércio Aquapaisagismo Ltda.

Mais tranquilo agora! Obrigado!
Luquinha

Recém Chegado

Mensagempor LKWilliam em Qui 12/Out/2017 01:00

Obrigado Luquinha pela informação.

Eles deveriam deixar uma observação sobre o problema da amônia no produto deles, ai não ficaríamos nessa situação chata, pois até pensei em desistir do hobby por conta disso, é um investimento muito alto em uma marca tão falada para gerar esse problema todo.

Hoje fiz uma TPA de 20% com sifonagem e meu nitrito caiu para 0ppm isso é muito bom, so é ruim ver a amônia azul, vamos ver em alguns meses como ficará, se não resolver ai vo entrar em contato solicitando o reembolso do substrato.

Nosso problema no inicio erra o cloro infinito no aquário e pra mim so foi solucionado apos fazer a troca do perlon, porem eu troquei pelo mesmo lote, então não seria um problema do perlon e sim possivelmente a sujeira talvez do substrato, pois apos trocar o perlon não tive mais o problema ou até mesmo da cola em que usei para fazer umas alterações no canister, de acordo com a descrição, há cloro https://www.tigre.com.br/sites/default/ ... 010229.pdf

O melhor nesse momento é aguardar para ver se vai realmente baixar a amônia, e apos isso colocar os tão sonhado Disco
LKWilliam

Recém Chegado

Mensagempor trprado em Qui 12/Out/2017 16:11

LKWilliam todo tubo PVC tem cloro, mas este cloro apenas se solta em temperaturas extremas, e quando digo estrema significa que a água vai ter de estar fervendo pra começar a soltar o cloro. Alias o significado de PVC é POLICLORETO DE VINILA, então não é o PVC principalmente se você usou tigre ou amanco que são marcas respeitadas e não usam tubo de PVC reciclado onde fazer maiores processos químicos.

Mas se o substrato tem amônia, apenas vai gerar alimento inicial para as bactérias nitrificantes, como não da para colocar de inicio um Disco em um aquário muito bem preparado não existe problema de ter no substrato. Depois qualquer quantidade que ainda estiver no substrato e for solto as bactérias irão se alimentar desde que exista uma quantidade recomendada de mídias biológicas para suprir a demanda.
trprado

Usuário AquaFlux

Tópicos: 14
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 31 vezes

Mensagempor smatheus em Seg 23/Out/2017 22:03

Boa noite,

Sou mais um a me unir ao grupo, montei ontem meu primeiro aquário, substrato MBreda Discus Soil, coloquei algumas plantas e iniciei a ciclagem sem peixes, seguindo um passo a passo que achei aqui no Fórum.

Eu deveria ter testado a amônia, mas não, fui logo adicionando 75 gotas de amoníaco (para 150 litros de volume útil), depois fui testar e a amônia estava azul super escura.

Hoje resolvi pesquisar e achei esse post, fiz o teste e não existe cloro na água, agora vou ir acompanhando a postagem dos colegas e os níveis de amônia do meu aquário, qualquer novidade eu posto aqui.

Abraços!
smatheus

Recém Chegado

Tópicos: 3
Curtiu: 2 vezes

AnteriorPróximo

Voltar para Dúvidas Frequentes