Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Montar aquário comunitário

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Montar aquário comunitário

Mensagempor Eudóxio Ribeiro em Dom 01/Out/2017 14:23

Olá a todos, estava meio sumido aqui do fórum por diversos problemas mas agora me organizei e estou de volta.
Tenho um aquário de 1,20x0,50x0,50 totalizando 300 litros brutos.
Estava com uma ideia de um aquário plantado, mas os planos mudaram e estou querendo montar um comunitário.
Vi poucos tópicos aqui referentes a isso.
Queria ideias sugestões críticas e tudo que puder ser falado a respeito.
Estou apenas com os vidros colados, a planejando cada passo.
Então tudo sobre peixes, substrato, iluminação e todos os detalhes serão bem vindos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eudóxio Ribeiro

Usuário AquaFlux

Tópicos: 4
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 0

Re: Montar aquário comunitário

Mensagempor odairrossetto em Dom 01/Out/2017 16:16

mas quais são as suas duvidas?
odairrossetto

Usuário AquaFlux

Tópicos: 18
Curtiu: 1
Curtiram: 4 vezes

Mensagempor Eudóxio Ribeiro em Dom 01/Out/2017 16:17

Então, dúvidas no geral
Mas vamos as primeiras kkkkk
Tipo de substrato a usar, peixes que casam bem em um comunitario

Eudóxio Ribeiro

Usuário AquaFlux

Mensagempor trprado em Seg 02/Out/2017 17:58

Se você quiser montar um comunitário plantado não tem problema algum. Mas no caso de comunitário é bom você antes pensar em uma faixa de ph que deseja os peixes ou por localização, por exemplo peixes da bacia amazônica e por ai vai. O substrato vai depender do que voc6e quer, se você quiser um comunitário amazônico para ter o plantado, pode escolher entre peixes como Acará Disco, Acará Bandeira, neon, neon negro... A lista é grande de peixes entre tetras e Acarás e outros que você vai ter de procurar, mas como esta em duvida aconselho Bandeiras, neons, matogrosso, limpa vidro e coridoras. Em um aquário de 300L da para colocar um bocado de peixes cardumeiros e gregários de pequeno porte e alguns de médio porte que convivam bem.
trprado

Usuário AquaFlux

Tópicos: 12
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 29 vezes

Mensagempor Eudóxio Ribeiro em Seg 02/Out/2017 18:05

Então trprado, minha dúvida é justamente essa. Meu sonho sempre foi um plantado, mas com bandeiras, neons e etc não vou ter muitos problemas quanto a CO2 e etc?
Mas um plantado seria o ideal rs
Eudóxio Ribeiro

Usuário AquaFlux

Mensagempor odairrossetto em Seg 02/Out/2017 22:53

Cara, minha dica para voce é: Se está com tantas duvidas assim, não faça algo muito elaborado, comece simples.

Uma vez que já tem o aquario procure por plantas ditas como "lowtech" e estude. Sobre fauna é algo muito pessoal, não vá pela opinião dos outros, faça o que te atrai.
odairrossetto

Usuário AquaFlux

Tópicos: 18
Curtiu: 1
Curtiram: 4 vezes

Mensagempor Eudóxio Ribeiro em Ter 03/Out/2017 00:45

Hum massa
Vlw pelas dicas, vou dar uma olhada aqui no aquaflux

Eudóxio Ribeiro

Usuário AquaFlux

Mensagempor Pierry em Ter 03/Out/2017 12:34

Uma dica, é possível montar um aquário muito plantado apenas com plantas mais resistentes, que não necessitam de CO² e nem de uma alta iluminação (as ditas LowTech), aqui mesmo ja vi aquário densamente plantado utilizando somente essas plantas.

E após o aquário ciclado e estabilizado, veja qual o pH do aquário, e em cima desse pH escolha os peixes que mais te atraem, porque mudar um pH estável naturalmente é uma luta muito complicada.

Abraços
Pierry

Doador Aquaflux 2016

Curtiram: 20 vezes

Mensagempor Tweetingsword em Qua 11/Out/2017 15:00

Cara antes de montar um comunitário pense nos peixes que você irá colocar nesse aquário, para isso veja os peixes que você mais gosta e veja se eles são compatíveis um com o outro e com o tamanho do aquário. Uma vez que você já sabe os peixes que irá colocar no aquário já é hora de pensar na filtragem e oxigenação; a oxigenação é a parte simples, provavelmente até na filtragem você consegue oxigenar a agua, a filtragem dependendo dos peixes que é o problema. Seu filtro deve ser 5x a quantidade de agua do seu aqua, caso tenha peixes pequenos que podem acabar sendo sugados compre uma esponja para o filtro, é bem baratinha, uma vez que você já comprou o filtro (para comunitários eu recomendo um cannister ou um samp) é a hora de montar o filtro. Compre dois saquinhos de perlon e mídia biológica (caso não saiba o que é pergunte a algum atendente da loja e ele vai te mostrar, se parecem com pequenos anéis de cerâmica ou de vidro) de vidro por preferência e carvão ativado. Depois disso veja se você vai colocar plantas naturais no aqua (recomendo, os peixes adoram) se for colocar garanta a iluminação do aquário, sem luz as plantas morrem, recomendo comprar elodeas, são baratas, bonitas, oferecem um bom abrigo para os peixes e crescem que é uma beleza, além de não precisarem de substrato fértil, sobrevivem até boiando no aquário. Não se esqueça do substrato, recomendo basalto preto, no aqua fica lindo, dá um bom contraste nas plantas e nos peixes, no mínimo 5 cm de cascalho, se quiser faça uma pequena "rampa" assim você economiza um pouco de substrato na hora de fazer esses 5 cm. Depois de montado o aquário não coloque vida lá (com exceção das plantas) e deixe ciclando por alguns dias, caso o aquário fique normal compre um medidor de PH e amônia, caso a amônia esteja zerada (o,1 é tolerável) e o PH do jeito que seus peixes precisam, compre um termostato e deixe o aqua na temperatura certa para os peixes (lembrando que acima de 26c as plantas começam a "murchar"), depois disso é só colocar os peixes, não se esqueça de aclimatar o PH e a temperatura antes de colocar eles no aqua.
Acima disso também recomendo colocar algumas ampulárias, algumas pessoas não gostam mas ela faz uma boa limpeza de algas no aqua, elas são essenciais para mantar seu ecossistema perfeito, comem peixes mortos, algas, restos de material biológico que entrariam em decomposição (e gerariam amônia), são realmente uma beleza, alguns camarões também fazem esse papel porém é difícil manter camarões com peixes.
Comunitário 750l
Tweetingsword

Recém Chegado

Curtiu: 0

Mensagempor trprado em Qui 12/Out/2017 16:31

Eudóxio Ribeiro escreveu:Então trprado, minha dúvida é justamente essa. Meu sonho sempre foi um plantado, mas com bandeiras, neons e etc não vou ter muitos problemas quanto a CO2 e etc?
Mas um plantado seria o ideal rs

Então, não tera problema desde que pense bem nas plantas para um lowtech. Primeiro pense na quantidade de peixes que quer ter, bandeiras, neon, matogrossos são peixes que se sentem melhor em cardumes, bandeiras com uns 4 a 5 já é um bom cardume, mas lembre que são de porte médio grande, neons e mato grossos são pequenos e um cardume mínimo de uns 10 é importante. Com um aquário de 300L brutos você consegue sem problema ter estes cardumes, até aumentar o cardume dos peixes pequenos, pode ainda adicionar alguns peixes de fundo como limpa vidro e coridoras que são peixes que devem também ser colocados em uma mínima quantidade de uns 5 a 8.

Tendo isto em mente, você precisa de um substrato que atenda as suas necessidades, pode ser húmus de minhoca tratado ou um substrato fabricado, eu sempre vou recomendar por substratos industrializados que podem ficar em contato com a coluna de água, assim não é necessário um substrato inerte em cima, podendo causar vazamento do substrato inferior e causar uma explosão de amônia e algas. Marcas existem varias, eu indico MBreda pois é a que utilizo, existem outras como JBL Manado e ADA, e outras tantas nacionais e importadas. Ainda se tiver substrato próprio para peixes de água ácida melhor, pois ajuda a manter o PH do aquário ácido para a fauna que deseja, neste caso a MBreda tem o Discus Soil.

CO2 como falei vai depender agora das plantas, pegue plantas de crescimento lento e troncos, da para ter um carpete sem CO2 mas é mais complicado neste caso vai precisar da iluminação recomendada para o carpete e adição constante de carbono como também de nutrientes é importante, mas da para deixar muito bonito sem carpete, com uma luz moderada, eu utilizo Anúbias nana e lanceolota, mas você pode adicionar pelo tamanho de seu aquário ainda a gigante. Também existe uma que uso chamada amazonense, que considero bem bonita e não tem um crescimento tão lerdo e se da bem em lowtech. No tronco se amarrar musgo, incluindo principalmente musgo de java vai ficar verde em pouco tempo, mas terá sempre de estar aparando ou enrolando novas partes no tronco que ele expande de forma fácil, incluindo pode acabar querendo se grudar ao substrato.

Por fim é sempre bom ter um fertilizante liquido e carbono liquido para revigorar o sistema, aos poucos o substrato ficara pobre de nutrientes para as plantas então é importante e não é tão caro, posso recomendar neste caso RC Flora, incluindo a linha all-in-one e carbon, e os da linha MBreda, só que são mais caros por uma quantidade menor, além de importados como da ADA, JBL e Seachem.

Não é preciso iniciar pensando em fazer algo simples por que depois pra refazer do zero no mesmo aquário é problemático, mas é importante ciclar bem, além disso se seu 300L tiver um sump melhor ainda, invista em uma grande quantidade de mídias biológicas de quartzglass e as plantas se em grande quantidade cuidaram provavelmente do nitrato gerado no processo final diminuindo o número de TPA de semanal para quinzenal ou até as vezes mensal. Mas um conjunto de testes de Ph, Kh, Amônia, Nitrito e Nitrato é importante de se ter para manter o sistema sempre muito bem regulado, também aconselho a manter um Acid Buffer e Akaline Buffer da Seachem para controlar tanto Kh entre 4-5 como manter o aquário com Ph ácido entre 6.2 a 6.5 para estes peixes.
trprado

Usuário AquaFlux

Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 29 vezes

Voltar para Dúvidas Frequentes