Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Montagem primeiro aquário - Iniciante

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Montagem primeiro aquário - Iniciante

Mensagempor Tcharle em Seg 13/Nov/2017 22:34

olá a todos.

Tenho algumas duvidas sobre a montagem do meu primeiro aquario. São várias.... então vou colocar do inicio e caso eu esteja postando no lugar errado, peço que arrumem kkk.

Montagem do aquário:
Pretendo montar um aquario de 50 a 60 lt(Tem que ser mais ou menos isso pois atualmente não tenho espaço em minha casa para um maior) para coloca-lo em pequeno balcão de bebidas, espero que suporte o peso pois ele tem umas rodinhas de plastico.

- Minha idéia é montar um aquario de baixo custo(grana curta) que teria o tamanho de 45x30x??(CxLxA), a altura não defini ainda pois gostaria de opiniões sobre uma boa altura e se irá precisar de travas

- Sobre o vidro, tenho um pedaço de prateleira de vidro de 6mm que da pra fazer as laterais e o fundo(Base), vou aproveita-lo, mandar cortar e comprar os vidros da frente e traseira. Sobre a montagem, é necessário lixar as partes que serão coladas? Porque o vidro é liso.... vai colar normalmente?

- Precisa fazer algum furo no vidro?

Peixes:
Um Betta e uns tetras eu acho. Aceito sugestões, vou tentar achar por aqui. Moro em Criciuma-SC;

Plantas:
Sei lá... aceito sugentões, lembrando que a grana é curta kkk, então quanto mais facil de cuidar melhor, levando em consideração substrato e CO2(se não precisar, melhor) que vejo o pessoal falar.
Sobre o substrato, tenho areia de construção em casa(não sei se da pra chamar isso de substrato) e usar areia de praia também(ja li uns aí fazendo isso, mas nem sei se vai dar no meu "projeto")

Equipamentos:
Grana curta, então vou comprando aos poucos. Quais equipamentos vou precisar?
Filtro?
Termostato? Moro em SC, aqui a temperatura ambiente é de 25°-35° no verão e ja chegou a 1°/4° no inverno
Equipamentos de testes para PH, nitrato, nitrito, etc. Vai precisar? Me recomendam algum lugar para comprar(caso realmente necessário)?

Bom, por enquanto é isso. Primeiro vou tirando as dúvidas e depois vamos ver no que da.
Vlw gente.
Tcharle

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 0

Re: Montagem primeiro aquário - Iniciante

Mensagempor Olivo em Ter 14/Nov/2017 06:31

Bom dia tcharle.

Sobre o do aquario poderia fazer 45x30x40 ( CxLxA) daria um +- 54 litros.

Porém eu recomendaria 50x30x40 daria uns 60 L.. nessas duas dimensões creio que um vidro de 6mm é mais que suficiente na verdade de 4mm daria conta.

Sobre lixar não saberia te informar mas creio que o pessoal tenha experiência.

Não precisa de furo no vidro.

Sobre a fauna..

O beta e um carduminho de neon (8) umas corydoras(3).. estaria ótimo.

Eu colocaria plantas artificiais, para o orçamento baixo é a melhor coisa. Existem as Low tech que é mais fácil de manter e não precisa de co2.

Substrato já vi a galera usando a areia de construção mas nunca usei dizem que é bom pelo custo benefício..

Eu iria de cascalho de pedra de Rio também barato.
Já areia de praia nunca vi kkk.

Itens necessários.
Filtro com certeza independente da litragem e do peixe.
O filtro deve ter uma vazão de 4 a 5x a litragem do aquário ex: aquario de 50 litros 50x5= 500L/H isso é claro se tiver peixes não tão sujões.
Para beta e neons daria conta tranquilamente.
Termostato é bom já ter pois vai que cai a temperatura do nada e já era seus peixes. Seria 1w por litro, eu recomendo 2 por litro. Sendo assim aqua água de 50 litros termostato de 100 w.

Testes com certeza, não esqueça do anti cloro, ração e etc.
Espero ter ajudado.
Olivo

Recém Chegado

Tópicos: 10
Curtiu: 7 vezes

Mensagempor Fabio Lucio em Ter 14/Nov/2017 15:10

Complementando as informações que o Olivo te deu, não esqueça que no filtro vai necessitar de mídias biológicas (cerâmicas), perlon e carvão ativado.

Boa sorte no projeto
Os peixes não pediram para irem pra sua casa. Portanto respeite-os. São animais que sofrem e sentem como todos os outros

Grande abraço
Fabio Lucio
Fabio Lucio

Usuário AquaFlux

Tópicos: 9
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 2 vezes

Mensagempor SJorge em Ter 14/Nov/2017 18:56

Completando a informação dos amigos...

O filtro aconselhado para o seu aquário é do tipo Hang on com uma vazão de pelo menos 600 l/h.
Faz falta também um termômetro.
E não se esqueça de fazer a ciclagem antes de colocar peixes. E não comprar por impulso, colocando peixes compatíveis entre si e respeitando o pequeno tamanho do aquário.
SJorge

Usuário AquaFlux

Tópicos: 3
Curtiu: 1
Curtiram: 1

Mensagempor Tcharle em Sex 17/Nov/2017 18:50

Boa noite.

Olivo escreveu:Bom dia tcharle.

Sobre o do aquario poderia fazer 45x30x40 ( CxLxA) daria um +- 54 litros.

Porém eu recomendaria 50x30x40 daria uns 60 L.. nessas duas dimensões creio que um vidro de 6mm é mais que suficiente na verdade de 4mm daria conta.

Sobre lixar não saberia te informar mas creio que o pessoal tenha experiência.

Não precisa de furo no vidro.

Sobre a fauna..

O beta e um carduminho de neon (8) umas corydoras(3).. estaria ótimo.
Espero ter ajudado.

Então, sobre o tamanho, teria que ser 45 mesmo pois é o tamanho da pequena estante.

Fabio Lucio escreveu:Complementando as informações que o Olivo te deu, não esqueça que no filtro vai necessitar de mídias biológicas (cerâmicas), perlon e carvão ativado.

Boa sorte no projeto

Disso não sabia, achei que os filtros ja vinham "prontos". Algum sugestão?

SJorge escreveu:Completando a informação dos amigos...

O filtro aconselhado para o seu aquário é do tipo Hang on com uma vazão de pelo menos 600 l/h.
Faz falta também um termômetro.
E não se esqueça de fazer a ciclagem antes de colocar peixes. E não comprar por impulso, colocando peixes compatíveis entre si e respeitando o pequeno tamanho do aquário.

Pois é, devido ao clima daqui, vou precisar manter a temperatura. Sobre a ciclagem, vou ler umas coisas por aqui, vlw pela dica. Já os peixes... dificil não agir no impulso kkkk mas pelo que vi na loja aqui, não tem muita coisa pra escolher, então ta de boa.

Bom, vlw gente.
Se alguem tiver mais coisas a acrescentar ou opinar, será bem vindo.
Tcharle

Recém Chegado

Tópicos: 2
Curtiu: 2 vezes

Voltar para Dúvidas Frequentes