Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Acará Bandeira Negro agressivo

Dúvidas comuns da maioria dos iniciantes no aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Acará Bandeira Negro agressivo

Mensagempor betobonix em Ter 13/Fev/2018 09:25

Olá pessoal, esse é meu primeiro pós aqui. Venho acompanhando o fórum principalmente por resultados de busca do Google hehehe

Montei meu aquário de 160l há dois meses e estou com 3 Acará Bandeira Negro Véu, 4 Mato Grosso e 7 Rodostemus. Todos convivem bem, porém os bandeiras estão constantemente brigando entre eles.

Desde o início um dos bandeiras se mostrou mais dominante, as vezes espantando um dos outros dois principalmente na hora da alimentação. Porém venho notando que as barbatanas, (principalmente as pontas superior e inferior) dos 3 estão todas mordiscadas e o mais agressivo com a barbatana superior rompida no comprimento.

Durante o feriado eu fiquei mais atendo no comportamento deles, e notei que o comportamento dos 3 piorou, eles estão constantemente se mordiscando. Em certo momento dois se juntaram para atacar o outro. Um deles continua sendo o mais agressivo, porém os outros dois desenvolveram esse comportamento.

Eu já tive um bandeira há muitos anos atrás e, assim como esses, nunca apresentou agressividade contra outros peixes. Gostaria de saber se esse é um comportamento normal de grupo e se posso fazer algo para remediar. Estou até considerando doar dois para acabar com a disputa.

Obrigado!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
betobonix

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Acará Bandeira Negro agressivo

Mensagempor Eduardo Santos em Ter 13/Fev/2018 10:35

Esse é um dos motivos para se recomendar no minimo 6 exemplares de bandeiras ( assim como discos e outros peixes gregários/ cardume ) para diminuir as agressões, com mais indivíduos as " agressões " são divididas e não se concentram num único peixe, a fato de ter mencionado que dois dos animais se " ajuntaram " para atacar o outro, talvez indique um casal, mas só observando para ter certeza. O que pode fazer é tentar completar o grupo e adicionar mais 3 animais ou continuar observando e se confirmar ser um casal vc trocar/ vender o bandeira que sobrou, lembre-se de não deixar o outro bandeira sozinho, troque, venda ou doe pra alguém que já tenha algum cardume ( nem sempre o cardume aceita um novo integrante, ainda mais se já estiverem estabelecidos a hierarquia no grupo ).
* Não conheço seu sistema nem as medidas do seu aquário, EU só manteria um grupo de bandeiras no minimo em 200l ( sendo a medida padrão 100x40x50 ), creio eu que 6 bandeiras adultos em 160l fique muito " apertado " , para um casal formado não teria problemas ( a não ser a agressividade na época de reprodução/ desova, mas com o restante da sua fauna, ao meu ver está tranquilo.) ** mas novamente no seu sistema/ litragem eu não recomendo 6 bandeiras adultos, talvez de certo? talvez sim, mas eu não faria isso, abraço.
NON DVCOR DVCO
Eduardo Santos

Usuário AquaFlux

Tópicos: 5
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Mensagempor betobonix em Ter 13/Fev/2018 13:44

Eduardo Santos escreveu:o fato de ter mencionado que dois dos animais se " ajuntaram " para atacar o outro, talvez indique um casal, mas só observando para ter certeza.

Eduardo, obrigado pela resposta. Quais sinais eu devo observar para ficar claro que se trata de um casal?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
betobonix

Recém Chegado

Tópicos: 1
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 2 vezes

Mensagempor Eduardo Santos em Qua 14/Fev/2018 10:43

Vão ficar juntos, nadar para um lado e para o outro juntos, possivelmente irão escolher um território e dentro do mesmo, acabaram escolhendo um canto ( vidro, uma folha, tronco, rocha ) para desovar, irão defender esse local, além de limpar o local onde irão desovar, se ver os dois juntos num lugar é quase certeza de ser casal, mas tem que observar pra ter certeza, abraço.
* dependendo do tamanho do animal, conforme ficam maduros e chegam na época de desova, vc consegue visualizar o ovopositor mais " inchado " e visível, também é uma forma de identificar.
NON DVCOR DVCO
Eduardo Santos

Usuário AquaFlux

Tópicos: 5
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Voltar para Dúvidas Frequentes