Bom,
Vou contar a minha história...
Como vocês sabem, o meu
ex-nano plantado (depois eu explico porque

) era habitado por um betta... Chegando o final do ano, veio também a viagem de férias pra rever a família, acabei optando por levar o peixe comigo... o betta aguentou muito bem a viagem de 1000Km

e hoje habita o aquário da minha vó... esse aqui:
http://aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=1761O coluna d'água do aqua deve ter uns 40~35cm, nele habitam também um cardume de neons(uns 12) e um trio de ramirezis... o aquário está bem diferente hoje, com menos plantas, uma caverna de coco(que de vez em quando é visitada pelo betta), bastante troncos e uma família de planorbis, que vieram do canister do outro aquário(alimento preferido dos ramirezis). O betta está muito bem, tem o mesmo comportamento que tinha no nano... fica repousando no canto dele a maior parte do tempo, sai pra respirar e pra encarar os ramirezis

está se alimentando de Bettamin... não sei direito, mas acho que ele se acostumou a ''pedir comida", pois quando quer, ele aparece sempre no mesmo lugar onde eu costumava alimenta-lo e só sai depois que recebe a comida, claro que isso é controlado porque senão ele ia comer o dia inteiro... ele também come Colorbits e, se bobear, espanta os outros peixes pra comer sozinho... os neons também adoram a bettamin.
É isso, essa questão é bastante relativa(falei bonito

), depende do próprio peixe, das companhias, do aquário... É bem provável que um betta que vivia num aqua bem pequeno, fique meio bobo ou tímido num aquário maior, mas com o tempo o peixe vai se acostumando e pegando as manhas...
Falando em bettas... esses dias eu tava num loja, e eles estavam recebendo a nova remessa de peixes, foi ai que eu vi o vendedor abrindo a caixa e tirando vários saquinhos pequenos(muito pequenos mesmo) da caixa e colocando nas betteiras... os bettas vinham em saquinhos minúsculos(o vendedor pegava uns 5 na palma da mão) mal dava pro peixe se mexer, num devia ter 150ml de água... um absurdo isso...
Desculpem pelo desabafo...
Grande abraço