Betta em comunitário

Sala sobre os peixes de água doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Re: Betta em comunitário

Mensagempor fred_peixoto em Dom 10/Jan/2010 00:59

Pois é Max... Bettas são sempre uma incógnita.

O maior problema seria a alimentação já que Bettas são lerdos de dar dó! Mas como o seu aí tá comendo legal, sem problemas... até porque os companheiros deles são tranquilos e não irão pertubá-lo.

No mais... muita vitalidade a seus peixes, assim como meu Matusalém aqui que postarei fotos daqui uns dias.

Abraços
Imagem

Signo: Peixes ------- Sobrenome: Peixoto --------- Cidade Natal: Rio de Janeiro
------------------- Só poderia ser louco por: "AQUARISMO" ------------------------

Frederico Peixoto
fred_peixoto
Colaborador AquaFlux
Colaborador AquaFlux

Tópicos: 16

Mensagempor Pontelli em Dom 07/Fev/2010 21:51

Estava pensando em colocar um Beta aqui para acabar com os caracóis que vieram nas plantas, mas li que eles não se adaptam a aquários com mais de 40cm de coluna de água. Com 45cm posso tentar ou é mais provável que só faça o Beta sofrer?
Quando o aquarista começa a se preocupar mais com o layout, e menos com as algas, é sinal que as coisas estão começando a dar certo!
:D

Plantado 350l - viewtopic.php?f=34&t=4058
Pontelli
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 24

Mensagempor Fabio Burgarelli em Dom 07/Fev/2010 21:57

Olha Pontelli...creio que existe um pouco de lenda nisso...Já vi bettas em aquários relativamente altos sem grandes transtornos...Aliás eles nadam o aquário inteiro.

Aquela história que ele se afoga, bla, bla, bla...é balela...Se tiverem espaço vão nadar tranquilamente...Agora se tiver algum lugar mais alto para ele repousar, então um tanto melhor.

Abrax
Burga
Vamos melhorar nossa comunicação no fórum ?? Clique !

Imagem
Imagem

What ever works man all what matters want
Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Tópicos: 90

Mensagempor Max Damico em Dom 07/Fev/2010 22:12

Pontelli,

Eu também não me preocuparia com a altura da coluna d'água. Mas se você está esperando que o betta coma os caracóis, não sei não... acho que o meu nunca comeu (pelo menos eu nunca vi). De repente você dá essa sorte.

Abraços,

Max
Max Damico
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 18

Mensagempor Matheus Lopes em Dom 07/Fev/2010 22:41

Bom,
Vou contar a minha história...
Como vocês sabem, o meu ex-nano plantado (depois eu explico porque :wasntme:) era habitado por um betta... Chegando o final do ano, veio também a viagem de férias pra rever a família, acabei optando por levar o peixe comigo... o betta aguentou muito bem a viagem de 1000Km :o e hoje habita o aquário da minha vó... esse aqui: http://aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=1761
O coluna d'água do aqua deve ter uns 40~35cm, nele habitam também um cardume de neons(uns 12) e um trio de ramirezis... o aquário está bem diferente hoje, com menos plantas, uma caverna de coco(que de vez em quando é visitada pelo betta), bastante troncos e uma família de planorbis, que vieram do canister do outro aquário(alimento preferido dos ramirezis). O betta está muito bem, tem o mesmo comportamento que tinha no nano... fica repousando no canto dele a maior parte do tempo, sai pra respirar e pra encarar os ramirezis :lol: está se alimentando de Bettamin... não sei direito, mas acho que ele se acostumou a ''pedir comida", pois quando quer, ele aparece sempre no mesmo lugar onde eu costumava alimenta-lo e só sai depois que recebe a comida, claro que isso é controlado porque senão ele ia comer o dia inteiro... ele também come Colorbits e, se bobear, espanta os outros peixes pra comer sozinho... os neons também adoram a bettamin.

É isso, essa questão é bastante relativa(falei bonito :lol: ), depende do próprio peixe, das companhias, do aquário... É bem provável que um betta que vivia num aqua bem pequeno, fique meio bobo ou tímido num aquário maior, mas com o tempo o peixe vai se acostumando e pegando as manhas...

Falando em bettas... esses dias eu tava num loja, e eles estavam recebendo a nova remessa de peixes, foi ai que eu vi o vendedor abrindo a caixa e tirando vários saquinhos pequenos(muito pequenos mesmo) da caixa e colocando nas betteiras... os bettas vinham em saquinhos minúsculos(o vendedor pegava uns 5 na palma da mão) mal dava pro peixe se mexer, num devia ter 150ml de água... um absurdo isso... :@ :@ :@

Desculpem pelo desabafo... :wasntme:
Grande abraço
Imagem
Matheus Lopes
Colaborador AquaFlux
Colaborador AquaFlux

Tópicos: 50

Mensagempor Max Damico em Qua 10/Fev/2010 21:06

Matheus Lopes escreveu:É bem provável que um betta que vivia num aqua bem pequeno, fique meio bobo ou tímido num aquário maior, mas com o tempo o peixe vai se acostumando e pegando as manhas...

E como pega, Matheus !!! Com mais de 1 mês no comunitário de platys e molinésias, o meu betta já tá bem malaco. :rock: E até o tanictis dourado (que está vivendo sozinho porque seu cardume todo morreu e numa temperatura de 28C) está se virando muito bem.

Realmente, cada espécie tem o seu comportamento padrão, mas eles se adaptam muito bem. Só espero que não seja às custas de muito estresse porque a médio e longo prazo isso pode ser bem ruim para eles. Mas sinceramente, acho que não.

Abraços,

Max
Max Damico
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 18

Mensagempor joaoulpjr em Ter 23/Fev/2010 23:38

Bettas ficam de boa em aquas comunitários, o problema seria se vc o colocasse com peixes q gostam de mordiscar (sumatras e cia), no mais, digo tbem para nunca, mas nunca mesmo colocar um lebiste macho no tanque, killfish tbém n é uma boa idéia, os coitados não vão durar muito depois do macho betta os ver, observe tbém as condições da água vc n terá problemas.

(todo ser vivo tem uma personalidade só sua, alguns bettas não são muito briguentos, mas outros são infernais, se o betta a ser colocado em um comunitário for muito bravo, tudo o que eu disse passa a ser bobeira.....o crown tail e o plakard são complicados, pois carregam muito menos peso (por conta das barbatanas) e por regra são mais belicosos, se não o são, em um monento de furia, tem muito mais energia para caçar e eventualmente matar o adversário)

Cuidado sempre com a coluna d'agua (mais de 50 cm) pode ser complicado se ele não tiver algo para se escorar, filtragem ou movimentação muito fortes são problema.

O Betta não é tão bobo para comer, depende na verdade do próprio betta (tem uns vesgos mesmo, mas n muitos e certamente n eles todos, no mais vi discos totalmente abobados na hora de comer).......tive um betta por 2 anos em um aqua de bandeiras e bótias, e falo, só apanhou uma vez de um bandeira no seu 1 mês no aqua, mas sempre disputou comida e sempre foi bem gordinho. Isto pode ser por conta do falecido ser um Crown Tail, mas particularmente não acredito nisso.

Não colocaria um Half Moon em um comunitário......barbatanas muito compridas, e o peso delas iriam extressar demais o peixe, principalmente pela coluna d'agua e pela força da movimentação da água.

Sei que estou escrevendo para entendidos, mas vamos lá, o betta demarca território, mas por regra só entende que seu território e atacado quando um anabantídeo cruza este, não se importa muito com outros peixes.....tem um ódio particular por paraísos, mas o betta não vence esta luta, e mesmo que vc os coloque em um aqua gigante, qdo se encontrarem, vc enterra seu betta.
joaoulpjr
Recém Chegado
Recém Chegado

Tópicos: 3

Mensagempor fred_peixoto em Ter 23/Fev/2010 23:56

Realmente o que escreveram aqui tem seus fundos de verdade... no aquarismo nada é regra...

Mas voltando ao citado pelo Pontelli, só não sei se esse Betta vai comer os tais caramujos que vieram nas plantas... Bettas preferem outros tipos de alimentos vivos... me parece que outros peixes, tais como mocinhas, ramirezis... apreciem mais caramujos... Enfim, ainda não vi Betta comer caramujo!

Abraços
Imagem

Signo: Peixes ------- Sobrenome: Peixoto --------- Cidade Natal: Rio de Janeiro
------------------- Só poderia ser louco por: "AQUARISMO" ------------------------

Frederico Peixoto
fred_peixoto
Colaborador AquaFlux
Colaborador AquaFlux

Tópicos: 16

Mensagempor Fabio Burgarelli em Qua 24/Fev/2010 09:48

Olha Fred...Betta come os ovos...De physa eles são limpam mesmo...Mas adultos apenas Mocinhas ou paraiso...Aquário com mocinha é aquário sem 1 caramujo...Apenas ampulárias escapam...aliás as antenas delas não...a minha tá sempre mono-antena....

Mas caramujos são normais em início de montagem e colocar peixe apenas para eles é perder tempo...Pois eles aparecem e somem ou reduzem muito com o tempo...Fora os benefícios que eles trazem...Comem restos de plantas e alimentos deixados pelos peixes e defecam uma espécie de húmus, comem algas :clap: principalmente filamentosas, podam as folhas mais velhas e podres das plantas...Enfim...São benéficos.

Agora claro uma explosão deles significa problemas...Excesso de comida por exemplo.

Abrax
Burga
Vamos melhorar nossa comunicação no fórum ?? Clique !

Imagem
Imagem

What ever works man all what matters want
Fabio Burgarelli
Moderador
Moderador

Tópicos: 90

Mensagempor Pontelli em Qua 24/Fev/2010 11:05

Fabio Burgarelli escreveu:Olha Fred...Betta come os ovos...De physa eles são limpam mesmo...Mas adultos apenas Mocinhas ou paraiso...

Deve ser por este motivo que as Physa simplesmente pararam de dar cria. As que já existiam estão ficando grandes, chegando perto de 1cm.
Quando o aquarista começa a se preocupar mais com o layout, e menos com as algas, é sinal que as coisas estão começando a dar certo!
:D

Plantado 350l - viewtopic.php?f=34&t=4058
Pontelli
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Tópicos: 24

AnteriorPróximo

Voltar para Peixes Dulcícolas