Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar

Altura do aqua e o Acará Bandeira

Sala sobre os peixes de água doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Altura do aqua e o Acará Bandeira

Mensagempor jacobh em Sáb 26/Mai/2018 13:44

Olá, gente. Dei uma olhada nos tópicos e não achei nada que me respondesse. Depois de várias pesquisas pela internet vi que as recomendações de dimensões para um aquário de bandeiras variam de 100 a 250 L. Então, eu AMO :inlove: esses peixes, mas tenho medo de colocá-los no meu aqua de 75x50x35 (CxAxL), acredito ser pequeno para um cardume. Porém li recentemente que os Bandeiras gostam de aquários altos. Considero o meu bem alto (50cm). Então, gostaria de saber de alguém que tenha experiência com Bandeiras se no meu caso daria certo pôr um pequeno cardume, já que o aquário não tem tanto volume (130L), mas é bem alto. Em compraria eles bem pequenos. Desculpa se eu estiver fazendo pergunta idiota.

OBS: Estou desenvolvento o aquário pra ser um temático amazônico. No momento só tem um papilocromis, penso em pôr mais um ou dois.
jacobh

Recém Chegado

Tópicos: 4
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 0

Re: Altura do aqua e o Acará Bandeira

Mensagempor Alex Krug em Sáb 26/Mai/2018 22:04

Boa noite!

A altura tá boa, também sou fã de bandeiras! Mas pense em um peixe encrenqueiro! O problema de se ter bandeiras é que realmente é necessário fazer um cardume de, no mínimo, uns 5, mas eu pessoalmente acho que o certo é ter um pouco mais. Em quantidades pequenas, eles tendem a ficar brigando sem parar, o aquário fica infernal. Eu tinha 3 em meu aquário de 200l, mas conforme foram crescendo, os 2 machos resolveram se enroscar e a solução que encontrei foi separar um casal em um aquário menor de 64l só pra eles e deixar um macho no grande. A fêmea já desovou dezenas de vezes e de vez em quando eu troco os machos. Todos estão muito bem (embora seja uma situação longe da ideal).

Apesar de existir recomendações de que os bandeiras devam viver em cardumes, é possível ter um casal ou mesmo um indivíduo solitário vivendo feliz e crescendo, mas desde que haja boa alimentação e parâmetros ok. Contudo, o certo mesmo é ter um cardume grande, situação em que eles conseguem coexistir pacificamente e mostrar sua graça natural, mas é necessário uma boa litragem. Acho que 25l por exemplar adulto é razoável.
Meu Plantado de 200l
viewtopic.php?f=34&t=42738

Reprodução de Apistogrammas:
viewtopic.php?f=11&t=23340&start=10 pág.2

Reprodução de Bandeiras:
viewtopic.php?f=11&t=43748
Alex Krug

Usuário AquaFlux

Tópicos: 55
Curtiu: 0
Curtiram: 78 vezes

Mensagempor jacobh em Dom 27/Mai/2018 00:31

Bacana, Alex! Obrigado! Meu medo é justamente esse, eles brigarem e acabarem se matando. Maaas, se eu considerar 25L por exemplar, eu posso manter 5 no meu aqua! To pensando em fazer o teste, mas o problema é que se eles começarem a brigar por conta do espaço ou algo do tipo, eu não tenho outro lugar pra colocá-los. Minha segunda opção seria seguir a montagem de ciclídeos anões amazônicos e tetras.
jacobh

Recém Chegado

Mensagempor jacobh em Seg 28/Mai/2018 19:45

Mais alguém?
jacobh

Recém Chegado

Mensagempor israel lopes em Qua 30/Mai/2018 20:43

Fala jacobh! Te respondi no outro tópico sobre o paraíso x papilocromis. Então, eu tenho justamente 03 papilocromis, 04 bandeiras, e um carduminho de 07 rodostomus num áqua de mesma litragem. Por enquanto os bandeiras não são adultos, estão comgo há 04 meses.

Meu áqua é superpovoado, porém mantenho uma filtragem de quase 10x o valor da litragem (1 hf 600 e dois hf 300). O HF 600 é atolado de siporax mini + 1 pacote de purigem + manta acrílica (trocada toda semana); os hf 300 estão com carvão ativado e manta acrílica. As placas originais dos filtros também estão no aqua, escondidas atrás dos troncos ... Faço tpa toda semana, aspirando a maior quantidade de dejetos possível (faço tpa de apenas 20 litros). Consigo manter a amônia zerada, porém superdimensiono a filtragem (além disso, o áqua já tem 03 anos de montagem).

Aqui onde moro temos uma comunidade fortinha de aquaristas no zap, então tenho colegas responsáveis pra doar os bandeiras, caso algo saia de controle.

De início voce poderia fazer como disse o Alex, mantendo um exemplar de bandeira ou um casal, ao invés de já colocar um cardume de 04 ou 05.

obs: esqueci de mencionar que deixo os peixes de jejum um dia por semana. Além disso, são alimentados apenas uma vez ao dia.
israel lopes

Usuário AquaFlux

Tópicos: 15
Curtiram: 7 vezes

Mensagempor jacobh em Sex 01/Jun/2018 18:58

Muito bacana, Israel!
Então, vou testar os Bandeiras mesmo. Minha duvida é: Se eu colocar aos poucos (começando com 1 ou 2) como vc falou, não aumentaria o risco de haver agressões entre eles, já que o peixe que chegou primeiro sentiria-se como o dono do aqua e poderia aceitar ou não os bandeiras inseridos depois? Não seria melhor colocar 4 exemplares bem jovens juntos de uma vez só?
jacobh

Recém Chegado

Mensagempor Alex Krug em Sex 01/Jun/2018 23:30

Sim, existe isso sim, o peixe que está antes se sente dono...

Coloque todos os bandeiras de uma vez mas, se for colocar alguns depois, opte por exemplares um pouco maiores que os antigos.

E se for introduzir neons, introduza estes primeiros e espere crescer um pouco, se jogar neons recém comprados magrinhos, os bandeiras estabelecidos vão achar que é comida.

Com ciclídeos é assim, tem que usar psicologia hehe...
Meu Plantado de 200l
viewtopic.php?f=34&t=42738

Reprodução de Apistogrammas:
viewtopic.php?f=11&t=23340&start=10 pág.2

Reprodução de Bandeiras:
viewtopic.php?f=11&t=43748
Alex Krug

Usuário AquaFlux

Tópicos: 55
Curtiu: 0
Curtiram: 78 vezes

Voltar para Peixes Dulcícolas