Cara conforme os amigos disseram, va de substrato industrializado, seja prodac, seja mbreda ou outro.
Além disto voce nao precisa ter somente o substrado, compra uma areia blackblue da mbreda (além de bonita é ótima pra plantar) e coloca por cima, ou vice e versa saca? Vou explicar, alias esta técnica vou aplicar no meu aqua novo.
Comprei 100kgs de areia de filtro de piscina, vou fazer todos os declives e layouts com ela, assim q pronto, vou jogar o susbtrato por cima da areia apenas nas regioes onde vou plantar entendeu?
Lembrando que nao sao todos substratos q podem ficar em contato direto com a agua (o prodac por exemplo nao pode).
No mais amigo, cubo é muito complicado de fazer layout, eu pelo menos tenho grande dificuldade, inclusive estou desmontando o meu. Aliás posso vender pra vc se quiser.
Procure trabalhar com pedras, pequenas de preferencia, pois galhos tendem a ser grandes limitando completamente o seu layout.
Em relação aos filtros, aquaclear seria uma ótima opção.... mas dentro das q vc mandou eu iria de Hagen.
Enqto a luz, esta bom dependendo das plantas q vc quer ok? Em aquarios pequenos acho q este lance de 1W por litro tende a cair por terra, se quiser plantas mais exigentes, principalmente as vermelhas, pode duplicar ou triplicar esta luz.
Abs!