Bem-vindo ao Aquaflux Aquarismo & Aquapaisagismo. Clique aqui para registrar
Estão abertas as inscrições para o CAA 2014 - Concurso Aquaflux de Aquapaisagismo. Participe!

Plantas Artificiais V.S. Plantas Naturais

Matérias e artigos relacionados ao aquarismo doce.

Moderador: Equipe de Moderação

Plantas Artificiais V.S. Plantas Naturais

Mensagempor Andre Grassi em Qua 12/Nov/2008 14:54

Independente de você usar plantas naturais ou plantas artificiais com ornamentos em seu aquário, o que importa é que ele seja atraente a seu gosto e confortável aos peixes em que nele habitam. As plantas artificiais dão uma ilusão de natureza aos peixes, mas as plantas naturais vão muito além disso.

Plantas artificiais

Nos ultimos anos, a fabricação de plantas artificiais para aquários tem se desenvolvido muito, chegando muito próximo a perfeição. Hoje, existem aquários com plantas artificiais praticamente idênticas às naturais. Ao meu ver, as vantagem de usar esses enfeites é que eles podem ser facilmente removidos e limpos quando necessários e os peixe não conseguem comê-los, assim você nunca mais terá de se preocupar com uma decoração, pois também não precisam ser podadas ou substituídas.

Um de muitos aquários com ornamentos e plantas artificiais montados pela ADG (Aquarium Design Group)
Imagem

Plantas naturais

As plantas naturais vao muito além de uma simples decoração. Essas plantas absorvem nitratos e realizam uma troca benéfica de carbono. Ao invés de ser meramente decorativa, as plantas aquáticas exercem um papel vital na saúde do seu ecossistema, filtrando resíduos e produzindo mais oxigênio.

Ao meu ver, utilizar plantas naturais em seu aquário é a melhor opção, pois elas irão consumir os nutrientes que seriam utilizados pelas algas para sua proliferação, produzem mais oxigênio para a vida no ecossistema, reduzem os níveis de poluentes consumindo nitratos, reduzem significativemente o stress dos peixes, sem mencionar o aspécto natural que elas proporcionam. Com plantas naturais, seu aquário nunca terá sempre o mesmo cenário, pois ao contrário das plantas artificiais elas estão sempre em desenvolvimento.

Abaixo, um exemplo de um aquário com plantas naturais montado por Takashi Amano
Imagem

Se você assim como eu, leva uma vida extremamente ocupada, você precisa de um bom passatempo para relaxar sua mente. Um aquário plantado é uma ótima maneira para você fazer isso. Acredito que a melhor recompensa de todas é você tem um pedaçinho da natureza bem a sua frente, em desenvolvimento e que você possa cuidar, observar e o melhor: Foi você quem criou e é responsavel por ela.

Abraços
''Quando passares pelas águas, estarei contigo''
´Acess my Flickr´
Andre Grassi

Amigo Aquaflux

Tópicos: 23
Curtiu: 0
Curtiram: 14 vezes

Re: Plantas Artificiais V.S. Plantas Naturais

Mensagempor Jyin em Qua 12/Nov/2008 23:02

Como foi citado as plantas artificiais , apenas tem o papel de decorar , só isso nada mais , mas as plantas naturais , estas sim é que são plantas, além de desempenhar o seu papel biológico dentro do aquario , tem cores mais vivas , reagem de acordo com as condições que lhe são fornecidas , crescem , precisam de podas , reproduzem , isto traz um bom retorno "um anti-stress" você cuida delas porque tem prazer em fazer isto , já as artificiais nada fazem, são apenas objetos de decoração.
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido, nunca é tarde para se ir mais além."
Jyin

Usuário AquaFlux

Tópicos: 14
Curtiram: 0

Mensagempor Oculto em Sex 21/Nov/2008 08:28

Acho que não devemos ser tão partitários.

Nada impede de termos plantas naturais e algumas artificiais dos tipos de difícil manutenção ou de alta exigência.

Para áreas sombreadas plantas artificiais podem ser um trunfo poderoso no paisagismo.
Assim para esconde equipamentos que precisam de manutenção constantes como FBM ou reatores de CO2 ou equipamentos como aquecedores onde plantas podem se ressentir da proximidade.

Ou se optar por um aquário de baixa tecnologia e/ou baixa iluminação, com plantas resistnetes e simples, mas sem perder a possibilidade de uma planta artificial vermelha ou exigente em meio a essa flora.

Abraços a todos.
- Por favor... fundamente suas mensagens com conteúdo e não poste como você é fundamentado e quão importante és.
- Aquário é como passado de mulher... quanto mais se mexe mais problema aparece.
Oculto

Amigo Aquaflux / Clube do FVM

Tópicos: 140
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 242 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 2
Colunas no Portal Aquaflux: 1

Mensagempor MC2013-54 em Sex 21/Nov/2008 09:19

Bem isso. Concordo que o uso de plantas artificiais as vezes é uma solução bastante boa.
Eu por exemplo ando a procura de plantas artificiais de "boa qualidade" (tipo as da Hagen) para colocar no meu aquário.
Quem tem ou já teve ciclídeos africanos, sabe o quão difícil é tentar manter plantas em aquários assim. Já não bastasse as condições pouco favoráveis da água (Ph alto, e dureza muito alta) para a maioria das plantas, a maioria dos CA's são escavadores compulsivos e adoram comer plantas.
Vou mesmo partir pra algumas Valisnérias artificiais , so falta achar elas a venda. A importante e indiscutível "parte biológica" exercida pelas plantas naturais, vou deixar a cargo de um filtrinho de plantas que fiz em anexo ao aquário.

Abraços povo.
MC2013-54

Usuário AquaFlux

Tópicos: 580
Curtiram: 63 vezes

Mensagempor Fred Peixoto em Dom 12/Jul/2009 01:32

hum... interessante!
Plantas naturais além de exercerem suas funções biológicas, nos fazem interagir de uma forma única com nossas montagens. Pra quem é fissurado, como eu, por aquários não existe nada melhor do que poder interagir com o aqua, já q utilizando artificiais o momento de interação restringe-se à alimentação e as TPA. Eu particulamente tenho experiências muito boas com plantados e agora me fascinei pelo aquapaisagismo...
Por outro lado as artificiais nos oferecem recursos salvadores como bem nos disse o nosso amigo, Oculto. Não vejo mal algum na utilização mesclada, mas sem dúvidas não há nda como o NATURAL.

Abraços a todos...

PS: eu realmente estou satisfeito com o fórum... não conheço nenhum com um nível parecido e com amigos dispostos a ajudar... q dure pra sempre!!!
Frederico Peixoto

Imagem Carioca ontem, hoje, amanhã e sempre! Suburbano, é da gema!
Fred Peixoto

Usuário AquaFlux

Tópicos: 24
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 9 vezes
Colunas no Portal Aquaflux: 2
Fichas no Portal Aquaflux: 3

Mensagempor wenyo668 em Ter 15/Set/2009 11:34

Quero deixar um relato de um desatre no meu aquario.
Meu Kinguio si enroscou em uma planta artificial acabou morrendo e deixando a agua com cheiro podre.

Por isso tomem cuidado com o tipo de planta artificial que vocês iram comprar!!!

nunca ouvi relatos de que isso aconteceu com platas naturais...
"e quanto mais se aprende, mais compreende que tem muito mais para aprender..."
wenyo668

Usuário AquaFlux

Tópicos: 12
Curtiram: 0

Mensagempor diego munhoz em Qua 28/Out/2009 11:41

Putz, este tema até hoje é bem problemático, hahahahahahaha... lembro que quando montei meu aqua de discos com plantas artificiais, uma parte da galera caiu matando, falando que isso não se faz, fica tosco e coisa parecida... bem, não liguei, fui atrás das plantas, comprei e curti por um bom tempo... depois acabei conhecendo o Tiba e fiquei doido pelo mundo dos musgos, anúbias, microsoriuns, ou seja, plantas low tech que exigem pouca manutenção...

Acho bem útil e harmonioso a galera que usa uma mescla das duas coisas, as naturais e as artificiais... é lógico, sabendo usar. Não aquele cara que coloca uma planta aqui, outra ali, outra do outro lado e diz que tem um plantado.

Vou deixar aqui algumas fotos do meu aquário na época que ele estava com as plantinhas artificiais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Me diverti pacas montando o layout deste aquário... gostei bastante também do resultado final.

Ao contrário do que muita gente alega, nunca tive problemas dos meus peixes se machucarem nas plantas. As que eu comprei foram todas importadas, elas são molinhas... as nacionais são mesmo ruins, duras e pontudas, podem até chegar a machucar, mas eu creio que isso seja difícil. Os peixes não são bobos... uma coisa que eu sempre disse à respeito disso é que então, se for seguir esta lógica, jamais devemos colocar pedras e troncos dentro do aquário, porque quer algo mais duro do que os dois???

É lógico que se acontece uma briga, uma perseguição ou qualquer coisa do tipo, os peixes correm o risco de se machucarem, mas isso independe de planta artificial ou não... eles podem se machucar em um filtro, termostato, rocha, tronco, qualquer coisa que tiver dentro do aquário. Essa premissa eu não aceito, isso é uma espécie boba de preconceito meio que "imposta" de forma indireta pelos aquaristas mais conservadores... acho uma bobeira...

O importante, na minha opinião, é que o hobbista esteja contente com o aquário sempre que olha para ele... que as horinhas que ele perca na frente dele sejam bacanas e não um motivo de frustração.

Bem, é isso, hehehehehehehehehehe!!!!

Abração galera!!!!
diego munhoz

Colaborador Aquaflux

Tópicos: 25
Curtiram: 3 vezes

Mensagempor Junior Gorski em Qua 28/Out/2009 12:30

Com certeza amigo o importante é o aquarista estar contente com seu aquario!
Abraços.
Junior Gorski

Usuário AquaFlux

Tópicos: 198
Curtiram: 20 vezes

Mensagempor Gustavo Tokoro em Qua 28/Out/2009 18:14

Ainda sou a favor das naturais, pois elas dão o movimento do aquário, pois quando você nem percebe suas plantas crescem e mudam a paisagem, um aquário deve ser olhado, curtido e mudado pelo tempo (e pelas podas).

Mas creio que gosto é gosto e, realmente, nada impede de fazer uso da forma que o Oculto disse, o que é uma boa alternativa.

Ótima matéria André, parabéns!
Abraços
Gustavo Tokoro Riether
Atenção: eu tiro duvidas por MP ou pelo MSN, mas eu cobro por isso!!! Hehehe
Gustavo Tokoro

Amigo Aquaflux / Clube dos Criadores de Camarões

Tópicos: 61
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 61 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 1
Colunas no Portal Aquaflux: 2

Mensagempor Fabio Burgarelli em Qua 28/Out/2009 18:20

Prêmio pá de ouro para o desenterrador de tópicos hahaha!!! :first: ...hehehe...brincadeira hein !!!

Mas vou dizer...achei que esse aqua de Discos ficou fantástico !!! Gostei bastante !!! E também concordo com o Tokoro que o dinamismo de um aqua plantado de verdade tem é impagável...mas dá trabalho...portanto eu acho que nas mãos certas todas as ferramentas são válidas !!!

Por exemplo meu aqua tava bacaninha...e desde que coloquei os RC´s parei de podar e de fertilizar....Virou um terreno baldio !!!! 8) 8) 8) Quer coisa mais dinâmica ???

Abrax
Burga
Imagem Leia aqui: Dúvidas Frequentes!

Imagem Leia aqui: Killifishes Anuais

ATENÇÃO: Evite tirar dúvidas via MP, compartilhe com todos; faça as perguntas nos tópicos.
Fabio Burgarelli

Moderador Aquaflux / Criadores de Killifish

Tópicos: 153
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 103 vezes
Artigos no Portal Aquaflux: 5
Colunas no Portal Aquaflux: 12
Fichas no Portal Aquaflux: 22

Próximo

Voltar para Matérias e Artigos