Melhoramento de guppys/lebistes selvagens, ajuda

Sala exclusiva aos assuntos relacionados aos Guppys e outros Poecilídeos

Moderador: Equipe de Moderação

Lucas Daniel
Recém Chegado
Recém Chegado
Artigos no Portal Aquaflux: 0
Colunas no Portal Aquaflux: 0
Fichas no Portal Aquaflux: 0
Tradução de Conteúdos: 0

Melhoramento de guppys/lebistes selvagens, ajuda

Mensagem por Lucas Daniel » Qua 07/Nov/2018 14:54

Olá criadores, preciso da ajuda de vocês, quero melhorar e desenvolver uma linhagem de selvagens, aumentando as cores, tamanho etc, a principio tenho quase que definido os pares que usarei para isso, usarei fêmeas de de lebistes de loja que nasceram aqui, todas com as mesmas características, e machos de selvagem com características próximas como, quantidades de manchas tamanho e quais tem a dorsal colorida e o guppy macho com fêmeas de selvagem para tentar isolar características similares para fazer um breeding com os os primos, tentarei isolar não em si os mais bonitos, mas os que se aproximarem das características, tendo em vista isso gostaria da ajuda de vocês de algo que eu planejei que possa não ser tão bom ou que possa ser melhor trabalhado para conseguir melhorar esses adoráveis e resistentes peixes, o tipo de criação sera em baldes sem filtragem, um macho para duas a três fêmeas com características próximas, a princípio cinco baldes, aguardo ansiosamente dicas e ajuda, abraço.
guppys e mais guppys

GustavoChiarini
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Re: Melhoramento de guppys/lebistes selvagens, ajuda

Mensagem por GustavoChiarini » Sex 09/Nov/2018 14:55

E ai Lucas, Tudo Bem?

Estou no mesmo barco, Já estou alcançando alguns padrões interessantes!

Com a diferença que só usei indivíduos selvagens, o que me levanta uma questão:
Fêmeas selvagens com certeza irão se reproduzir com os machos selecionados, mas pelo que me lembro, o inverso é falso, principalmente se já tiveram contato com outros guppys de linhagem, essa fêmeas não irão permitir que os machos de linhagem as copule...
As interesseiras preferem machos mais coloridos...

De qualquer forma estou acompanhando, vá atualizando por que se der certo delas reproduzirem vou copiar a ideia! :lol:

No mais, eu coloco uma ampulária no recipiente (aqui uso galões de água de 10 litros), para os restos de rações, e algumas pedras lizas para algum refugio!

Boa sorte com os seus, não deixe de atualizar e mandar fotos!
Editado pela última vez por GustavoChiarini em Seg 12/Nov/2018 08:04, em um total de 1 vez.

Hugo Luiz Müra
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Hugo Luiz Müra » Sáb 10/Nov/2018 07:41

Interessante, estava pensando em fazer o mesmo só que só com selvagens, vai dar mais trabalho...

Lucas Daniel
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Lucas Daniel » Sáb 10/Nov/2018 12:37

Obrigado gustavo pela resposta, me da um feeling a mais sobre a criação, por enquanto só estou ciclando a água dos baldes, concordo com o que falou sobre as fêmeas preferirem os de linhagem, no caso das que foram compradas, mas é resolvido facilmente se você separa elas e deixa só com os de selvagem porque é a unica opção que resta para reproduzir, nesse vídeo explica como se da isso na natureza https://www.youtube.com/watch?v=TLX72CFtScM , no meu caso essas aqui já são filhotes das de loja, e procriam a rodo misturadas já, ma repensei e primeiramente vou coloca-las com o irmão, duas delas, tem um half black 2/4 e coloração verde com manchas azuis, como já estão velhas vou querer fixar as características nos filhotes para meus bredings serem mais duradouros e a cosanguinidade não pegar de jeito, o macho de loja que nasceu aqui é feinho mas tem coisas que valem a pena passar como sua coloração verde que aparece muito nos selvagens, tendo esse primeiro grupo selecionado me resta mais 4 só de selvagens, minha prioridade neles vai ser a dorção grande e colorida, que alguns tem por isso usarei as fêmeas verdes para fixar essa característica futuramente, em breve vou aprender a melhor mecher nas ferramentas do forum para postar fotos e criar um tópico do meu aquario, agora eu fiquei curioso também para acompanhar a criação de ambos, espero ver também a de vocês, espero que de tudo certo, abraço.
Editado pela última vez por Lucas Daniel em Sáb 10/Nov/2018 13:11, em um total de 1 vez.
guppys e mais guppys

Lucas Daniel
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Lucas Daniel » Sáb 10/Nov/2018 12:41

https://www.youtube.com/channel/UC7KzuZ ... 8o-JzyXHpA queria recomendar o canal do rodrigo mario ziani gomes, um dos melhores criadores do brasil, tem otimas video aulas sobre cruzamento, in breeding, line breeding e alt cross, entre outras coisas, ele é expositor e juiz em campionatos, só tem um preconceito com os selvagens mais eu relevo rs, são meus favoritos.
guppys e mais guppys

Lucas Daniel
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Lucas Daniel » Sáb 10/Nov/2018 13:07

Outra coisa também é que, nossa é muito dificil melhora-los, na questão que é uma salada genética rs, infelizmente nos rios hj não encontro mais como os que via a alguns anos atras, é mais dificil seleciona-los que de linha pelo menos eu acho, e eu tive que aprender uma coisa, selecionar só os melhores, não os menos piores, hj em dia os mais ou menos e os menos piores vão para a traira rs, queria tambem saber das experiecias de vocês como os adquiriram e como está o processo, se foi dificil a seleção, como estão se tem dorsal colorida, caldal, a caldal colorida aqui é a coisa mais rara de se achar nos selvagens, é mais fácil a dorsal, e o tamanho. Esse vídeo é bem interessante sobre o processo de seleção na natureza como acontece e o porque da diminuição das cores, resposta: predação https://www.youtube.com/watch?v=TLX72CFtScM
guppys e mais guppys

renan m
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por renan m » Sáb 10/Nov/2018 18:28

vocês fazem criação em baldes, sem filtro? Dá certo isso? Fiquei curioso pra saber como funciona .. Boa sorte a vocês, sou um admirador de lebistes tbm

Hugo Luiz Müra
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Hugo Luiz Müra » Sáb 10/Nov/2018 19:39

tenho acesso a um açude que só possui lebsites selvagens logo a predação é exclusiva de aves, já visualizei alguns especimes bem interesantes com dorsal colorida caudal double swordtail, top swordtail,

GustavoChiarini
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por GustavoChiarini » Seg 12/Nov/2018 09:10

Imagina Lucas!

Comecei em novembro passado com a tentativa, pois queria alcançar um padrão mais colorido porém com tamanho menor do que os guppys de linhagem, mais próximos ao selvagem! Comecei com 10 indivíduos, alevinos pra juvenis, em uma bacia de 20 litros, branca, sem adornos, com alface d'água para oferecer refugio e melhorar um pouco a qualidade da água. Resolvi manter ao ar livre na época, o ambiente era tranquilo e com varias folhagens próximas, onde eu efetuava uma troca parcial um vez a semana e alimentava 2 vezes ao dia.

Dos 10, tive uma perda de 40% até a fase adulta, no começo de março, onde creio uma possível predação já que não encontrei os corpos!

A padronagem começou a aparecer, predominância da cor laranja, creio eu por estar usando alcon colors

Poços de Caldas, final de março, em uma geada galopante atípica, perdi todos os indivíduos.

Maio começo novamente, agora em galões de água, 10 l, 10 indivíduos, fase adulta, 5 por galão - 3 fêmeas e 2 machos - sem filtragem e sem aquecimento, alface d'água, 1 ampulária por galão, aquecedor em dias muito frios, área coberta, tpa's semanais, pedras para refugios.

Foi o método que deu mais certo!

Pra resumir, vão os macetes que adquiri até agora:

-> Área coberta:

Evita a predação e fatores externos. Também notei uma estabilidade maior na temperatura, não tive mais perdas por choque térmico.

->Ampulária ou caramujo:

Sério, remover as fezes da ampulária é bem mais fácil que remover restos de ração, que estragam rápido, inclusive.

-> Altura da água e refúgios:

Noto que eles preferem descansar próximo a superfície, e ficam mais calmos se tiverem onde se esconder. ficam menos agitados com a aproximação no galão, tem uma coluna d'água mais alta do que a bacia, embora seja transparente, então penso que seja a altura...( ou não!), mas aqui deu certo.

-> Separar os pais, não os filhotes:

Pelo tamanho, ou por leseira mesmo, não notei a primeira ninhada, na qual fiz sem separar casais específicos. separei 27 filhotes e coloquei em um novo galão. tive 74% de perda nas 2 primeiras semanas, sobrando 7 filhotes. Nas outras ninhadas separei os pais em um novo galão e mantive os filhotes, pouquíssimas perdas.

em fim... no mais foi isso mesmo, tenho muito pra estudar ainda, logo a noite posto as fotos de alguns indivíduos e as instalações!

Realmente agradeço a dica do canal! não vi ainda, mas sempre é bom acompanhar conteúdo assim.

Renan, da certo sim, desde as tpa's sejam constantes e tenham poucos indivíduos. Com guppys, ainda mais fácil, já que são bem resistentes e pequenos. Os selvagens então nem se fala.

Lucas, continue Atualizando!
Editado pela última vez por GustavoChiarini em Ter 13/Nov/2018 09:04, em um total de 1 vez.

Lucas Daniel
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Lucas Daniel » Seg 12/Nov/2018 16:43

Muito bom Gustavo, parabéns e te desejo uma boa criação, me ajuda bastante essas dicas, eu gosto muito do tom laranja estou querendo intensifica-lo rs, já usei essa alcon realmente muito boa, já dei gema de ovo, só cuidado com a água rs , ressalva da importancia da tpa para os alevinos, porque descobri olha que interessante, que quando nascem soltam um hormônio para impedir o crescimento dos irmão, é louco isso, logo muitos não chegam a fase adulta, tpf fundamental, imagina só o tanque dos filhotes cheio de hormônio pra todo lado, a briga é grande, me inspiro na criação desse cara, antonio candido aquarismo na questão da criação em baldes etc, futuramente tanques tambem rs. https://www.youtube.com/watch?v=pjblXmyeSbA https://www.youtube.com/watch?v=ToNLjTO8sKM
guppys e mais guppys

Responder

Voltar para “Guppys e demais Poecilídeos”