Análise - Filtro canister sunsun 1400l/h com UV

Sala sobre produtos, serviços e equipamentos relacionados ao aquarismo.

Moderador: Equipe de Moderação

Responder
Juliano Sannino
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux
Artigos no Portal Aquaflux: 0
Colunas no Portal Aquaflux: 0
Fichas no Portal Aquaflux: 0
Tradução de Conteúdos: 0

Análise - Filtro canister sunsun 1400l/h com UV

Mensagem por Juliano Sannino » Qui 07/Mai/2015 14:59

Bom pessoal, ja faz um tempo que comprei esse canister e gostaria de passar minhas impressões e opiniões como proprietário, ja que vi algumas pessoas perguntando sobre o filtro e porque achei interessante compartilhar com outros aquaristas.

As caracteristicas do produto são:
Canister sunsun HW-403B
1400L/H
UV de 9w
Consumo 35w (não informa se é da bomba, ou total)
Peso: 5Kg(informação do fabricante)

Li bastante a respeito do canister, tem alguns videos de pessoas dos estados unidos falando sobre ele, que é um bom filtro de entrada, o que me motivou a comprar.

A primeira coisa que reparei ao receber o produto foi a embalagem, bem feita, layout bonito e de facil entendimento, o material da caixa é de boa qualidade, não é toda colada e com montada com grampos, a caixa com o produto também é bem pesada. O canister e os equipamentos dentro são todos bem protegidos, vem tudo embalado em plástico bolha, e as peças moveis são guardadas dentro de uma segunda caixa, e dentro delas as peças eram embaladas em saquinhos individuais.

Todas as fotos foram tiradas com o canister ja em uso, durante uma TPA, para mostrar realmente o que acontece, pros e contras no decorrer do uso.
Fotos da caixa:
Imagem
Imagem
Imagem

Essas são as peças que não utilizei na montagem, o skimmer eu achei impossível de utilizar, meu aquáro tem 40cm de altura (35 por causa do substrato) e usando o menor tamanho possível para a sucção eu quase encosto o filtro no fundo e o skimmer fica fora d'agua, é quase um contra, pois eu considero que comprei um filtro de 1400l para um aquário de 100l, talvez ele seja comprido pois deve filtrar aquários maiores.
Imagem

Falando do filtro em si, durante todo o tempo de uso achei a estrutura do canister bem robusta, principalmente o copo, tanto o copo quanto a tampa são feitos com plástico resistente, não é aquele plástico opaco, seco e quebradiço, as partes moveis, os canos de sucção, flauta e as cestas são feitos com um plástico mais simples, mas não é um problema, confesso que na hora da montagem tive medo, pois eu achei a qualidade do plástico da flauta meio ruim, parecia frágil, aida mais porque as conexões entram bem justas. Por fim mesmo fazendo bastante força não rachou nem trincou, e já desmontei e montei de novo e realmente são bons, e pouco maleaveis, e as conexões bem justas eu achei legal pois fica bem preso, com acabamento bom, não fica tão aparente as junções dentro do aquário.

Foto do copo:
Imagem
Nessa foto do copo, se reparar ao fundo vera dois circulos dourados, são os 2 lados possíveis para montar os cestos e casar com a tampa na hora de fechar.
Esses dois circulos ficam exatamente no tubo de descida da áqua, onde fica a lampada UV, com toda certeza essa mancha foi criada pelo UV, estou acompanhando mas até o momento foi apenas estetico, não ressecou o material, a textura também é a mesma comparado com o resto do material. As manchas brancas são reflexos do flash :D

Imagem
Aqui eu quero falar do único real problema que encontrei neste canister, bem na ponta de onde está meu dedo fica o tubo que desce com a água dentro dele vai o lampada UV, ao passar o dedo na parte interna sai esse pó preto, proveniente da degradação do plástico pelo UV, estou acompanhando, utilizo a lampada 80% do tempo, o que eu pude reparar no periodo que estou utilizando o canister é: após limpar o pó e utilizar a lampada ele volta, Até o momento não houve ressecamento ou perda de resistencia do plástico, a textura da parte interna foi alterada, é levemente aspera, diferente do resto do plástico que é liso, não houve afinamento do plástico desse tubo.

A lampada não chega até o final do canister, logo esse problema não ocorre no ultimo dos 3 cestos do canister, estou usando ele como referencia.
É um provavel problema, mas até o momento causa apenas preocupação, se ocorrer qualquer problema em relação a isso eu atualizo.

O único item que acompanha a filtragem do canister são as mantas aclilicas, bem uma em casa cesta, recortadas perfeitamente no formato do cesto, meu primeiro conselho é, pegue as 3 mantas, e as coloque juntas no ultimo cesto, use o ultimo cesto apenas para filtragem mecânica.
Quero deixar isso claro, para tirar as dúvidas pois cada canister é de um jeito, O fluxo de água nos canister da sun sun são de baixo para cima. Ou seja, a água desce, passa por aquele tubo que solta o pó preto :lol: , consequentemente essa água vai entrar em contato com a luz UV, que vai dentro do tubo e subir pelos cestos, do ultimo cesto para o primeiro e retornar para o aquário.
Como os cestos são altos (ponto positivo, o canister é grande e cabe bastante midia, 3l de ceramica ista ocupam 1 cesto e 1/3 do segundo) coloque as 3 mantas no mesmo cesto, pois ao ligar a manta será empurrada para cima, e se tiver espaço ou a manta ficar movimentando numa eventual queda de energia ou TPA por exemplo, muita sujeira vai voltar para a água, mas creio que isso seja com todos os canister com fluxo de água nesse sentido.

Imagem
Éssa é a tampada no canister, nela fica o tubo de quartzo com a lampada uv dentro, no centro tem a tampinha que da acesso ao impeller, verifique bem se fechou por completo essa tampinha, não sei se sou eu que tenho mão ruim, mas sempre preciso fechar duas vezes.

Imagem
Aqui o impeller retirado, na minha mão tem a borrachinha no eixo do impeller, muito cuidado com ela, na maioria das vezes que se abre a tampinha, a borrachinha fica presa nessa tampa e se solta quando lava ou joga água, na primeira vez que limpei quase que ela vai pra dentro do ralo da pia.
O eixo eu achei bem interessante, todos os filtros que tive eram de metal, esse é branco, tem a mesma aparencia e faz o mesmo barulho que minha faca de cerâmica, claramente não é plástico, quase certeza que é de cerâmica.

Imagem
A alça do canister é meio presa, ela dificilmente vai vir retinha na sua mão se apenas puxar o cesto pra fora, precisa balançar pro plástico ''soltar'' e a alça descer toda, mas nada de mais, não atrapalha em nada, só um detalhe.

Imagem
Visão geral com os 3 cestos montados. Sempre ligue ele com água pelo menos até chegar no primeiro cesto. Não sei se acontece nos outros canisters, mas ele tem um botão azul em cima, bem grande para você precionar e fazer pressão para a água descer. Não presta pra nada, Você aperta e a água desce, você solta o botão e a água volta hahahahaha. Mas se vc ligar ele com água dentro é mágico, plugou na tomada e ele ja começar a empurrar todo o ar pra fora e puxar água, logo não é um problema relevante para mim.

Imagem
Por fim ele tem uma tela de proteção para evitar que algo seja puxado pelo impeller, como alguma pedra, um pedaço de carvão ativado ou cerâmica.

Imagem
Na teral da tampa tem uma tampinha, dentro dela se encontra o botão onde você pode ligar e desligar o UV. O UV esquenta um pouco a água, ligado direto ajuda em cerca de 1ºC, logo se tiver aquele dia absurdo de quente que tem acontecido com frequência tente deix-lo desligado pelo menos até o aquário apagar.

Imagem
Essa é a cabeça do filtro, facil de retirar do canister, tem uma alavanca que abre e fecha a saída de água, tem uma boa vedação, não pinga nem uma gota. após plugar no canister é preciso abaixar a alavanca para abrir a passagem de água, essa alavanca também trava a cabeça no filtro, que só da para ser retirada com a alavanca levantada.

Imagem
Visão geral do filtro montado, com o Dante curioso olhando o que eu tava fazendo.

Outros detalhes:
-Todos os encaixes externos por onde passa água tem guarnições de borracha bem justas, para fechar o canister eu preciso apoia-lo no chão e empurrar a tampa com as duas mãos, a vedação é bem justa.
- O filtro é travado com a tampa através de 4 travas e elas tem ordem para serem abertas e fechadas. Duas travas ficam no copo, e duas travas ficam na tampa. para abrir é primeiro as travas do copo, e para fechar é primeiro as travas da tampa, que também servem para abrir, ao puxar as travas da tampa elas levantam a tampa com 10x mais facilidade em comparação para fechar, que precisa empurrar com força !
- Cuidado com a lâmpada UV, principalmente na hora de apoiar a tampa em algum lugar, e na hora de fechar. um vidro de quartzo custa caro.
-Depois que o canister encher e estiver em funcionamento, movimente ele, tombando de leve para os 4 lados, isso ajuda a retirar as bolsas de ar que ficaram dentro do filtro.
- Em cima da tampa tem uma pequena bolinha transparente, ela serve para você verificar se o UV está ligado, ela fica azul/roxo quando está ligado, serve para verificar se não queimou a lâmpada.

Considerações:
Eu achei um filtro incrível para o preço pago.
Boa qualidade da estrutura, baixo ruído, bastante espaço para mídias e ainda tem um uv 9w.
Eu indico esse filtro para quem não tem muito dinheiro assim como eu, e quer investir em um bom filtro, com bastante mídia, bastante perlon... Nada de hang on de novo, precisava limpar toda semana por que batia luz dentro e enchia de algas e detritos, varios cantinhos com escovinha. o canister eu limpo uma vez por mês.

Se não puder falar isso eu retiro, mas como só achei la...
O filtro foi comprado numa importadora chamada pet aquarium, o que me alegrou é que diferente das outras marcas chinesas, eles vendem separadamente as peças de reposição, lâmpada, tubo de quartzo, as mantas com o recorte exato dos cestos pra quando elas ficarem ruins de tantas lavagens (mas eu considero preguiça vai, em 15 minutos você recorta o perlon, só e chatinho, mas dura o que, uns 9 meses se lavar direitinho), o impeller e a guarnição da tampa (Oring).
O lado ruim é.... só achei eles que vendem, ou seja, se decidirem parar de vender, adeus peças de reposição e se der problema, adeus canister. Mas eu achei robusto então deve demorar para dar algum problema, e a loja parece vender bastante então não vai tirar tão cedo (se tirarem eu faço estoque)

É isso pessoal, Desculpem não dar muitos detalhes em fotos, mas minha TPA dura quase 2h no total, e não gosto de deixar as midias tanto tempo na água parada.
Qualquer dúvida em relação ao filtro podem perguntar que tentarei responder com mais detalhes, espero ter ajudado.

Abraços

EDIT: As instruções da caixa e do manual estão escritas em Ingreis. Aquela famosa tradução chinesa, mas nada que comprometa o entendimento, só achei engraçado.
Editado pela última vez por Juliano Sannino em Qui 07/Mai/2015 18:17, em um total de 2 vezes.

argonauta_work
Recém Chegado
Recém Chegado

Re: Análise - Filtro canister sunsun 1400l/h com UV

Mensagem por argonauta_work » Qui 07/Mai/2015 16:11

Muito legal o canister, sua análise foi muito bem feita.

Você pode me dizer quanto pagou nele?
Projeto: 90 x 50 x 40 - 180L

Juliano Sannino
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por Juliano Sannino » Qui 07/Mai/2015 17:51

Obrigado, tentei mostrar tudo que reparei de importante nele !

Eu paguei 360 reais.
o modelo sem UV acho que era 280.

argonauta_work
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por argonauta_work » Qui 07/Mai/2015 18:35

É realmente um ótimo custo benefício, pois eles tem uma boa litragem.
Projeto: 90 x 50 x 40 - 180L

iannavarro
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por iannavarro » Seg 11/Mai/2015 21:03

Que bom ouvir isso de um usuário Sunsun, ainda mais desse canister UV. Comprei o meu na Pet e Aquarium também, só que de 1000L/H com UV 9w, mas como pedi 220v, solicitei a troca e estou aguardando.. Creio que até o final do mês devo estar com o 110v. Fico feliz com sua avaliação.. Sucesso Juliana!

Juliano Sannino
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por Juliano Sannino » Ter 12/Mai/2015 13:48

Juliano :D

é um ótimo canister para o preço, 5 meses de uso e sem problemas até o momento

iannavarro
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por iannavarro » Ter 12/Mai/2015 17:51

Me desculpe, digitei errado.. hahaha
Que bom, espero que o meu siga essa linha também..
Abraços!

Gustavo Bordini Brida
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por Gustavo Bordini Brida » Seg 15/Jun/2015 14:34

obrigado por todas essas informacoes , e pelas fotos tambem , esclareceu bastante para nos .

Wesley Iinuma
Usuário AquaFlux
Usuário AquaFlux

Mensagem por Wesley Iinuma » Ter 16/Jun/2015 13:33

Parabéns Juliano pela análise, bem completa e detalhada.

Quanto a haste do impeller, é de cerâmica mesmo, tome cuidado com ela, semana passada durante a limpeza do meu canister deixei a haste cair e se quebrou em pedaços. :doh: Sorte que eu tinha outros 2 impellers guardados.

Brow182
Recém Chegado
Recém Chegado

Mensagem por Brow182 » Seg 12/Mar/2018 18:53

Olá tudo bem? Então gostaria muito de saber como esta o filtro hoje? Pois acabei de comprar um e gostaria de saber se ele está bom e em funcionamento e o que devo me preocupar... valeu e obrigado

Responder

Voltar para “Análise de Produtos, Serviços e Equipamentos”